TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística: Concepções De Meio Ambiente Dos Discentes Do IFBaiano - Campus Guamanbi Em Relação As Três Classificações De Reigota (1991).

Pesquisas Acadêmicas: Estatística: Concepções De Meio Ambiente Dos Discentes Do IFBaiano - Campus Guamanbi Em Relação As Três Classificações De Reigota (1991).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS GUANAMBI

ESTATÍSTICA

Concepções de Meio Ambiente dos discentes do IFBaiano – Campus Guamanbi em relação as três classificações de Reigota (1991).

Guanambi, 01 de abril de 2013.

AMAZON DE CASTRO BENEVIDES

CÉLITON MARQUES DE ARAÚJO

DANILO MARTINS SILVA

DIOGO BARRETO MAGALHÃES

IAN CARLOS BISPO DE CARVALHO

ESTATÍSTICA

CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS DISCENTES DO IFBAIANO – CAMPUS GUAMANBI EM RELAÇÃO AS TRÊS CLASSIFICAÇÕES DE REIGOTA (1991).

Pesquisa sobre Estatística apresentado à Disciplina de Matemática do Curso Técnico em Agropecuária, turma 3º “AA” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi, como forma de avaliação parcial.

Docente: Radival C. Nery Jr.

Guanambi, 01 de abril de 2013.

INTRODUÇÃO

Ao longo da sua história, a natureza passou a ser vista como algo a ser conquistado e subjugado em prol dos desejos e objetivos humanos. Esta visão, conjuntamente com a ideia de desenvolvimento como sinônimo de crescimento econômico, gerou muitos problemas ambientais e sociais que vêm afetando a vida humana e o futuro das próximas gerações. Nesse sentido, a presente pesquisa escolar tem os objetivos à identificação da percepção sobre os termos Meio Ambiente segundo REIGOTA (1991) dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Guanambi.

Adicionalmente, como a prática da educação ambiental depende da concepção de meio ambiente que se tenha (REIGOTA, 2004; SAUVÉ, 1997), é interessante que os professores que se propõem a realizar educação ambiental apresentem uma visão de meio ambiente que incorpore também aspectos sociais (CARVALHO, 2011).

Assim, este projeto pretende avaliar as concepções de meio ambiente, em desenvolvimento social e de educação ambiental de alunos da instituição do primeiro ano e do terceiro ano, bem como identificar quais fatores sociais e ambiental que tem influencia sobre as concepções. Com isso pretende ter dados que mostra como esses discentes chega a escolar em sua representação social e ambiental e dos alunos veteranos. Pretende também avaliar a eficiência de estratégia de educação ambiental realizado pelo Campus Guanambi.

Segundo Marques (1993), um trabalho de educação ambiental será mais rico se tiver como base um levantamento das formas de percepção do ambiente. Sendo assim, faz-se necessário conhecer a visão que o outro tem tanto do seu lugar como do espaço antes de se realizar qualquer trabalho que aborde a EA.

Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.

MATERIAL E MÉTODOS

De maneira geral, o trabalho baseou–se nas amostras de 15 questionários aplicados em cada turma: do primeiro ano, as turmas do 1AA, BA, CA e AB com uma observação em que uma turma faltou dois questionários e a das turmas do terceiro ano, foram 3AA, BA e AB que propiciou condições para que a pesquisa fosse realizada de forma de amostragem.

O questionário usado tem como objetivo avaliar as concepções ligadas ao meio ambiente segundo Reigota (1991) da educação ambiental de alunos do Campus de Guanambi do IF Baiano.

Quando tratamos de concepções, defendemos a ideia de que não existe resposta correta ou errada, então, pode marcar as tipologias das concepções abaixo com sinceridade, sem medo de errar, indicando exatamente o que você acha ou pensa sobre o assunto! Nós precisamos da sua opinião, somente ela é importante para nós.

Conforme Reigota (1991), é necessário conhecer as concepções das pessoas envolvidas sobre meio ambiente, pois, só assim será possível realizar atividades de educação ambiental. Assim se o ambiente é representado pela natureza que se deve apreciar e respeitar, as estratégias educacionais deverão incluir atividades de imersão na natureza. Se o ambiente é representado como um problema, a abordagem é de estudos de caso e resolução de problemas. Dentro desse contexto, Reigota (1991) categorizou o tema em três divisões distintas: naturalista, antropocêntrica e globalizante.

A tipologia das concepções de meio ambiente segundo Reigota (1991).

CATEGORIAS CARACTERÍSTICAS

Naturalista Meio ambiente como sinônimo de natureza intocada, evidencia-se somente os aspectos naturais.

Antropocêntrica Evidencia a utilidade dos recursos naturais para a sobrevivência do ser humano.

Globalizante Relações recíprocas entre natureza e sociedade.

A metodologia empregada para a organização dos dados foi baseado primeiramente em geral e depois por ano letivo, sendo o primeiro ano e depois o terceiro. Assim encontramos as respostas esperadas para compreender as concepções de meio ambiente dos discentes. Segue a ordem dos dados levantados em tabelas:

3ºAA IDADE SEXO CONCEPÇÃO

ALUNO A 19 M 1

ALUNO B 20 M 1

ALUNO C 18 M 1

ALUNO D 17 M 2

ALUNO E 17 M 1

ALUNO F 18 M 3

ALUNO G 18 M 3

ALUNO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com