TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística, Individuo E Cultura Nas Organizações

Exames: Estatística, Individuo E Cultura Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  3.142 Palavras (13 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalho de Administração de Empresas apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral para as disciplinas de Contabilidade Geral, Matemática Financeira,Comportamento Organizacional,Estatística,Teorias Econômicas e Metodologia Cientifica do 3º Semestre 2013.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 ESTATISTICA E PROBABILIDADE 5

3.2 QUALIDADE E CONTROLE ESTATISTICO EM UMA FABRICA DE BALAS 6

3.3 APLICAÇÃO DA ESTATISTICA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL 7

4. A IMPORTANCIA DAS INFORMAÇÕES NO PROCESSO DE DECISÕES 7

5. CULTURA ORGANIZACIONAL X TRABALHO 7.....................................09 e10

6. CONCLUSÃO ...........................................................................................11 e 12

7. REFERÊNCIA.....................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem mostrar a importância adquirida pela estatística nos últimos anos. Explica como a estatística começou a surgir no mundo e chegou até os dias atuais. Cita como as empresas e os governos usam e aplicam as estatísticas em seu dia-a-dia. Esclarece a importância da estatística para o governo que com esses dados conseguem um melhor aproveitamento dos recursos públicos.A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento. Assim de acordo com o pensamento de um dos estudiosos da psicologia da Gestall e criador da teoria de campo,Kurt Lewin,a forma como agimos,pensamos e tomamos nossas decisões neste nível de análise da organização é determinada pela organização do trabalho,ela deve valorizar e se preocupar com o individuo neste contexto pra melhor desenvolvimento e produção da empresa relevando também os aspectos culturais no comportamento humano.

2 DESENVOLVIMENTO

Serão abordados tópicos de extrema importância para um bom desenvolvimento da aprendizagem, compreenderemos que a Estatística pode ser entendida como sendo a ciência de aprendizagem a partir de dados do nosso cotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas é: “O estudo numérico dos fatos sociais”. Yule define estatística como: “Dados quantitativos afetados marcadamente por uma multiplicidade de causas”. Uma definição mais usual nos dias de hoje seria: “Um método científico que permite a análise, em base probabilística, de dados coligados e condensados”. Ou ainda podemos dizer que Estatística é um conjunto de métodos quantitativos, que servem para a coleta, reorganização, redução e apresentação de dados, análise dos mesmos e a obtenção de conclusões válidas e tomadas de decisões a partir de tais análises.

O raciocínio estatístico é largamente utilizado no governo e na administração; assim, é possível que, no futuro, um empregador venha a contratar ou promover um profissional por causa do seu conhecimento de estatística. Em função da própria definição de Estatística vista acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais. Para que as organizações possam ganhar a contribuição total e efetiva dos seus funcionários, devem obter um entendimento do comportamento humano, uma vez que tanto a organização como o indivíduo se beneficiam desse entendimento. Cada empresa tem uma espécie de personalidade coletiva que transparece na forma de como as pessoas que nela trabalham, se relacionam, fazem críticas, se confraternizam, tomam decisões, mantêm tabus e criam critérios de projeção de carreira. Tais elementos

3. ESTATISTICA E PROBABILIDADE

A estatística de análise de probabilidade com toda a certeza pode ajudar as empresas, veja os exemplos abaixo -:

a) No planejamento estratégico para aplicações de caixa da sociedade, e, que estas aplicações se resumam em investimentos na Bovespa, teríamos a visão dos cenários financeiros, onde o Bradesco divulgou seus lucros, logo atrás vêm os do Itaú, e, após a divulgação dos lucros do b.brasil. Esta visão pode resultar em previsão de que nos próximos 15 dias, a Bovespa tenha um cenário estável.

b) A ajuda financeira do governo federal ao grupo OGX ( Eike Batista), pela simples divulgação, resultou em alavancagem das receitas, com tendência a súbita elevação e valorização destesc) A combinação estatística da alta da selic com os lucros divulgados pelos bancos, seguramente irão fazer crescer a busca por papéis destes 3 bancos. A série estatística demonstrada nestes fatos pode ser excelente ferramenta de decisão para a aplicação em ações destes bancos.

3.1 APLICAÇÕES DAS ESTATISTICAS NAS ORGANIZAÇÕES.

Para Ramos (2007), a estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com