TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Em Educação Infantil

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 01

Orientação e discussão do estagio

Durante o estágio teve vários momentos de orientação realizados pela orientadora Kátia Cilene, durante estas orientações foram vistos vários assuntos como, entrega de documentação, organização do cronograma do estágio com a definição das datas previstas para a orientação. Além do esclarecimentos sobre preenchimento da documentação, das fichas de estagio e orientações sobre como agir durante o estágio, e sobre como preencher a documentação necessária esclarecendo dúvidas coletivas e individual e sobre como elaborar prosseguir com as atividades durante o estágio e sobre o trabalho de conclusão do estágio.

Atividade 02

Apresentação do estagiário na unidade escolar.

No primeiro dia que cheguei na escola fui apresentada para a coordenadora Geral Eliane Alves, que autorizou o estágio e me apresentou para a coordenadora pedagógica e para as professoras, e foi também neste dia que eu conheci o cmei que eu ainda não conhecia, e pude ver um pouco do trabalho das professoras

Atividade 03

Pesquisa no documento de registro do planejamento escola (plano escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para educação infantil.

A educação deve seguir os princípios éticos da autonomia da responsabilidade da solidariedade e do respeito ao bem comum.

- Princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

- Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, da qualidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

Atividade 04

Entrevista com o coordenador pedagógico, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática docente.

Síntese da entrevista realizada com a coordenadora pedagógica

Um coordenador pedagógico dentro de uma escola tem várias funções, orientar e apoiar as ações pedagógicas, acompanhar e avaliar o processo de ensino aprendizagem, contribuir para a solução de problemas de aprendizagem, acompanhar o desempenho dos alunos, promover um clima favorável para o processo de ensino aprendizagem.

Atividade 05

Levantamento dos objetivos e da organização didática da Educação Infantil.

Planejar envolve vários fatores como metas e caminhos a seguir, além de conhecimento de valores tendo em vista as concepções da educação da atualidade, a educação infantil tem a finalidade de desenvolver a criança de forma integral, criando vínculos afetivos e sociais desenvolvendo o aluno em todas as suas especificidades, para que ele seja capaz de estabelecer relações e interações construtivas com os outros, através de movimentos corporais como; jogos, brincadeiras e danças, é importante também que o aluno conheça o próprio corpo, além dos cuidados de higiene e alimentação explorando a percepção dos segmentos do corpo e as funções vitais.

Atividade 06

Apresentação do estagiário aos professores da Educação Infantil, e solicitação de uma cópia da rotina/planejamento dos docentes.

No cmei as crianças têm bem determinado os horários, é reservado um tempo para leitura, roda de conversa, desenhos, alimentação, desenhos e brincadeiras.

A sala de aula em que eu tive a oportunidade de estagiar é o jardim 2, que funciona no cemei no período da tarde as crianças chegam ás 13horas, e são recebidas pelas professoras com música, e é realizada a chamada, a contagem dos alunos, ás 14 horas é o horário do lanche, e as 16 horas é o jantar, uma vez por semana as crianças brincam no pátio, com os brinquedos próprios e a cama elástica.

Atividade 07

Conhecimento do planejamento de aula e observação da prática docente na Educação Infantil.

Jardim II

Período vespertino

21 crianças

A aula começa com uma música enquanto as crianças chegam, em seguida é feita a chamadinha, durante as aulas há sempre a retomada dos conteúdos trabalhados e o levantamento do conhecimento prévio das crianças, é uma aula bem planejada, as crianças interagem com a professora de forma natural, durante as aulas sempre estão presentes registros em lousa, atividades de leitura, jogos e correção das atividades realizadas.

Atividade 08

Observação da aula com foco na rotina diária e na relação professor-aluno.

Jardim II / vespertino

Na sala de aula observada que foi o Jardim II, os alunos estudam somente no período vespertino, com 20 alunos chegam as 13 horas, colocam as agendas em cima da mesa da professora que chega sempre antes dos alunos e recebe a todos maioria das vezes com música, quando todos já estão dentro da sala de aula a professora faz a chamadinha, conta quantos vieram e quantos estão em casa, os alunos geralmente estão separados em grupos grandes com mais de quatro alunos, a professora retoma os conteúdos já estudados, faz o cabeçalho, e começa as atividades planejadas para o dia.

As 14:00 horas é o lanche, as crianças sempre saem da sala de aula, acompanhadas pelo professor e em fila, e voltam para a sala de aula para continuarem a atividade que estava sendo realizada, durante as aulas são trabalhados vários conteúdos, a professora conhece todos os alunos assim como suas histórias de vida, existem horários organizados para brincadeiras e horários para higienização o lúdico está sempre presente em todos os momentos, as crianças são sempre incentivadas a desenvolverem atividades em grupo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com