TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Nas Empresas

Artigo: Estatistica Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DE PESSOAS E SUA INFLUÊNCIA NA OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SOL INFORMÁTICA.

Resumo:

No cenário globalizado do século XXI, a vantagem competitiva sustentável é um dos principais fatores para o sucesso das organizações, haja vista, a turbulência, e competitividade, do mercado com mudanças constantes o que gera um grande desafio aos gestores, em especial a área de gestão de pessoas, na busca de ferramentas estratégicas para o atendimento das necessidades do mercado corporativo o que exige a otimização do capital humano bem como a permanência deste na empresa. Nesse sentido a criação e implementação de estratégias são critérios indiscutíveis para o sucesso da organização.

A empresa Sol Informática foi constituída em 1989 como sociedade limitada, iniciando no segmento de suprimentos para computadores. Está localizada atualmente na Av. Visconde de Souza Franco nº 1122, bairro do Reduto em Belém - Pará. A partir de 1991, a empresa expandiu consideravelmente. Em 1994, migrou para o nicho de varejo, adotaram formato de lojas de departamento. Em 2004 uniu entretenimento e negócios, expandindo as fronteiras da informática para a tecnologia de uso doméstico. Possui atualmente cinco lojas e mantém o modelo de gestão que a destacou no mercado.

Devido à esse modelo de gestão utilizada pela gestão estratégica de pessoas que era alinhar o planejamento estratégico organizacional, ao planejamento das ações, programas e políticas que o RH desenvolve, com base na missão, visão, valores, e cultura organizacional, para atingir as metas e objetivos da empresa, gerando maior produtividade, conhecimento e, desenvolvimento dos profissionais. O capital humano é o “veículo” na obtenção da vantagem competitiva sustentável. Constata-se através dos resultados de pesquisas, que é possível gerarem vantagem competitiva através do capital humano.

Foram realizadas perguntas relacionadas ao Planejamento Estratégico da empresa, onde possuem respostas ao conhecimento do negócio, estratégia, missão, visão e valores da organização, antecipação a acontecimentos devido a ajuda de um planejamento prévio, autonomia para tomar decisões relacionadas ao trabalho, visão sistêmica da organização e foco em resultados em longo prazo. 86,54% dos respondentes concordam que a empresa os insere neste contexto, confirmando que a primeira etapa para uma gestão estratégica de pessoas está sendo aplicada e obtendo sucesso na organização, pois funcionários que conhecem o negócio da empresa, sua missão, visão e valores, realizam seus processos com maior coerência e atendendo ao esperado tanto pela direção quanto pelos clientes, por não possuírem apenas visão restrita da área em que atuam e sim uma visão sistêmica da organização, além de seguirem o direcionamento de um planejamento prévio que os auxilia no foco em longo prazo e permite tomar decisões relacionadas ao seu trabalho o que pode levar a uma maior motivação e satisfação destes colaboradores. Resultados decorrentes do planejamento estratégico aumentam a eficácia na tomada de decisão e melhoria da empresa como um todo.

A estratégia baseia-se em hipóteses sobre o mercado, podendo reduzir as incertezas e os erros. Através da formulação de uma estratégia sistemática e alinhada aos elementos que norteiam a organização, como a Missão, Visão e Objetivos é bem provável que sua implementação gere vantagem competitiva.

O processo estratégico tem como objetivo final a geração de vantagem competitiva para a organização que o está executando. Proporcionando os clientes à percepção dos benefícios ao adquirirem um produto ou serviço de uma empresa em detrimento de outras, além do custo econômico total a ser avaliado também como um ganho. Portanto é importante realizar análise do ambiente organizacional como um todo, conhecendo profundamente a dinâmica da empresa e a interação entre todas as forças que nela atuam.

Rodrigues (2006, p.71) estabelece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com