TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratificação social

Tese: Estratificação social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Sociologia

Capítulo 07

1. Estratificação social

A expressão estratificação social quer dizer “camada”. Podemos entender que é uma distribuição de indivíduos e grupos em camadas hierarquizadas e que essa distribuição se dá pela posição social de cada um perante a sociedade. Daí se origina classe A (alta), B (média) e C (inferior).

Na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente no desempenho das atividades produtivas, ou seja, na quantidade de capital que o indivíduo possuía.

Principais tipos de estratificação social

Estratificação econômica: pela posse de bens materiais;

Estratificação política: pela posição de mando na sociedade;

Estratificação profissional: pelo grau de importância do profissional na sociedade.

Os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais são interligados. Mas ao longo da História, o aspecto econômico tem sido mais determinante na sociedade.

2. Tipos de sociedades estratificadas

Castas sociais: são grupos sociais fechados, cujos membros seguem rigorosamente as tradições familiares e contém uma posição social, atribuída desde o nascimento para o resto da vida.

Estamentos ou estados: é uma camada social semelhante à casta, porém com possibilidades de mobilidade social (classe baixa alcançar uma posição elevada).

Classe social: segundo Marx, a classe social é acima de tudo uma categoria histórica e se refere sempre a duas grandes classes do capitalismo – burguesia e o proletariado. Para ele, as classes sociais mudam ao longo do tempo, conforme as circunstancias econômicas, políticas e sociais, podendo haver conflitos entre si.

As classes médias ou “pequena burguesia”: constitui um setor numeroso, que abrange desde o dono de um pequeno armazém a um funcionário publico. Nos conflitos sociais e políticos, elas oscilam, apoiando ora um, ora outro pela sua heterogeneidade.

3. Mobilidade social

Mobilidade social vertical: pode ser ascendente (quando melhora sua posição economicamente, ou seja, passando para um grupo superior ao anterior) ou descendente (quando piora sua posição economicamente, passando para um grupo inferior ao anterior).

Mobilidade social horizontal: é uma mudança social dentro da mesma camada social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com