TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Na Administração

Trabalho Escolar: Estatística Na Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da estatística nas organizações

A demanda cresce dia após dia. Este crescimento no uso da estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas e fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados e informações estatísticas para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre conjuntura econômica e social.

De maneira geral a estatística utiliza de métodos amplos, e que estes por sua vez detêm importância dentro, e de acordo com sua organização própria á que esta sendo usado. A ampla condição de significância da estatística permite que esta seja um aliado para melhor eficácia e eficiência de muitos setores organizacionais.

Os procedimentos estatísticos aplicados para conduções de análise estatística possuem significância na avaliação da sensibilidade das empresas.

As estatísticas são, freqüentemente, apresentadas como um testemunho de credibilidade a um argumento ou a uma recomendação, fato que você pode comprovar ouvindo o veiculado nos meios de comunicação: o primeiro pensamento é acreditar na notícia como se fosse verdade absoluta. É ciência quando, graças às suas teorias, estuda grandes conjuntos, independentemente da natureza destes, sendo autônoma e universal. Finalmente, é arte na construção de modelos para representar a realidade.

Por meio de uma análise estatística, o setor organizacional de um determinado setor, pode identificar suas exigências técnicas como fatores que afetam o bom desempenho da empresa, permitindo conseqüentemente à uma formulação de políticas que tenham maior relevância na obtenção de melhores resultados naquilo que a empresa se propõe.

A significância da estatística pode ser apresentada por testes que revelam a percepção, e o reflexo de determinados fatores de um determinado setor, entre outros, isto pode ser obtido, por exemplo, através de testes não-paramétricos.

O resultado de mensuração de dados, e fatores - que são merecedores de uma analise mais detalhada - via estatística permitem um melhor desenvolvimento estratégico.

Através dos números índices, que são medidas estatísticas, muitas organizações utilizam destes para comparar grupos de variáveis entre si, e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preço de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produtos etc.

Mediante a aplicação deste método estatístico –os números índices – é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do preço, diferença entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações, e etc.

O método de regressão empregado pela estatística é muito usado pois permite o uso do mesmo em diversas organizações . Os modelos de regressão são largamente utilizados em todas as áreas do conhecimento, tais como: computação, administração, engenharias, biologia, agronomia, saúde, sociologia, etc. O principal objetivo dos modelos de regressão é modelar o relacionamento entre diversas variáveis preditoras e uma variável resposta. Este relacionamento pode ser por uma equação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com