TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Monitoramento da Flora em áreas de Recuperação ambiental no Campus I da UFPB

Por:   •  17/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB[pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA - CCEN

CIÊNCIS BIOLÓGICAS BACHARELADO

Relatório de Estágio

Monitoramento da Flora em áreas de Recuperação ambiental no Campus I da UFPB

João Pessoa

2016

José Cleuton Vitoriano Gomes[pic 3]

Relatório de Estágio apresentado à Disciplina: Estágio Supervisionado IV, conforme Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e Plano de Atividades de Estágio (PAE) previamente, Sob orientação do professor Tarcísio Alves Cordeiro.

_______________________________________

José Cleuton vitoriano Gomes / Matrícula: 11112565

(Graduando em Ciências Biológicas)

E-mail: cleutonfera@yahoo.com.br

________________________________________

Tarcísio A. Cordeiro / Matrícula SIAPE: 1528166

(Professor Orientador)

E-mail: tacordeiro@dse.ufpb.br

João Pessoa

Junho de 2016

SUMÁRIO[pic 4]

Introdução.......................................................................................................................................... 04

Desenvolvimento .............................................................................................................................. 05

Resultados Obtidos ........................................................................................................................... 08

Considerações Finais ........................................................................................................................ 09

Referências ....................................................................................................................................... 10

Apêndices ......................................................................................................................................... 11

Introdução

Criada em 2013, a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) vem desenvolvendo projetos de caráter ambiental na UFPB. Suas atividades contemplam quatorze programas, dentre eles o programa de gestão de áreas verdes, que por sua vez está subdividido em outros projetos, como o Projeto de Monitoramento da Flora em Áreas de Recuperação Ambiental, através do TROTE VERDE no Campus I da UFPB, que tem suas atividades descritas neste relatório.

Este projeto tem como objetivo identificar e avaliar, quantitativamente e qualitativamente, as condições das mudas durante o seu processo de desenvolvimento, ao longo do tempo. Bem como fornecer informações sobre os fatores que influenciam o estado de conservação, preservação, degradação e recuperação ambiental da região estudada. E partir daí, criar um banco de dados com as informações levantadas.

Para o início do monitoramento levou-se em consideração os princípios da dendrometria que é um ramo das ciências florestais, que tem o intuito de estimar ou determinar qualitativamente os recursos florestais. Para o desenvolvimento deste projeto também foi levado em consideração outros ramos, como geoprocessamento e inventário florestal, para permitir conhecer e avaliar as áreas em recuperação.

Está sendo utilizadas medidas diretas, ou seja, retiradas diretamente das árvores; o DAP (diâmetro a altura do peito) e o CAP (circunferência a altura do peito). A localização geográfica de cada muda é feita com um aplicativo de posição GPS: Minhas Coordenadas GPS, onde a latitude e a longitude são expressas em formato decimal e o Datum utilizado é o WGS84. Além da identificação e das medidas das árvores, com base na observação local, é avaliado a situação da árvore, caso haja ação humana ou biológica.

Para a compilação das informações está sendo utilizado o ArcGIS, que é software utilizado para a elaboração e manipulação de informações vetoriais e matriciais para o uso e gerenciamento de bases temáticas e o Excel.


Desenvolvimento

Levantamento bibliográfico e de informações

As atividades deste projeto tiveram início com o levantamento de dados bibliográficos para determinação dos parâmetros que deveriam ser seguidos no acompanhamento contínuo e sistemático das mudas plantadas pelo programa Trote Verde.

A pesquisa bibliográfica foi realizada no Laboratório de Sistemas Costeiros, utilizando livros e sites relacionados ao assunto.

Para o levantamento dos dados em campo utilizou-se fita métrica e trena; vara de pesca; lacres enumerados; Ipad (câmera); Aplicativo “minhas coordenadas GPS”.

E, para a criação do banco de dados utilizou-se o Software “ArcGIS”.

A princípio, foi elaborado um protocolo, para ser usado em campo, para a tabulação das informações pertinentes. Nele contêm o nome da espécie, as coordenadas geográficas, as medidas dendrométricas, e as características ecológicas de cada planta.

O modelo do protocolo utilizado e a ficha de campo encontram-se nos apêndices 01 e 02.

Após a criação do protocolo, reunimos informações referentes à localização e espécies das mudas já plantadas. A figura 01 indica os locais onde foram realizados os plantios. No momento estamos finalizando a área A01, localizada nas proximidades da vila olímpica.

[pic 5]

Figura 01: Pontos de atuação do Trote Verde.

Em relação aos nomes das mudas, periodicamente fazemos uma visita aos locais com o servidor Reginaldo, que nos auxilia na identificação das mudas. A tabela 01 descreve o nome popular e o nome científico das mudas já plantadas.

Tabela 01: Mudas já plantadas no Trote Verde.

nome popular

nome científico

angico

anadenanthera colubrina

aroeira branca

schinus terebinthifolius

painera ou barriguda

Ceiba glaziovii

camunzé

albizia polycephala

freijó

cordia trichotoma

imbiridiba

Buchenavia capitata

ipê amarelo do morro

handroanthus chrysotrichus

ipê branco

tabebuia roseoalba

ipê cerrado

handroanthus albus

ipê roxo

handroanthus impetiginosus

jacarandá mimoso

jacaranda cuspidifolia

jenipapo branco

Genipa americana

jenipapo bravo

tocoyena formosa

juazeiro

ziziphus joazeiro

louro cheiroso

ocotea catharinensis

oiticica

licania rigida

pau ferro

caesalpinia ferrea

pau formiga

triplaris americana

pau sangue

pterocarpus rohrii

sucupira preta

bowdichia virgilioides

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com