TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado II

Artigos Científicos: Estagio Supervisionado II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O estágio de docência no Ensino Fundamental foi realizado na Escola Pinochio pela manhã de cada segunda-feira na sala de 1º ano. A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor.

Enquanto estamos estudando apenas as teorias não temos a menor ideia do que é estar frente a uma classe e ser responsável pela aprendizagem do conhecimento e formação de cidadão das crianças.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica a mobilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho da professora regente Cleuma, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada no 1º ano deste estabelecimento de ensino.

Nas observações em sala de aula foi registrado a prática docente do 1º ano do turno manhã, assim como o relacionamento entre professor- alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola.

Após as observações na sala de aula foi elaborado o planejamento semanal, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual da Escola Pinochio. Em seguida, foi desenvolvida a aula, conforme o plano de aula elaborado.

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno e amparada pela Lei nº 11.788.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão e ver onde se encaixa como educador.

2. DIAGNÓSTICO

Realizamos o Estagio Supervisionado II na Escola Pinochio situado a Rua. General Gois Monteiro, 620 bairro Padre Andrade na cidade de Fortaleza- CE faz parte da rede particular de ensino funcionando nos turnos manhã e tarde com turmas de Educação Infantil II ao 5º ano do Ensino Fundamental com aproximadamente 250 alunos.

Sua fundação aconteceu em 18 de Fevereiro de 1979 por Maria Neusa Teixeira de Morais a escola era bem pequena tinha somente três salas de educação infantil. Antes se chamava Instituto Educacional Pinnoquio. Em 2000 com as novas exigências da Seduc a escola teve que se adaptar e fazer mudanças para continuar funcionando.

Hoje a escola é de dois andares no 1º andar funciona três salas de educação infantil, cantina, dois banheiros, recepção e um pátio coberto com brinquedos (dois escorregadores, motinhas e dois baús com brinquedos), no 2º andar tem a sala de diretoria, sala de secretaria, sala de biblioteca, quatro salas de aula, dois banheiros. Toda a escola é bastante iluminada e bem arejada.

Seu grupo administrativo são bem unidos o que favorece o trabalho, a secretaria organizada e com documento visíveis podendo ser folheado por funcionários e pais.

A clientela diferencia muito a escola atende a classe media e baixa seus bairros que compõem sua clientela fazem parte dos bairros Padre Andrade, Jardim Iracema, Parque Rio Branco e outros adjacentes.

Os planejamentos acontecem semanalmente e uma fez ao mês acontece uma reunião pedagógica todo encontro recebe comando e orientação do grupo gestor.

3. OBSERVAÇÕES DE SALA DE AULA

3.1 Observação- Rosângela Rodrigues Regio

A professora Juliana me acolheu muito bem em sua sala de aula. A sala é decorada com tema A Era do Gelo, números, alfabeto, cantinho da leitura, um quadro com os aniversariantes do mês, palavras mágicas e cartazes com as famílias estudadas pelos alunos.

Os alunos iniciam a manhã de segunda-feira com acolhida com as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I nela as professoras comentam sobre o projeto que estão estudando, contam uma história, cantam musicas e fazem a oração pedindo a Deus que abençoe a semana.

Logo após vão para sala a professora Raquel utiliza estratégias para explicar a tarefa do dia e realiza as atividades propostas, depois que todos terminam a atividade ela passa álcool em gel nas mãos das crianças, canta a musica do lanche e distribui o lanche de cada criança.

Cada dia da semana as crianças tem um calendário do que vão fazer depois do lanche dia de segunda é brincadeiras dirigidas que é realizado no pátio coberto da escola.

As 10:30 horas eles voltam a sala para se organizarem (pentear o cabelo, passar perfume, lavar o rosto, etc), ela canta a musica de ir para a casa e as 11:00 as crianças são liberadas.

3.2 Observação- Elis Regina de Sousa Dias

Durante o período de observação verifiquei que a professora fica recebendo as crianças no portão para que aja interação entre responsáveis e professoras. A acolhida é feita pela professora com fantoches, dedoches, isso é feito no pátio com todas as crianças.

Existe uma rotina fixa que envolve atividades de cuidado, higiene pessoal, alimentação, brincadeiras e atividades pedagógicas como baú de leitura e outros. As atividades desenvolvidas fazem parte de projeto que surgiu a partir do interesse e da necessidade da turma. As brincadeiras e brinquedos são atividades integradas aos conteúdos desenvolvidos na sala de aula.

A sala é bastante colorida, com decoração atrativa, alguns trabalhos expostos que foram feitos pelas crianças.

Em relação a professora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com