TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia De RH

Monografias: Estratégia De RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégica de Recursos Humanos

A alteração da visão estratégia empresarial, que vem deixando de ter um foco restrito de reflexão e planejamento e vem-se transformando em um processo de aprendizado contínuo, que envolve toda a organização. É um fator crucial na travessia em direção as mudanças , como as estratégicas, as de aprendizado organizacional e as de remuneração; a alteração do papel da área de recursos humanos.

Recursos Humanos ou Departamento Pessoal?

Atualmente apresenta um retrato da gestão recursos humanos, no contexto brasileiro. Esse retrato mostra a complexa base sobre a qual temos de trabalhar.

Na era do Departamento Pessoal

Segundo pesquisa realizada em 1995 com 207 empresas de médio e grande porte localizadas em São Paulo, dois terços das empresas ainda continuam na era do departamento pessoal. Somente 4% tinham práticas modernas de gestão, voltadas para o desenvolvimento da organização e das pessoas. Quando o RH participava, era somente como apoio. Eram raros os casos em que o RH tinha peso nas decisões ou participava da coordenação dos projetos. Os próprios profissionais de RH viam suas áreas desvalorizadas e pouco estruturadas. A pesquisa também indicava que um terço dos entrevistados afirmavam não haver perspectiva alguma de melhoria.

RH em transição

Sua evolução no Brasil foi marcada por dois fatores: a presença do Estado, legislando sobre a relação entre capital e trabalho e intervindo nas negociações salariais, e a pequena importância historicamente dada pelas empresas ao chamado fator humano.

A inserção da economia brasileira no cenário internacional é um fenômeno relativamente recente. Embora alguns setores tenham iniciado seus programas de modernização administrativa e gerencial já na década de 80.

Há empresas que estão adotando práticas avançadas de recursos humanos. Entretanto, ainda hoje poucas empresas têm políticas e praticas modernas de RH. Basta conhecer de perto a realidade das empresas para verificar que as inovações nem sempre são práticas generalizadas.

Período Fase Característica

Antes da década de 30 Pré-jurídico-trabalhista -Inexistência de legislação trabalhista de uma área específica

-Funções descentralizadas

Década de 30 a 50 Burocrática -Surgimento de legislação trabalhista

-Surgimento do departamento pessoal

Década de 50 e 60 Tecnicista -Implementação dos subsistemas de recursos humanos

-Preocupação crescente com desempenho e eficiência

Meados da década de 60 e 70 Sistêmica -Surgimento das gerencias de RH e dos responsáveis por relações industriais

-Integração dos enfoques comportamental, administrativo e estrutural

Década de 80 e 90 Estratégica -Mudanças profundas

-descentralização de funções

-Surgimento o movimento da qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com