TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatégia Competitiva

Tese: Estatégia Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

Estratégia e Vantagens CompetitivasA Companhia > Estratégia e Vantagens CompetitivasDiminuir fonteAumentar fonteImprimirEnviar para um amigoAdicionar aos favoritos

Veja Também

Visão Geral

» Estratégia

» Perspectivas para 2014

» Missão, Visão e Valores

Estratégia e Vantagens Competitivas

No decorrer de 2013, o Grupo Guararapes direcionou suas ações em busca do objetivo de expandir a operação de varejo e consolidar seu modelo integrado a fim de sintonizar ainda MAIS o tempo entre a concepção do produto e sua entrega nas lojas. Desta forma, a Companhia vem investindo fortemente em abertura de novas lojas, remodelações, pesquisa, criação, desenvolvimento de moda, logística, Centros Logísticos, tecnologia da informação e modernização de seu parque fabril.

PRESENTE em todas as regiões geográficas do país, a Riachuelo intensificou o ritmo de expansão no decorrer dos últimos anos. Enquanto no período de 2005 a 2009 foram abertas entre 8 e 10 lojas por ano, nos últimos quatro anos a Companhia acelerou o ritmo de aberturas. Em 2010, 2011, 2012 e 2013 foram, respectivamente, 16, 22, 24 e 43 inaugurações por ano, totalizando 212 lojas e 490,0 mil m² de área de vendas ao FINAL de 2013.

Sendo assim, de 2005 ao FINAL de 2013, a Companhia aumentou sua área de vendas em 317,2 mil m² ou 184%.

Com o intuito de dar continuidade ao plano de expansão, a Companhia pretende inaugurar aproximadamente quarenta lojas por ano no decorrer dos próximos três anos. O processo de expansão reflete o objetivo da Riachuelo de conquistar novos mercados e consolidar suas posições regionais através da inauguração e remodelação de lojas.

COMO estratégia de negócio a Companhia está flexibilizando seus formatos de lojas a fim de atingir diferentes tipos de mercado. Em 2013, a Riachuelo inaugurou doze lojas compactas com menos de 1.500 m² de área de vendas, sendo uma delas, uma Loja Conceito localizada na Rua Oscar Freire.

Esses novos formatos apresentam maiores potenciais de retorno (TIR) sobre o investimento e maiores margens de contribuição por metro quadrado de área de venda, além de serem excelentes alternativas para GRANDES centros com restrições de espaço.

O critério para escolha das lojas é determinado pelo ranking de geração de valor, estudado de forma independente pela área financeira do Grupo. Os possíveis projetos são encaminhados ao comitê de investimentos, onde além da aprovação, são discutidos elementos relacionados à concorrência, estratégia de mercado e perspectivas macroeconômicas.

O posicionamento de mercado da Riachuelo trabalha o conceito de popularização da moda, oferecendo para as diversas classes sociais todos os atributos da moda a preços competitivos, com o intuito de atrair o consumidor do mercado INFORMAL para o formal, além de disponibilizar condições de pagamento específicas para o nível de renda de seus clientes.

No ano de 2013 a Riachuelo manteve sua proposta de democratização da moda, oferecendo aos clientes de todo Brasil, peças com design a preços acessíveis, mantendo a essência de uma parceria entre uma rede Fast FASHION e grandes estilistas. Foram lançadas diversas coleções seguindo as últimas tendências internacionais.

A coleção outono/inverno 2013 da Riachuelo, lançada em março, teve como inspiração o "Futurismo Retrô" - que revisita o estilo das décadas de 60 e 80, o "Ecofolk", com referências étnicas e pitadas militares, e o "Orient Express", que propõe uma viagem aos séculos passados e a movimentos artísticos como o barroco e o gótico.

A coleção Dia das Mães 2013, lançada em abril, teve a campanha estrelada pela cantora Claudia Leitte com peças para mulheres clássicas e para aquelas que curtem um estilo mais ousado. Sem deixar de pensar nas pequenas, a Riachuelo criou roupas iguais as das mães para as meninas usarem.

Para o Dia dos Namorados, em uma ação inédita, a Riachuelo apostou nos personagens da Disney e dos desenhos animados Bob Esponja e South Park para criar uma linha de camisetas que os casais podiam coordenar. A coleção Primavera Verão 2013/14 apresentou uma mistura de referências clássicas com outras que modernizam o look. As ruínas de Petra foram o principal cenário para a nova campanha.

A campanha Alto Verão 2013/2014, teve filme e catálogo produzidos em Los cabos, no México e trouxe a cantora Anitta como garota propaganda. A voz que conquistou o Brasil com o hit "Show das Poderosas" elegeu seus 50 itens favoritos na coleção, entre roupas e acessórios. Eles ganharam um TAG especial "Coleção Poderosa Riachuelo" e também apareceram em um comercial exclusivo estrelado pela própria cantora.

Após o enorme sucesso na primeira versão da coleção Fashion Five, a Riachuelo surpreendeu o mundo da MODA com uma nova coleção exclusiva assinada pelos estilistas Dudu Bertholini, Helô Rocha e Adriana Degreas, o stylist Mateus Mazzafera, a cantora Claudia Leitte, a modelo Fernanda Motta, o consultor inglês Robert Forrest, o DESIGNER de joias Raphael Falci e as blogueiras de MODA Thássia Naves e Camila Coutinho.

Vale destacar que o desempenho dessas parcerias comerciais vai além do enorme sucesso alcançado em suas vendas. O ganho de imagem de moda junto a um público jovem cada vez mais atento e consciente no que diz respeito aos aspectos ecológicos e sociais é o grande trunfo gerado por tais estratégias.

Desta forma, tais parcerias firmaram ainda mais o compromisso do Grupo Guararapes de contribuir de forma ativa para o desenvolvimento sustentável de seu negócio tanto na esfera ambiental quanto social. Através de um modelo integrado que gera aproximadamente 40 mil postos de trabalho formais, a Companhia busca ganho de eficiência e competitividade priorizando o desenvolvimento e a confecção de seus produtos através de processos e matérias-primas favoráveis ao meio-ambiente.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com