TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento Em Marketing

Artigo: Posicionamento Em Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 2

Definições e Conceito

De acordo com KOTLER, o posicionamento se define por “ato desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo”, assim este conceito torna-se indispensável para a análise da imagem de uma empresa.

Outro conceito importante é o fato do posicionamento de uma empresa pode ser entendido a partir de uma visão das percepções do público-alvo. Observamos também que, o posicionamento pode ser percebido como um processo interativo, que envolvendo tanto a empresa, quanto à percepção de seu público-alvo.

Então, uma visão integradora pode ser tomada a partir da consideração dessas perspectivas, reconhecendo o caráter estratégico do posicionamento como uma ação importante para empresa, tanto em relação aos consumidores quanto ao ambiente de marketing como um todo.

Assim, entende-se que o posicionamento de uma empresa está diretamente relacionado com a percepção que o público-alvo tem sobre a mesma. E também como a empresa quer ser percebida pelos seus clientes. Porém, esta tarefa torna-se extremamente difícil e importante, pois na maioria das vezes a imagem que os clientes têm sobre ela não está de acordo com a que a organização quer transmitir.

Estratégias de posicionamento

Para algumas empresas, é fácil escolher sua estratégia de posicionamento. Por exemplo: uma empresa reconhecida pela qualidade em certos segmentos transferirá essa posição para um novo segmento caso haja compradores suficientes em busca de qualidades. Mas, em muitos casos, duas ou mais empresas perseguirão a mesma posição. Então elas terão de encontrar outros caminhos para se distinguir. As empresas devem diferenciar suas ofertas construindo um pacote único de benefícios dirigido para um grupo substancial dentro do segmento.

Para que uma estratégia de posicionamento seja eficaz, os produtos devem ser diferenciados; para isso são necessários alguns critérios:

Importância – é oferecida um benefício de alto valor.

Destaque – a diferença é oferecida de maneira destacada.

Superioridade – diferenças superior a outras obtendo benefícios.

Exclusividade – os concorrentes não conseguem copiar tal diferença.

Acessibilidade – a diferença é acessível ao cliente.

Lucratividade – a diferença é lucrativa para a empresa.

Mesmo utilizando dois ou mais desses tópicos, muitas empresas ainda não conseguem tornar o seu posicionamento visível e eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com