TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Financeira

Monografias: Estatistica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  3.750 Palavras (15 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

4° PERÍODO

ATPS DE ESTATÍSTICA

Etapa Nº 1

Passos 1 e 2:

Salientamos em resumo o conhecimento adquirido em estudos individuais, e em grupo que, a Estatística foi introduzida pela primeira vez em 1749, onde, o principal objetivo era fornecer dados a serem usados pelo governo e outras organizações, através de coleta de dados sobre estados e localidades contínua, em grande parte através de órgãos estatísticos nacionais e internacionais, onde, os métodos matemáticos emergiam da probabilidade.

Atualmente a utilização da estatística está expandida para muito além das suas origens, indivíduos e organizações utilizam a ciência que se ocupa em coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados População/Universo e Amostra/Evento, onde, População é um conjunto fundamental de todos os elementos com pelo menos uma característica comum e Amostra é o subconjunto de uma População.

As definições dos dados são:

Qualitativos: que consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos.

Quantitativos: que consistem em medidas ou contagens numéricas.

O conjunto de dados consiste em dois termos:

Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica de população.

Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais:

Descritiva: é o que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Inferencial: é o que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, onde, a sua ferramenta básica no estudo é a probabilidade.

Passo 3:

APLICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES. 

Para Ramos (2007), a estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da quallidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”. 

QUALIDADE E CONTROLE ESTATISTICO EM UMA FABRICA DE BALAS 

Para Romero e Salgado (2007), os programas de qualidade adotados nas organizações dependem em grande parte por modelos estatísticos. A implantação de um programa de qualidade pode eliminar desperdícios, reduzir os índices de defeitos, diminuir as constantes inspeções e aumentar a satisfação do consumidor final. As técnicas de controle antigas como a inspeção de qualidade no produto acabado, vão sendo deixadas de lado e passa a ser substituída pelo conceito de prevenção, baseado no controle do processo produtivo. 

Ainda para Romero e Salgado (2007), dentro do setor de balas não há dois produtos ou características exatamente iguais entre si porque os processos contêm muitas fontes de variação. As diferenças entre os produtos podem ser enormes ou quase imperceptíveis, mas sempre estarão presentes. As balas fabricadas têm de estar dentro do limite aceitável e não podem estar fora, pois serão descartadas. Todas as origens da causa devem ser analisadas e estudas e quando for colocado sob o controle estatístico, o processo deverá ser medido para verificar seu potencial sobre as especificações. 

A APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL 

De acordo com Paris21 (2007), a redução da pobreza e o desenvolvimento mundial estão diretamente ligados com a estatística. Sua utilização está associada desde a elaboração até a implementação de políticas sociais. A estatística também serve para avaliar o desempenho destas políticas junto à sociedade. Números confiáveis demonstram de forma clara a realidade socioeconômica da população. Onde estão os mais pobres e também mostram porque razão são mais pobres. Ajudando assim o governo a concentrar esforços em determinados lugares. 

Paris21 (2007), também descreve que estatísticas de boa qualidade na prestação de contas junto à população. Números claros e bem definidos ajudam o povo a entender onde os recursos estão sendo aplicados e se essa política está realmente trazendo resultados. 

CONCLUSÃO 

Assistir os jornais da TV e ler nas revistas dados, porcentagem, projeções, a bolsa de valores que sobe e desce, reflete apenas o que pesquisas de opinião e previsões dizem. Estatística vai alem. É preciso que esses números sejam confiáveis e tenha garantia de qualidade. O cidadão comum tem que saber avaliar dados e não ser manipulado por números mascarados, para não poder tomar decisões equivocadas e ir de contra a seus próprios interesses. Portanto entender e comprender estatística é ter controle de suas decisões, controle de sua vida. 

ETAPA 2

PASSO 1

Leitura de capítulos e referências do processo de coleta de dados estatístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com