TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura, Indivíduo e Sociedade

Trabalho acadêmico: Cultura, Indivíduo e Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.839 Palavras (16 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

Introdução

Cultura, Indivíduo e Sociedade........................................................................1

Significado de Cultura, Indivíduo e Sociedade................................................2

Vida Cotidiana e sua existência nos diversos segmentos sociais......................3

A classe operária vai ao paraíso........................................................................4

Interações Sociais..............................................................................................5

Processos Sociais...............................................................................................6

Cooperação........................................................................................................6.1

Competição....................................................................................................... 6.2

Conflito..............................................................................................................6.3

Acomodação......................................................................................................6.4

Assimilação........................................................................................................6.5

Divergências Sociais..........................................................................................7

Exploração ao Meio Ambiente..........................................................................8

Considerações Finais.........................................................................................9

Referências Bibliográficas................................................................................10

Introdução

Para entender a relação entre Indivíduo, Sociedade e Cultura, é imperativo buscar informações de suas áreas de origem que buscam explicar e compreender como se processam as relações humanas. Tendo isto em vista, apresentaremos sobre a diferenciação e o que tem em comum entre Psicologia, e Sociologia Antropologia. A Ciência Social estuda o indivíduo e sua relação com o ambiente, suas influências, suas trocas sociais, nos grupos sociais que compartilhamos ao longo da vida.

1. Cultura, Indivíduo e Sociedade.

O acervo social do conhecimento inclui o conhecimento de minha situação e de seus limites. Por exemplo, sei que sou pobre, que, por conseguinte não posso esperar viver num bairro elegante. Este conhecimento está claro, é partilhado tanto por aqueles que são também pobres, quanto por aqueles que se acham em situação mais privilegiada. A participação no acervo social do conhecimento permite assim a “localização” deles de maneira apropriada. Isso não é possível para quem não participa deste conhecimento, tal como os estrangeiros, que não pode absolutamente me reconhecer como pobre. Talvez porque os critérios de pobreza em sua sociedade sejam inteiramente diferentes. Como posso ser pobre se uso sapatos e não pareço estar passando fome?

(Berger; Luckmann, 2006, Pags. 62 e 63)

Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes dele chegar.

1.1 Significados de Cultura, Indivíduo e Sociedade.

Cultura: significa cultivar. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

Indivíduo: é conjunto de atributos que constituem a originalidade, a unicidade de uma criatura, e que a distinguem de outras tantas; é o somatório das características inerentes à alma humana. Toda criatura que se individualizou tornou-se um ser homogêneo, pois não mais procura comparar-se com os outros, admite a sua singularidade significa ser você mesmo. Um ser único e individual que quando se agrupa a outros indivíduos, forma a sociedade. É como se ela, a sociedade, fosse à matéria, e o individuo, fosse uma das moléculas que fazem parte da matéria. A diferença é que nós, ao contrario das moléculas, somos diferentes uns dos outros, caso contrário chamaríamos o nosso próximo de "igual" e não de "semelhante.

Sociedade: o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente.

O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com