TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento de marketing

Projeto de pesquisa: Posicionamento de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 8

Exemplo de Mercado ___________________________________________________________ 5

Tema: Posicionamento Mercadológico __________________________________________ 6

Verificando o Posicionamento no Mercado _______________________________________ 7

Considerações Finais ___________________________________________________________ 8

Conceito de Posicionamento

Cada produto, serviço ou idéia, lançados no mercado, ocupam um determinado local nos corações e mentes de cada consumidor individual. Este local é hierarquizado. O primeiro da lista é o produto líder. Os demais, a partir do segundo listado, são os produtos, serviços e idéias considerados secundários.

Todas as vantagens estão com o líder. As desvantagens com os secundários. O líder pode ser comercializado com maiores margens de lucro e necessitam de menores investimentos em tempo, energia e dinheiro para se manterem no topo.

Os produtos secundários necessitam de amplos e onerosos esforços para tentar se aproximar dos líderes, e nem sempre o conseguem.

Qualquer pessoa pode fazer uma lista hierarquizada sobre qualquer produto, serviço ou idéias que conheça ou consuma. Ela poderá também listar os produtos/serviços e idéias de forma que ocupem um “lugar” na lista que imaginou (hierarquização do posicionamento) de tal maneira que sempre poderá apontar facilmente os serviços, idéias ou produtos líderes e fixar assim seu posicionamento em relação aos que ocupem posições secundárias.

Parte Denize

O posicionamento pode ser adquirido ao longo do tempo. Esse era o único método utilizado antes do advento do marketing tal como o conhecemos hoje.

Atualmente, uma ideia, um produto ou um serviço podem ser lançados e adquirir o posicionamento de líder em seus respectivos mercados com uma rapidez extraordinária. E é isso o que tem ocorrido em diversas situações em que um produto semi- desconhecido, sem contar com o suporte de uma grande organização, ou sem “tradição” no mercado, muitas vezes derrota e substitui lideranças mais antigas e estabelecidas.

O posicionamento tanto pode ser visto a partir de uma visão focada nas percepções do público-alvo quanto também a partir de uma visão que ressalta a ação estratégica organizacional, todavia, uma visão conciliadora também pode ser identificada considerando o posicionamento como um processo interativo, envolvendo tanto a organização, quanto a percepção de seu público-alvo, quanto as características e a dinâmica do ambiente de mercado.

A mudança de posicionamento pode ocorrer de forma lenta ou brusca, conforme as necessidades de realinhamento da organização frente a novas realidades e, se tratado enquanto ação estratégica consistente tem papel essencial para as organizações em seus esforços pela busca e manutenção de sustentabilidade no ambiente.

Cada produto, serviço ou ideia, lançados no mercado, ocupam um determinado local nos corações e mentes de cada consumidor individual. Este local é hierarquizado. O primeiro da lista é o produto líder. Os demais, a partir do segundo listado, são os produtos, serviços e ideias considerados secundários.

Todas as vantagens estão com o líder. As desvantagens com os secundários. O líder pode ser comercializado com maiores margens de lucro e necessitam de menores investimentos em tempo, energia e dinheiro para se manterem no topo.

CUSTO X BENEFÍCIO

Quando podem , os consumidores optam pelos produtos líderes, que são líderes precisamente por serem considerados melhores e satisfazer bem a equação Custo X Benefício. Essa equação envolve tanto aspectos emocionais quanto econômicos.

Enquanto isso os produtos secundários são adquiridos somente pelos que não podem comprar os produtos líderes e sofrem mais com as variações de renda ou problemas conjunturais da economia.

O posicionamento pode ser adquirido ao longo do tempo. Esse era o único método utilizado antes do advento do marketing tal como o conhecemos hoje.

Atualmente, uma ideia, um produto ou um serviço podem ser lançados e adquirir o posicionamento de líder em seus respectivos mercados com uma rapidez extraordinária.

Palavras-chave: Posicionamento, marketing, estratégia.

Posicionamento Mercadológico

Pode ser considerado o conceito mais importante numa Gestão de Marketing, pois a partir dessa definição é que deverão ser desenvolvidas as estratégias para que os objetivos traçados sejam atingidos.

Evidentemente o posicionamento não deve ser igual ao da concorrência. Para se chegar a um posicionamento é necessário que o mercado em que a instituição ou o produto está inserido seja detalhadamente analisado.

Aqui se busca uma liderança na mente do consumidor, ou seja, é possível existir mais de um líder numa mesma categoria de produtos.

O posicionamento permite evidenciar a empresa no cenário competitivo, pela oferta de um produto destacado perante o consumidor, que, se baseia na satisfação mais plena de sua necessidade para decidir a sua preferência.

Duas conceituações para posicionamento de mercado são aqui consideradas. SIMPSON (2001, p. 209) valoriza a análise da concorrência para definir posicionamento pois, segundo ela, "é a imagem que os clientes têm de um produto, especialmente em relação aos concorrentes". Por seu lado, KOTLER (1998, p. 265) concentra-se mais diretamente na importância do registro de uma marca específica na mente dos consumidores, ao afirmar que "posicionamento, é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores-alvos".

Agrupando-se ambas as definições, tem-se um entendimento generalizado de que os autores referem-se às questões básicas para qualquer tipo de planejamento, a saber: onde estamos, para onde queremos ir, como chegarmos e, no caso específico do posicionamento de mercado, qual a posição do produto frente à concorrência.

Exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com