TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia E Dinâmica Competitiva

Trabalho Universitário: Estratégia E Dinâmica Competitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

1. Ilustrar a matriz de Ansoff, completando-a com o nome de cada empresa no quadrante correspondente à sua estratégia.

Matriz de Ansoff Escopo do Produto

Produtos Atuais Novos Produtos

Escopo do Mercado

Mercado Atual Concentração

Unilever Desenvolvimento de Produto

Carrefour

Novo Mercado Desenvolvimento de Mercado

Fiat Diversificação

MWV Rigesa

2. Apresentação das empresas, incluindo o nome, a nacionalidade, tamanho (em número de funcionário), área de atuação (segmento), produto (ou linha de produto que seja adequado à analise aqui proposta), mercado e respectiva estratégia da matriz Ansoff à qual está correlacionada.

Empresa 1

Unilever é uma multinacional anglo-holandesa líder em vendas de bens de consumo em vários países do mundo. São produtos alimentícios, de higiene e de limpeza.

A história da Unilever começou no século XIX, na Inglaterra. Numa época em que sabão era um produto genérico, vendido por peso, William Hesketh Lever, através de sua empresa Lever Brothers, teve uma ideia simples, porém muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava. Assim nasceu o sabão Sunlight.

Constitui, hoje, um enorme conglomerado de empresas, produzindo inúmeros produtos que vão desde o ramo alimentício até o da higiene e limpeza.

Em Portugal a Unilever possui parceria com a empresa Unilever Jerónimo Martins Lda., que atualmente tem 4 unidades produtivas localizadas em Sacavém e Santa Iria da Azóia.

Em 2010 estimativa de empregados 163000.

Empresa 2

A Fabbrica Italiana Automobili Torino (FIAT) é uma fabricante de automóveis, sediada em Turim, norte da Itália.

Fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899.

Fazem parte do Grupo FIAT, as marcas automotivas FIAT, Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Autobianchi, Innocenti, Abarth, OM,Iveco, CNH, New Holland, Chrysler, Jeep, Dodge, Flexy-Coils, FIAT-Hitachi, Case, FIAT-Allis.

A Fiat se instalou no Brasil em 9 de julho de 1976. A primeira fábrica foi construída em Betim (MG) e neste local, atualmente, há três turnos com ritmo de produção diária superior a 3.000 carros.

Os funcionários são aproximadamente 30 mil diretos e indiretos.

Empresa 3

A empresa foi criada em 1959 na França quando duas famílias de comerciantes, Fournier e Defforey, comandadas por Marcel Fournier e Denis Defforey, uniram suas forças para começar um novo empreendimento. Concretizada a parceria entre as duas famílias, surgiu então o CARREFOUR. Somente no ano seguinte, a empresa inaugurou seu primeiro supermercado na cidade francesa de Parmelan, na região da Haute-Savoie. O sucesso da primeira loja foi imediato, fazendo com que a empresa, criasse, em 15 de junho de 1963, um novo conceito de lojas, o hipermercado, com 2.500 metros quadrados de área de vendas e 400 vagas para estacionamento, que abriu suas portas na cidade de Sainte-Geneviéve-Des-Bois, próxima de Paris.

Esse formato inovador, uma loja de auto-serviço, tinha com o objetivo suprir as necessidades de um novo tipo de consumidor europeu. A receptividade do público e o aumento das vendas levaram o CARREFOUR a abrir outras unidades na França e em outros países da Europa, a começar pela Bélgica em 1969 e Espanha em 1973, com o primeiro hipermercado Pryca. Nos anos seguintes o CARREFOUR introduziu muitas inovações no mercado como os “produtos livres“ (produtos sem marcas), mas “também bons e mais baratos“, em 1976; promover os famosos grandes descontos em suas lojas (Maxidescontos) em 1979; a introdução de seu próprio cartão de pagamento, o The Pass Card, em 1981; ampliação do leque de serviços do grupo com a introdução do Seguros Carrefour em 1984; e os produtos com a marca CARREFOUR em 1985.

Em 2010 estimativa de empregados 471,755.

Empresa 4

A MWV Rigesa é uma empresa do grupo MeadWestvaco Corporation (MWV),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com