TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DE UBERABA _ UNIUBE

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA _ POLO DE CASTELO

LEIDINALVA CAMPOS PATUSSI MANZOLI

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE 2.

CASTELO - ES

2015

LEIDINALVA CAMPOS PATUSSI MANZOLI

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE 2.

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do 5º período do curso de Pedagogia.

CASTELO-ES

2015

Sumário:

1-Introdução--------------------------------------------------------------------------------------1

2-Relatório de observação sobre as atividades realizadas na sala de aula da escola campo de estágio----------------------------------------------------------------------------------2

3-Histórico da instituição-----------------------------------------------------------------------4

4-Os fundamentos do projeto político-pedagógico da escola----------------------------5

5-Entrevista com a professora que realizei o meu estágio na educação infantil----6

6-Entrevista com os alunos---------------------------------------------------------------------7

7-Atividade: planejando o exercício da docência - plano de aula----------------------9

8-Considerações finais--------------------------------------------------------------------------11

     9-Referências bibliográficas-------------------------------------------------------------------12


1.Introdução:

       Este trabalho acadêmico trata-se de um relatório feito durante o meu segundo estágio que realizei no Centro Municipal de Educação Infantil Natália Velten Peterli, situado às margens da Rodovia ES – 165 km 139, na comunidade de São Bento, Distrito de Aracê, Domingos Martins, Espírito Santo. O objetivo do mesmo é analisar de forma critica e reflexiva a prática na sala de aula, que nos faz pensar como será o nosso dia-a-dia como professor.

        Para tanto aqui fora retratado alguns pontos relevantes para a elaboração do mesmo bem como; a experiência vivida na sala de aula, que mostra o que significa ser professor na educação infantil, saber trabalhar de uma forma que desenvolva a criança dentre outras considerações importantes para o assunto.        
Deve ser frisado também que, na elaboração do mesmo, foi utilizada uma linguagem clara e objetiva que tem por finalidade facilitar a leitura do presente e deixá-la mais agradável possível face ao leitor.

2. Relatório de observação sobre as atividades realizadas na sala de aula da escola campo de estágio.


        Realizei o meu relatório de estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Natália Velten Peterli com uma turma de educação infantil com a faixa de idade entre quatro e cinco anos de idade. A turma conta com vinte alunos. A sala de aula na qual realizei o meu estágio é grande e espaçosa, possui um armário para a professora guardar os materiais, mesa para professora e mesa e cadeira apropriada para o tamanho dos alunos.

        As paredes da sala são muito enfeitadas e alegres, sempre que tem uma data comemorativa à professora enfeita de acordo com a data. Nas paredes fica exposto um quadro negro com giz. Também ficam exposto desenhos produzidos pelos alunos durante as aulas, um alfabeto colorido, um desenho de um trenzinho que ela usa para trabalhar as datas e os dias da semana. Em um cantinho da parede fica um espelho para as crianças olharem o seu corpo. Têm também umas prateleiras onde ficam guardados os brinquedos, os livrinhos de histórias entre outros materiais pedagógicos utilizados.

        Na hora que cheguei para realizar o meu estágio a professora me recebeu carinhosamente. Em primeiro momento pude observar como a professora recebia os seus alunos. Cada aluno que chegava ela recebia com um abraço e cantava uma musiquinha de bom dia.

        Depois que todos os alunos se reuniam ela os deixava um pouco a vontade até que se acalmassem. Logo em seguida a mesma pediu para os alunos que formassem uma rodinha.
Nesse momento a professora iniciou com as crianças os cantinhos do qual participaram todas entusiasmadas. Cantaram versinhos, manusearam livrinhos de conto infantil, desenharam em uma folha branca que a professora havia dado para que cada aluno desenhasse um desenho.

        Em seguida ela escolheu qual seria o seu ajudante do dia. Nessa hora pude observar o olhinho de contentamento da criança escolhida para ser o ajudante da professora. A aula da mesma é desenvolvida de uma forma bem organizada. Pois todos os dias ela faz um sorteio para saber quem vai ser o seu ajudante.        
       Sinceramente concordo com a participação do aluno em ajudar seu professor, pois acredito que incentiva o afeto entre o educador e o aluno.

        A cada dia da semana havia uma atividade diferente para ser realizada com as crianças. Observei que tinha o dia de ir para a sala de vídeo, tinha também o dia da aula de informática e o dia que a educadora levava as crianças para o parque. No dia de ir para ao parque as crianças ficavam alegres, dava para acompanhar e ao mesmo tempo observar como a brincadeira é tão importante é significativa na vida das crianças. Jamais imaginava que uma atividade tão simples iria envolvê-las bastante.

         Nesse momento participei das brincadeiras junto com elas para que as mesmas pudessem se interagir sem se machucar. Desta forma (Jean Piaget) explica que: O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Criar situações-problemas.   Quando retornamos a sala de aula já estava na hora de ir embora. Despedi-me com um beijinho e um abraço. Nesse momento não poderia deixar de concordar com a afirmativa de (Paulo Freire).  A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com