TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Cirque Du Soleil

Trabalho Escolar: Estrategia Cirque Du Soleil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  1.261 Visualizações

Página 1 de 4

Módulo: Módulo 3

Fórum: 7.2.2

Título: Estratégia Cirque du Soleil

Aluno: Sabrina Borges Hayashi

Disciplina: Estratégia de Empresas

Turma: MBA UCI 20 – Julho 2014 Introdução

Nos dias atuais, para uma empresa se sobressair e ter sucesso no mercado, é necessário muito mais do que simplesmente entregar o que se propõe, é ser eficiente, trazer qualidade e valor agregado e principalmente, inovar. Este trabalho tem como objetivo apresentar pontos importantes e estratégicos para as empresas que buscam se aperfeiçoar. Usaremos como excelente exemplo, a empresa de Entretenimento Canadense Cirque du Soleil para demonstrar como as empresas devem se posicionar e definir suas estratégias através de alguns conceitos que veremos a seguir.

Cinco forças competitivas

A análise das 5 forças de Porter tem como objetivo entender o ambiente competitivo da empresa, para que possa desenvolver um planejamento estratégico e eficiente identificando ações estratégias futuras para se obter vantagem.

No caso do Cirque du Soleil, a empresa utilizou a poderosa ferramenta de CRM (gestão do relacionamento com os clientes) para se diferenciar no mercado, procurou inovar e encantar os clientes ao redor do mundo, fazer diferente dos outros, consolidou sua marca Cirque du Soleil como sinônimo de sucesso e prestígio, e ao mesmo tempo um negócio extremamente rentável, como uma empresa de alto valor agregado.

“Explorar o desconhecido, superar barreiras e chegar ao que parecia inalcançável; esse é o conceito do Cirque du Soleil e é assim que ele se prepara para cada novo projeto”.

As cinco forças competitivas de Porter, aplicadas ao Cirque du Soleil:

1 – Rivalidade entre os concorrentes:

O Cirque du Soleil não pode ser comparado com outros Circos, ele atua em um segmento diferenciado e único. Desta maneira, praticamente não há concorrência. A Estratégica usada tem por base tornar a concorrência irrelevante através da inovação, o “fazer diferente”.

2 – Ameaça de entrada de novos concorrentes:

O Cirque du Soleil criou várias barreiras para novos entrantes em seu mercado de entretenimento, ao desenvolver um padrão de qualidade e inovação. O Cirque Du Soleil trabalha constantemente para surpreender cada vez mais seus clientes, tornando-se líder absoluto do seu nicho de mercado.

2

3 - Ameaça de produtos substitutos:

É a possibilidade dos clientes terem suas necessidades atendidas por outro produto ou serviço similar, que no final o resultado seja o mesmo. O Cirque du Soleil trabalha muito na reinvenção dos seus produtos, de maneira a sempre estar surpreendendo seu público que é bastante exigente. A empresa está sempre se atualizando e buscando o que há de melhor para apresentar aos seus clientes, sendo praticamente insubstituível.

4 - Poder de negociação dos consumidores:

É o poder de decisão dos compradores a respeito dos âmbitos preço e qualidade de um produto ou serviço. No caso do Cirque du Soleil toda inovação e qualidade é voltada para a satisfação dos clientes. Essa característica de ser único acaba impossibilitando os clientes terem outra opção do mesmo nível para barganhar qualquer questão de preço. A vantagem competitiva neste caso é enorme.

5 - Poder de negociação dos fornecedores:

Os fornecedores conseguem impor seu preço e condições quando seu produto fornecido se torna exclusivo.

No caso do Cirque du Soleil na realidade os fornecedores são seus parceiros de negócio. Juntos eles buscam a incessante satisfação e o encantamento dos clientes, dessa forma não há aquela pressão ou imposição por parte dos fornecedores. Eles são seus aliados na obtenção de lucro através do entretenimento. Juntos agregam extrema qualidade em tudo o que oferecem.

Estratégias competitivas

Segundo Porter, para enfrentar as 5 forças competitivas deve-se fazer o uso de estratégias genéricas: A de liderança no custo, a diferenciação e o enfoque. Depois de analisar as forças competitivas os gestores devem estar aptos para preparar suas estratégias.

A estratégia do Cirque du Soleil é baseada na diferenciação, seu produto é altamente atrativo e competitivo.

Seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com