TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA/ EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  1.353 Visualizações

Página 1 de 7

KÁTILA MARA ALVES FERNANDES – RA:434188

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PEDAGOGIA/ EDUCAÇÃO INFANTIL

SOBRAL- CE

2014

KÁTILA MARA ALVES FERNANDES – RA:434188

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PEDAGOGIA / EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil.

SOBRAL- CE

2014

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Kátila Mara Alves Fernandes

RA: 434188

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do estágio: 20/10/2014

Término do estágio: 07/11/2014

SUMÁRIO

1 Introdução 05

2 Atividades desenvolvidas durante o Estagio Supervisionado – Ensino Infantil 06

2.1 Observação e interação na escola 06

2.2 Entrevista com o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem na Escola 07

2.3 Plano de aula 08

2.4 Regencia 08

3 Considerações finais 10

4Referencias bibliograficas 11

INTRODUÇÃO

Este relatório pretende apresentar as atividades realizadas durante o Estagio Supervisionado I – Educação Infantil, disciplina obrigatória do 4º período do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Uniderp – CEAD – Pólo de apoio presencial de Sobral – CE. A pesquisa de campo foi realizada no Centro de Ensino Infantil Francisco Figueiredo de Paula Pessoa, localizada na Rua Maria de Nazaré Cavalcante da Silva, S/N, Bairro Edmundo Rodrigues na cidade de Forquilha. O estudo foi realizado na sala do infantil III, sala no qual leciono há aproximadamente 2 (dois) anos.

Será descrito como aconteciam os encontros para discussão e orientação do estagio para sabermos como seriam realizadas as atividades, e quais seriam nossos procedimentos na unidade escolar.

Haverá observações do planejamento de aula, bem como conhecimento da rotina diária dos alunos e sua relação com o professor e a interação dos mesmos em que um depende do outro para caminhar rumo a aprendizagem.

Este relatório contara cok elementos essenciais para a pratica docente com analises e reflexões pesoais que auxiliam na construção de um aprendizado voltado para a educação.

DESENVOLVIMENTO:

a) Observação e interação.

Observa-se que a professora mostra-se participar de uma didática reflexiva e tendenciosa ao construtivismo e ao sociointerativismo. Ela busca de uma maneira dinâmica desenvolver o amor, o carinho, o respeito e ao mesmo tempo mostrar-lhes o quão é importante a reciprocidade desses gestos para o aprendizado das crianças ali presentes, mostrando toda sua ética e postura para o desenvolvimento educacional de seus alunos.

Toda aprendizagem relevante é um processo de dialogo com a realidade natural e social, o qual supõe participação, interação, debate, e envolve professores e alunos entre si (Pérez Gomez, 2000).

Diante disso vi que a educadora realiza com bastante eficácia o que diz Pérez Gomez (2000), uma vez que seus alunos são geralmente crianças carentes com idades entre 2 e 3 anos, muitas vezes com alguns problemas familiares como pais separados, alguns desses pais são viciados ou presidiários.

A escola abre as 6:30hs para a entrada das crianças, onde ao entrarem são recebidas com um gostoso café da manhã. Vi que para eles é uma festa. Após o café da manhã todos vão para a sala, onde são bem recebidas e acolhidas pela educadora, cada um demonstrando seu afeto por ela com abraços beijos, uns mais eufóricos, outros um pouco acanhados, mas sempre enaltecendo a professora com seu carinho. Após a chegada de todas as crianças fazemos uma acolhida com músicas, cantigas e uma oração.

Em seguida é dado ínicio as atividades, e como recursos são utilizados jogos, livros infantis, dvd’s, músicas educativas, cartazes, dentre outros para que se possa estimular a busca do aprendizado de uma maneira mais descontraída. Durante as atividades todos participam, uns com maior intensidade outros com um pouco de receio, mas aos poucos a professora consegue com que todos participem das atividades incentivando o convívio e ao mesmo tempo instigando a curiosidade para a busca do conhecimento.

A educadora busca desenvolver suas atividades de uma forma que favoreça o desenvolvimento educacional, social e principalmente emocional dessas crianças proporcionando um ambiente acolhedor e porque não dizer maternal, uma vez que elas vêem na professora o espelho da mãe durante essa fase da vida.

Vi que as aulas são registradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com