TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSICIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING

Trabalho Escolar: POSICIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  1.454 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A identificação do posicionamento do produto no mercado é muito importante para que se analise a percepção do consumidor com relação ao lugar que o produto ocupa em um dado mercado e sobretudo compará-lo com os produtos concorrentes e avaliar seu desempenho relativo. E, se possível, é interessante também uma avaliação de uma atitude mental dos consumidores como as características cognitivas, afetivas e de tendência de ação, como recurso para posicionar um dado produto com relação a seu mercado.

Os consumidores vivem sobrecarregados de informações sobre produtos e serviços. Não conseguem reavaliar os produtos toda vez que têm de tomar uma decisão de compra, e para simplificar esse processo classificam-nos por categorias, isto é, “posicionam” na cabeça os produtos, os serviços e as empresas. A posição do produto é um complexo grupo de percepções, impressões e sentimentos do consumidor sobre um produto com relação aos produtos e concorrentes. Os consumidores posicionam produtos com ou sem a ajuda dos profissionais de marketing, mas nem por isso estes últimos devem deixar as posições ao sabor da sorte. Devem planejar as posições que darão a maior vantagem possível aos seus produtos nos mercados-alvos selecionados, e programar compostos de marketing para criar essas posições planejadas.

Através da análise de posicionamento, pode-se avaliar, a razão pela qual o consumidor pode preferir determinada marca a outra. E, uma vez que muitas empresas possuem muitos produtos, a avaliação sobre posicionamento de cada um desses produtos não pode ser ignorada, pois é importante entender a posição que cada produto ocupa dentro do segmento de mercado a que se destina. Conceitualmente, através da análise de posicionamento de produto, pode-se avaliar o mix ótimo de produtos da empresa em função do segmento de mercado a que eles estão destinados. Isso permite, por exemplo, que empresas de grande porte constatem se seu composto de produtos é adequado ou não em função das expectativas de determinado mercado

2 CONCEITO DE POSICIONAMENTO

É a arte de configurar a imagem da empresa e o valor oferecido do produto em cada segmento de mercado, de forma que os clientes possam entender e apreciar o que a empresa proporciona em relação à concorrência. Posicionamento é o produto na mente do consumidor.

3 POSICIONAMENTO COMO CHAVE PARA VANTAGENS COMPETITIVAS

Segundo Michael Porter, uma empresa pode obter vantagens competitivas com base em uma liderança de custo através da diferenciação de seus produtos em relação à concorrência. Para tanto é preciso compreender o comportamento de custos em um negócio específico e a fonte potencial de diferenciação. Para tanto é preciso compreender o comportamento de custos em um negócio específico e a fonte potencial de diferenciação.

Quando uma tecnologia puder ser fonte de custos baixos e ao mesmo tempo proporcionar uma diferenciação em relação à concorrência, então a empresa e seus produtos ganharão um posicionamento de destaque. Portanto, uma grande missão estratégica é identificar o potencial de vantagens competitivas, para poder posicionar adequadamente os produtos ou serviços em seus respectivos mercados.

Portanto, uma grande missão estratégica é identificar o potencial de vantagens competitivas, para poder posicionar adequadamente os produtos ou serviços em seus respectivos mercados. Entre as vantagens competitivas potenciais pode-se identificar o design do produto, a capacidade de fabricação, a aceitação dos consumidores, a capacidade de distribuição e de entrega. Essas vantagens podem retardar a entrada ou o crescimento da concorrência, à medida que ela não consiga ter um produto com tão bom design, a uma fabricação tão competente em métodos, processos e economias de escala, ou que os consumidores não aceitem os seus produtos com tanto entusiasmo e que a distribuição dela seja pouco efetiva.

4 SELEÇÃO DAS BASES PARA O POSICIONAMENTO

É muito importante que a empresa possa analisar seu meio ambiente, as características de seus produtos, dos produtos concorrentes do mercado, o comportamento do consumidor para estabelecer dados como:

1 – A posição de mercado da empresa;

2 – Uma análise do produto líder com relação ao número 2 ou com relação às marcas menores;

3 – O posicionamento usado pelos concorrentes atuais;

4 – A compatibilidade, desejo e posicionamento com as necessidades dos consumidores, desejos e percepções atuais do posicionamento do produto com relação a dada classe de produto; os meios e as condições disponíveis com o fim de alcançar os objetivos específicos.

5 – O meio ambiente legal deve ser analisado dentro do proposto, assim como a inovação versus a imagem conservadora. Enfim, há vários critérios que podem ser utilizados para o posicionamento do produto em seu mercado.

5 CONCEITO DE ESTRATÉGIA

É a arte de aplicar e explorar os meios disponíveis e as condições favoráveis tendo em vista a consecução de objetivos específicos.

6 CONCEITO DE MARKETING

Marketing é o processo de planejamento, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e oprganizacionais

7 ESTRATÉGIAS DE MARKETING

A formulação da estratégia é a definição dos planos de longo prazo que permitem explorar as oportunidades, controlar as ameaças ao mesmo tempo que protegem as vantagens competitivas e procuram eliminar as debilidades. As estratégias são os planos que indicam como vamos atingir os objectivos e ambições, como vamos tirar partido das nossas vantagens competitivas e como vamos ultrapassar as nossas desvantagens.

8 POSICIONAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING

A compreensão do consumidor, sua percepção e avaliação que ele faz dos produtos e serviços de uma empresa é realmente um dos elementos essenciais para uma formulação estratégica. Entre as várias alternativas estratégicas que o posicionamento de um produto permite estabelecer destacam-se as seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com