TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimativa De Produtividade Do Feijão

Monografias: Estimativa De Produtividade Do Feijão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Com o consequente aumento da pressão sobre a produção de alimentos em função do aumento da população em todo o mundo. Ocorre um potencial de escassez dos recursos hídricos em escala mundial, o que também gera a necessidade de cada vez mais se estudar mecanismo que induzam o uso responsável do recurso água, um vez que a utilização desses recursos em épocas em que estão mais disponíveis, talco o as precipitações pluviais, freqüentes em períodos no ano e nem sempre em todos os anos para regiões de clima semi áridas (RESENDE FILHO et al, 2011).

O recurso água na agricultura tem que ser tratado com responsabilidade, uma vez que a cada momento a demanda pela produção de alimentos aumenta, logo o aprimoramento e a uma agricultura comprometida com este anseio por meio do auxílio de diversas técnicas, técnicas como a irrigação, onde a qual vem contribuindo efetivamente com 38% de todo o alimento produzido no mundo (Word Bank, 2001) e estima-se que as áreas irrigadas continuaram crescentes em todas as regiões do mundo em torno de 1% ao ano, nos próximos 24 anos (FAO, 2003).

Os alimentos produzidos em diversas partes do mundo vêm passando por restrições em função do déficit hídrico, sobretudo as regiões que praticam uma agricultura deficiente nesse recurso. Como na região Nordeste onde o feijão caupi ocupa 60% das áreas cultivadas com feijão na região. As pesquisas dessa cultura do ponto de vista hídricas ainda têm muito para ser estudado dada pela sua importância a região, principalmente pelos agricultores familiares nas zonas semiáridas, caracterizada pela variabilidade de precipitações ao longo de anos, com anos de boas precipitações que promovem grandes produtividades, contudo em outros anos há perda total devido a ausência da água, bem como a atuação de importantes outros fatores meteorológicos, como a radiação solar e a temperatura ligados diretamente a produção vegetal, conforme Lima et al. (2011).

A ocorrência da evapotranspiração com consequente perda de água entre as plantas e os solos é naturalmente atribuída ao efeito da radiação solar, fonte principal de energia. Devido a localização próximo ao trópico do equador a recepção da radiação direta, apresenta um saldo elevado de energia e consequentemente reflete em perdas hídricas por parte das culturas (FONTANA et al, 1991). A água possui importância direta nas culturas, pois por meio da água ocorrem todas as trocas gasosas e de calor necessárias e fundamentais para a manutenção da turgidez celular e as contínuas reações no seu metabolismo. O que aponto para a necessidade de se buscar a utilização ferramentas capazes de oferecer uma previsão para a produtividade em função das condições meteorológicas de cada localidade, tal como os modelos de função produção promovendo o comportamento das espécies frente aos fatores meteorológicos.

A busca de modelos matemáticos agroclimáticos que possam descrever o comportamento biológico diante das variáveis climáticas, tem sido buscado por diversos pesquisadores (Rivington et al., 2013; DeJonge et al., 2012; Rasouli et al. 2012; Thorp et al., 2012; Zhao et al., 2012; Saito e Simunek, 2009; Santos e Camargo, 2006), cada um desses autores apresentam estudos paras as diferentes regiões do planeta com suas respectivas demandas, cabendo salientar, que os modelos são voltados para prever qual o ótimo disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com