TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura, Individuo, Sociedade

Trabalho Universitário: Cultura, Individuo, Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura, Individuo, Sociedade

Refere-se à personalidade, a singularidade do ser. O indivíduo, enquanto entidade única, a individualidade. Refere-se à identidade, aquilo que determina uma pessoa como "única" em relação aos outros. A individualidade está profundamente ligada à percepção de si, como ser construído historicamente

Em uma abordagem que combina a antropologia cultural e o pós-estruturalismo, o sujeito é produto dos diversos discursos, ou de sua relação interativa entre à simbologia e a dimensão cultural e suas estruturas subjetivas; O homem interpreta a realidade a partir dos diversos discursos, da palavra posta, das verdades produzidas, através de complexas relações de poder. O sujeito tem sua individualidade determinada pelas falas produzidas por outros e a partir de sua própria interpretação de si no mundo.

A individualidade diz respeito também, aquilo que me difere do outro, a diferença esta profundamente ligada à individualidade, seu oposto, a fragmentação da identidade, tem raízes na concentração demográfica, na ênfase na coletividade na modernidade.

Significa cultivar, é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Taylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade

Em sociologia, a sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia; Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com