TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estetica

Projeto de pesquisa: Estetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇAO

A simples participação do indivíduo na sociedade atual já preenche, por si só, um requisito suficiente para o surgimento da Ansiedade. Portanto, viver ansiosamente passou a ser considerado uma condição do homem moderno ou um destino comum a qual todos estamos, de alguma maneira, atrelados.

Nas últimas décadas, as mudanças em todos os níveis da sociedade passou a exigir do ser humano uma grande capacidade de adaptação física, mental e social e muitas vezes, a grande exigência imposta às pessoas pelas mudanças da vida moderna e, conseqüentemente, a necessidade árdua de ajustar-se à tais mudanças, acabaram por expor as pessoas à uma freqüente situação de conflito, ansiedade, angústia e desestabilização emocional. O que devemos tentar fazer é reduzir, os efeitos danosos do estresse que a sociedade proporciona e tentar sensibilizar as pessoas para os meios capazes que possam ajudar a administrar melhor os estressores do cotidiano.

Devemos buscar uma postura onde o estresse seja um acontecimento positivo e não um empecilho ao desempenho pessoal, à saúde e à felicidade. O ideal seria adquirirmos habilidades para melhorar física e mentalmente nossa resistência ao estresse, bem como eliminar o estresse desnecessário. Atitudes assim baseiam-se na modificação de alguns aspectos no estilo de vida nas atitudes.

DESENVOLVIMENTO

A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabemos que a alimentação também pode ajudar a domar este furacão interno. Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. "Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade.Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção do hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar .Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. " Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural., ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Vale acrescentar que algumas iguarias são estressoras quando consumidas em excesso. É o caso do café, chá-preto ou verde, chocolate em excesso, álcool, gorduras e frituras portanto,controlar.

Para deixar o estado de tensão de lado e trazer mais disposição e bem-estar aos dias que estão por vir, é necessário buscar alternativas para relaxar o corpo e a mente.Tratamentos terapêuticos que beneficiam a saúde diminuem a tensão e provocam o relaxamento, como a massagem, são capazes de proporcionar sensações de conforto e bem-estar, garantindo o alívio de tensões físicas e emocionais e provocando a melhora no rendimento profissional e na relação com os familiares. As terapias alternativas trabalham no combate a ansiedade e seus efeitos também são percebidos pela diminuição de dores de cabeça, insônia, irritabilidade e falta de concentração.

Com origem na expressão, em latim, salus per aquam, que significa saúde pela água, os SPAs são cada vez mais procurados nos dias de hoje para combater as “doenças contemporâneas”, como estresse e depressão.Além da hidroterapia, os estabelecimentos oferecem diferentes opções para o relaxamento, como massagens, aulas de yoga e outras terapias alternativas. Há também estabelecimentos que trabalham com terapias voltadas à estética. Técnicas como drenagem linfática e tratamentos faciais, assim.Os SPAs estimulam também o lado espiritual, como forma de melhorar a qualidade de vida, como as técnicas baseadas em práticas orientais – como yoga, reiki e meditação , muitos dos métodos utilizados nos estabelecimentos remetem à espiritualidade e/ou ao misticismo, por exemplo, experiências esotéricas como a Cabala, a numerologia e o Tarô.

A realização de técnicas de massagem devem ser feitas sempre como um hábito de vida saudável, já que combatem o stress e todas suas conseqüências. Recomenda-se que a massagem seja realizada de uma a duas vezes por semana para que o corpo não acumule tensões. Quando há essa periodicidade, a paciente consegue ter uma saúde emocional e física mais linear, pois consegue atingir um estado de relaxamento mais duradouro.O corpo possui pontos de tensões que são trabalhados durante as massagens, como pescoço, ombro, pés, e as terapias alternativas nada mais são do que um conjunto de práticas (algumas até milenares) que fogem dos padrões científicos, utilizando-se de técnicas metafísicas, espirituais, naturais, etc. São procuradas por milhões de pessoas em todo o mundo e, geralmente, trabalham de dentro para fora, dando uma atenção maior ao interior, que influenciará diretamente o exterior.

Na Ásia, a massagem sempre foi considerada a espinha dorsal da saúde e do bem-estar. Para o oriental, não existe nenhum mistério no poder da massagem. O simples processo do deslizamento, do amassamento, e das pressões no corpo é responsável por um imenso benefício terapêutico, do mais geral ao mais específico: no controle da pressão arterial, na respiração ou digestão, e no alívio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com