TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimativa da eficiência ecológica

Projeto de pesquisa: Estimativa da eficiência ecológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.345 Palavras (18 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

Os problemas ambientais em nível mundial começam a se tornar preocupantes. Como exemplos significativos, destacam-se o aumento de temperatura da Terra, a destruição da camada de ozônio, o esgotamento acelerado dos recursos naturais, etc.

Até poucos anos atrás, as empresas consideravam estas questões como uma imposição dos sistemas de proteção ambiental, que implicavam aumento de custos. Mas hoje, os aspectos ambientais começam a ser considerados como fatores competitivos, que podem conceder à empresa uma vantagem no mercado.

A demanda por produtos cultivados ou fabricados de forma ambientalmente compatível cresce mundialmente, em especial nos países industrializados. Os consumidores tendem a dispensar produtos e serviços que agridem o meio ambiente.

Cada vez mais compradores, principalmente importadores, estão exigindo a certificação ambiental, nos moldes da ISO 14.000.

De fato, uma política ambiental bem concebida pode ajudar a reduzir custos, assim como gerar benefícios marginais pela comercialização dos resíduos, além de conduzir a segmentos de mercado especialmente rentáveis.

A cada dia fica mais óbvio que, para uma atividade empresarial ser mais eficiente, faz-se necessária a introdução de critérios ambientais no processo produtivo, e é por este motivo que o projeto de uma correta gestão ambiental na empresa desempenha um papel fundamental.

Este projeto tem como finalidade simular a implantação do Sistema de Gestão Ambiental em uma Indústria Fabricante Cosméticos. Nesse estudo aplicaremos na empresa os fundamentos da ISO 14.000, mais especificamente a ISO 14.001, especificação do Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA).

2 Avaliação do Desempenho Ambiental

A empresa a ser analisada é a Vita Cosmetics. Produz toda linha de higiene pessoal, cuidados com o corpo e perfumaria.

Até então, não possui uma política definida e voltada para o meio ambiente. Os planejamentos realizados pela empresa contemplam em muito pouco realizações voltadas a preservação do meio ambiente. A empresa não mantém programas voltados para o controle das emissões atmosféricas nem para a qualidade das águas que é lançada nos receptores. Há uma ação que tange a economia com gastos de energia elétrica e também ela sabe da necessidade de se reduzir os resíduos produzidos, mas não há nenhum planejamento efetivo para esta questão, apenas ações que visam mitigar o problema. Os produtos perigosos recebem um tratamento especial, mas os equipamentos utilizados não atendem aos requisitos de segurança e proteção contra os possíveis danos ao meio ambiente. A empresa não direciona recursos para financeiros para programas ambientais. Investe em treinamento dentro de suas possibilidades, mas nada voltado a conscientização ambiental de seus empregados. Possui um sistema de comunicação interna (rádio e jornal), só que não divulga as ações e aspectos ligados ao meio ambiente. Devido a não conscientização de sua responsabilidade ambiental, não reconhece os danos que causa aos empregados e à comunidade onde exerce suas atividades, proporcionando melhorias na qualidade de vida destes.

Ou seja, hoje, a Vita Cosmetics não prioriza as questões ambientais nos seus negócios e o pouco que faz para diminuir os impactos causados ao meio ambiente na realização de suas atividades é puramente por razões legislativas.

O atual cenário de crescente preocupação com a degradação ambiental e seus efeitos para o futuro fez com que a Vita Cosmetics começasse a perceber que ter seus objetivos alinhados com as questões ambientais pode ser um diferencial competitivo e também, ao longo prazo, uma questão de sobrevivência. A adoção de um Sistema de Gestão Ambiental é importante para que a empresa possa gerenciar suas atividades que impactam o meio ambiente e tomar medidas para reduzir tais impactos. Para a empresa que se encontra nesse cenário competitivo, é interessante que façam uma análise da sua posição estratégica no mercado, identificando o cenário interno e externo em que se encontra.

3. Estabelecendo política ambiental

Ao optar pela implantação do Sistema de Gestão Ambiental, a empresa em estudo, Vita Cosmetics, estabelece uma política ambiental, sendo a mesma descrita abaixo:

A empresa compromete-se a incorporar o pleno compromisso com a qualidade ambiental em todas as suas atividades. Para isto, estabelecerá e manterá um Sistema de Gestão Ambiental, que assegure atender a legislação e os requisitos legais e entusiasmar os nossos empregados a formarem uma consciência ecológica dentro e fora da empresa.

Buscará os recursos tecnológicos disponíveis no mercado nacional e que estejam dentro de suas possibilidades de investimento, reduzindo os efeitos de seus processos sobre o meio ambiente.

A empresa entende ser sua função promover o esclarecimento de seus clientes, para tanto, buscará formas de manter constantemente um canal de comunicação aberto com a população. Procurará uma sintonia com os responsáveis pelo meio ambiente no município e no estado, compondo parcerias na construção do conhecimento sobre o meio ambiente e os impactos ambientais que afetam o equilíbrio harmonioso da região.

4. As Normas ISO 14000 na Gestão Ambiental

No mercado competitivo dos dias atuais, as exigências do consumidor crescem, impulsionando as empresas a se adequarem a um novo padrão de qualidade para seus produtos e serviços. As normas para obtenção de certificado de Qualidade reconhecidas internacionalmente na área ambiental, comprovam esta tendência, como as da série ISO 14.000 da Organização internacional de Padronização ( International Standard Organization-ISO).Estas normas foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.

Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca.

Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com