TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia De Marketing E Posicionamento Competitivo

Artigo: Estratégia De Marketing E Posicionamento Competitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento do livro: Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo – Graham Hooley, Nigel F. Piercy e Brigitte Nicoulaud

Capítulo 8 – Princípios de segmentação e posicionamento

“Mais importante ainda, a crença fundamental na segmentação dos mercados por classe social é a de que as diferentes classes devem ter diferentes níveis de riqueza e adotar estilos de vida diferentes. Esses estilos de vida são, por sua vez, relevantes para atividades relacionadas ao marketing, tais como a tendência para comprar certos bens e serviços.” (HOOLEY; NICOULAUD; PIERCY, 2011, p. 155)

Ao segmentar o mercado por meio da classe social, é possível definir algumas preferências desse consumidor, sendo ela estilo de vida e principais itens de consumo presentes em seus desejos.

“Para fins de marketing, no Reino Unido as duas classes superiores e as duas inferiores são combinadas para gerar um padrão de classificação de quatro grupos por classe social: AB, C1, C2, DE.” (HOOLEY; NICOULAUD; PIERCY, 2011, p. 155)

Esta segmentação é muito importante para o mercado, uma vez que as empresas a usam para focar seus produtos/vendas a um determinado consumidor, definindo assim diferentes tipos de mercados, como luxo, popular, fast fashion, dentre outros.

“A classe social tem sido usada como um substituto para a identificação do estilo de vida que os indivíduos podem ter.” (HOOLEY; NICOULAUD; PIERCY, 2011, p. 155)

Através dessa separação do mercado, é possível perceber como esses consumidores têm características distintas, traduzidas através da personalidade, capaz de despertar sentimentos de igualdades e diferenças responsáveis pela motivação do consumo em determinadas classes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com