TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia E Dinâmica Competitiva

Monografias: Estratégia E Dinâmica Competitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  4.439 Palavras (18 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 18

Estratégia e Dinâmica Competitiva

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Revisão da tentativa 1

Iniciado em domingo, 24 agosto 2014, 17:20

Completado em domingo, 24 agosto 2014, 17:25

Tempo empregado 5 minutos 5 segundos

Notas 6/6

Nota 1 de um máximo de 1(100%)

Question1

Notas: 1

Diante do texto: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.” (Natura – Site Oficial do Fornecedor. Disponível em: http://www2.natura.net/Web/Br/ForYou/portal_fornecedor/src/sobre.asp. 04 abr. 2013), reflita sobre as afirmativas abaixo:

A razão de ser da Natura é a declaração de sua visão estratégica

PORQUE

Seus valores giram em torno do cuidado com o bem estar.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Escolher uma resposta.

a. a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

b. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

c. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

d. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

e. as duas afirmações são falsas.

Resposta correta: a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

Comentário sobre a resposta correta: A razão de ser de uma instituição é, na verdade, sua missão empresarial e não sua visão estratégica.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

(UnB/CESPE – INMETRO/2010) Considerando que os indicadores de desempenho, ferramentas básicas para o gerenciamento do desempenho organizacional, fornecem informações fundamentais para a tomada de decisão, assinale a opção correta a respeito dos indicadores de desempenho:

Escolher uma resposta.

a. Por meio de indicadores, que são valores qualitativos, obtêm-se informações sobre as características, os atributos e os resultados de um produto ou serviço, sistema ou processo.

b. Os indicadores financeiros são excelentes medidas para designar os resultados futuros de uma organização.

c. Entre os requisitos para a escolha de indicadores, incluem-se disponibilidade, estabilidade, simplicidade, rastreabilidade, baixo custo de obtenção e representatividade.

d. A medição da proporção de recursos consumidos em relação às saídas dos processos é realizada por meio de indicadores estratégicos.

e. Os indicadores de capacidade direcionam-se às medidas de satisfação dos clientes e às características do produto ou serviço.

Resposta correta: Entre os requisitos para a escolha de indicadores, incluem-se disponibilidade, estabilidade, simplicidade, rastreabilidade, baixo custo de obtenção e representatividade.

Comentário sobre a resposta correta: Parece que você compreendeu que os indicadores de desempenho devem ser simples de se traduzir, fácil de se obter e devem expressar relações que sejam úteis na tomada de decisão.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Sobre a questão da implementação de uma estratégia, podemos afirmar:

Construir uma rede de distribuição mais robusta segue uma estratégia de reforço de competência organizacional

PORQUE

melhorar a logística é reforçar uma das competências organizacionais.

Analisando as asserções acima, conclui-se que:

Escolher uma resposta.

a. a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

b. as duas afirmações são falsas.

c. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

d. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

e. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Resposta correta: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Comentário sobre a resposta correta: Construir uma rede de distribuição mais robusta significa reforçar a competência logística que a empresa apresenta em seu tempo presente.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

(UnB/CESPE – INMETRO/2010) Com relação à administração estratégica, assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. A estratégia empresarial consiste em um processo desarticulado da estrutura, do comportamento e da cultura da organização em que é executada.

b. Entre as principais subatividades compreendidas na formulação de estratégia, inclui-se a identificação de forças e fraquezas no ambiente externo da organização.

c. Excetuam-se das atividades de implementação de estratégia em uma organização as rotinas administrativas.

d. A noção de estratégia empresarial relaciona-se à tomada contingente de decisões em uma organização, que, por meio dessa estratégia, determina e revela seus objetivos e metas, bem como produz as principais políticas e planos para o seu alcance.

e. As influências ambientais de natureza tecnológica, econômica, física, social e política incidem na vida e no desenvolvimento de uma organização.

Resposta correta: As influências ambientais de natureza tecnológica, econômica, física, social e política incidem na vida e no desenvolvimento de uma organização.

Comentário sobre a resposta correta: Variáveis do ambiente externo como a tecnologia, a economia, a política e até aspectos demográficos (físicos) interferem na atuação de qualquer organização, pois são elementos influenciadores no mercado.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Notas: 1

(UnB/CESPE – INMETRO/2010) Considerando que planejamento estratégico consiste no processo de elaboração das estratégias a serem seguidas por uma organização para o alcance de suas metas, assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. A implementação de estratégia em uma organização ocorre por meio de ações definidas pelo departamento de recursos humanos.

b. O planejamento estratégico é um procedimento formal, por meio do qual se reproduzem resultados articulados, na forma de um sistema integrado de decisões.

c. A despeito de serem passíveis de observação, as metas organizacionais não podem ser mensuradas, pois são indicadores qualitativos.

d. No planejamento estratégico, compreende-se o diagnóstico do ambiente externo à organização e pretere-se o ambiente interno.

e. O planejamento estratégico proporciona à empresa uma previsão limitada de seu futuro, principalmente em relação às dificuldades que poderá enfrentar, visto que, na maioria das vezes, elas são imprevisíveis.

Resposta correta: O planejamento estratégico é um procedimento formal, por meio do qual se reproduzem resultados articulados, na forma de um sistema integrado de decisões.

Comentário sobre a resposta correta: Quando uma corporação elabora um caminho a ser percorrido em direção à sua visão empresarial, ela deve considerar que vai enfrentar um conjunto de variáveis que se articulam e interferem em seus resultados, o que exigirá uma tomada de decisão bastante consciente e integrada.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6

Notas: 1

Diante o conceito de estratégia organizacional, analise as asserções:

I. A estratégia exige que o gestor desenvolva um olhar panorâmico.

II. A crescente competitividade do mercado estimula a criação de estratégias competitivas cada vez mais aprimoradas.

III. A importância dos stakeholders na elaboração de uma estratégia está no fato de que são grupos que podem interferir na atuação financeira e produtiva da empresa.

IV. Para se elaborar uma estratégia, a empresa deve focar apenas no ponto aonde quer chegar.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I e II, apenas.

b. II e III, apenas.

c. I, II e III, apenas.

d. III, apenas.

e. I, apenas.

Resposta correta: I, II e III, apenas.

Comentário sobre a resposta correta: Parece que você entendeu muito bem o conceito de estratégia organizacional. Lembrando alguns pontos: a importância do olhar panorâmico (enxergar todo o contexto em que a empresa está); a questão de que, se não houvesse concorrência, a empresa não precisaria prever riscos; a interferência de stakeholders - como acionistas, clientes e fornecedores – na atuação da empresa.

Correto

Aula 2

Notas relativas a este envio: 1/1.

1

Notas: 1

(ENADE - Administração 2012) A perspectiva da sustentabilidade põe em discussão nosso atual modelo de desenvolvimento. Nos próximos decênios, deveremos ser capazes de passar de uma sociedade em que o bem-estar e a saúde econômica, que hoje são medidos em termos de crescimento da produção e do consumo de matéria-prima, para uma sociedade em que seja possível viver melhor consumindo (muito) menos e desenvolver a economia reduzindo a produção de produtos materiais. É muito difícil prever como essa passagem de um estado para outro poderá acontecer. É certo, porém, que será verificada uma descontinuidade que atingirá todas as dimensões do sistema: a dimensão física (os fluxos de matéria e energia), mas também a econômica e institucional (as relações entre os atores sociais), além da dimensão ética, estética e cultural (os critérios de valor e os juízos de qualidade que socialmente legitimam o sistema). Também é certo, portanto, que o que nos aguarda é uma longa fase de transição. Aliás, podemos dizer que a transição já começou e que se trata de promover a sua gestão procurando minimizar os riscos e aumentar as oportunidades. As características das sociedades sustentáveis vão emergir de um processo que vai depender de como vão se mover os diferentes atores sociais, das novas culturas que vão surgir, das relações de força que vão ser estabelecidas e das novas instituições que vão ser criadas.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais São Paulo: EdUSP, 2002. p. 31-32 (adaptado).

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Entre os atores sociais referenciados, as empresas ocupam papel secundário, pois sua função primordial é socioeconômica e não sociopolítica ou institucional, esta tipicamente exercida por governos e organizações multilaterais.

II. Em processos de transição como o mencionado no texto, inovação e mudança tendem a ser incentivadas, enquanto valores e práticas institucionalizados tendem a ser questionados e substituídos por novas instituições, as quais podem conservar certos aspectos tradicionais.

III. O cenário apresentado é repleto de oportunidades que podem ser alvo de estratégias empresariais para transformar ou até eliminar a produção de certos bens e gerar novos serviços, por exemplo, de reciclagem e reutilização de insumos e produtos, e de locação ou compartilhamento de eletrodomésticos, bicicletas e automóveis.

IV. Práticas como a logística reversa de bens pós-consumo, já adotadas por muitas empresas, tendem a ser parte integrante dos planos e estratégias empresariais em diversos segmentos, seja por determinação legal, seja por incentivos de mercado.

São adequadas ao contexto apresentado apenas as afirmações:

Escolher uma resposta.

a. I e II.

b. II e III.

c. I, III e IV.

d. II, III e IV.

e. I e IV.

Resposta correta: II, III e IV.

Comentário sobre a resposta correta: Algumas mudanças radicais como as trazidas pelas questões de sustentabilidade podem levar as corporações a rever seus valores e suas práticas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

“Em termos de espaço, a visão estratégica significa visualizar o todo. Podemos dar o nome de abordagem sistêmica ou holística, e é importante apreender a totalidade da situação e não apenas parte dela. Ver a floresta toda e não cada uma de suas árvores, embora estas sejam importantes para se ter a noção da floresta. Ver a cidade e não cada uma de suas ruas. Ver a água e não decompô-la em seus elementos componentes, o hidrogênio e o oxigênio. O todo é diferente de suas partes integrantes. Além disso, o estrategista precisa cultivar a visão periférica, ou seja, a capacidade de visualizar onde o todo está inserido. Significa ver o entorno para compreender o papel do sistema e como ele se comporta em seu ambiente. Olhar para fora é fundamental.”

(CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico. 2ª. edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, p.4-5)

Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Para elaborar sua estratégia, a organização pode utilizar-se de uma ferramenta gerencial chamada Matriz SWOT. PORQUE

II. o todo que uma organização deve visualizar, na elaboração de sua estratégia, contempla o ambiente externo e suas fragilidades. Esses são exatamente os itens analisados na Matriz SWOT.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b. As asserções I e II são proposições falsas.

c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Resposta correta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Comentário sobre a resposta correta: A matriz SWOT é aplicada por muitas empresas, pois permite um olhar panorâmico dos ambientes de seu contexto. A matriz SWOT envolve a análise das forças e fragilidades que uma empresa pode apresentar em seu ambiente interno e analisa também as ameaças e oportunidades que o ambiente externo por oferecer

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

“Globalização: a economia digital é global. O novo mundo geopolítico está abrindo novos mercados em todos os lugares, exigindo uma resposta global. Os negócios globais precisam conectar-se com cliente, fornecedores, empregados e parceiros ao redor do mundo. Novas oportunidades nos mercados financeiros globais requerem uma infraestrutura de informação.”

(ANDRADE, Rui O. B. de. Estratégias de Gestão: processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p.5)

Diante do texto acima, reflita sobre as afirmações:

Em um mundo globalizado, o diagnóstico estratégico deve ir além das fronteiras nacionais ao analisar o ambiente externo PORQUE

atualmente, a elaboração de uma estratégia deve substituir a análise do ambiente corporativo interno pela análise do ambiente externo global.

Em relação às afirmações, conclui-se que:

Escolher uma resposta.

a. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

b. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

c. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

d. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

e. As duas afirmações são falsas.

Resposta correta: A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

Comentário sobre a resposta correta: Em tempos de globalização, o diagnóstico estratégico deve dar subsídios para que a empresa saiba o que deve melhorar internamente para ser capaz de enfrentar o mercado externo nacional e o externo internacional. A análise do ambiente interno da empresa, ou seja, toda sua capacitação e fragilidades, jamais deve ser deixada de lado.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

A responsabilidade social é uma exigência do mercado contemporâneo em relação às corporações. Já não basta dar atenção aos clientes e investidores: as empresas devem cuidar também das “questões relativas a comunidades, meio ambiente, saúde e bem-estar dos funcionários, bem como a violações aos direitos humanos nas cadeias globais de suprimentos e a organizações ativistas não governamentais (ONGs), entre inúmeras outras questões [...]”

(KLUYVER, Cornelis A. de. Estratégia: uma visão executiva. 3ª. edição. São Paulo: Pearson, 2010, p.59)

Em função do texto acima, reflita sobre as asserções:

I. Uma empresa com responsabilidade social não deve permitir que seus valores sejam influenciados por novas leis.

II. A relação de parceria com fornecedores pode facilitar as ações de responsabilidade social.

III. A preocupação com a comunidade local e trabalhos voluntários devem ser estimulados pela empresa com responsabilidade social.

IV. A responsabilidade social é independente da relação entre empresa e consumidor.

São asserções verdadeiras:

Escolher uma resposta.

a. II, III e IV, apenas.

b. I, III e IV, apenas.

c. I e IV, apenas.

d. II e III, apenas.

e. I e II, apenas.

Resposta correta: II e III, apenas.

Comentário sobre a resposta correta: Muitas ações de cunho social podem ser apoiadas pelos fornecedores. Praticar a responsabilidade social é atuar na comunidade em que se localiza a empresa. A responsabilidade social é demonstrada – também – por sua atuação na dimensão social do consumo. A empresa que dedica atenção à responsabilidade social está sempre alinhada às novas leis que prezam pelo social e pelo ambiental. Como esse tipo de alinhamento deve partir dos valores e princípios da empresa, ela deve estar ciente de ajustá-los às novas realidades de sustentabilidade.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Notas: 1

A respeito da Análise de Cenários, podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. o processo de Análise de Cenários deve ser realizado a portas fechadas e apenas com a presença da alta cúpula da empresa.

b. o processo de construção de cenários envolve a avaliação de premissas, a exploração de potenciais contextos futuros e a visualização de trajetórias ideais em direção aos objetivos empresariais.

c. a Análise de Cenários pode ser uma ferramenta para que as empresas possam refletir sobre as estratégias a curto prazo.

d. a incerteza quanto ao futuro torna a Análise de Cenários uma ferramenta gerencial muito pouco utilizada pelas empresas internacionais.

e. a Análise de Cenários deve definir a estratégia mais adequada para dar conta de um único cenário selecionado depois de muitas discussões.

Resposta correta: o processo de construção de cenários envolve a avaliação de premissas, a exploração de potenciais contextos futuros e a visualização de trajetórias ideais em direção aos objetivos empresariais.

Comentário sobre a resposta correta: A Análise de Cenários é uma técnica gerencial que envolve premissas construídas sobre o estudo das tendências do mercado e permite a projeção de possíveis futuros para a empresa. Sempre que se fala em estratégia, fala-se em longo prazo – o que justifica o uso de premissas que se constrói em função do estudo das tendências de mercado. A Análise de Cenários pode trazer resultados mais expressivos quando realizada por especialistas de várias áreas (inclusive pessoas externas à empresa). Essa ferramenta serve para se estudar as várias possibilidades de cenários e não para selecionar um único cenário que seja o mais propício.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6

Notas: 1

(UnB/CESPE – INMETRO/2010) Com relação à abordagem SWOT - do acrônimo strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), threats (ameaças), assinale a opção correta:

Escolher uma resposta.

a. No processo de elaboração de estratégias competitivas, as empresas devem analisar, de forma secundária, os aspectos relativos ao ambiente externo.

b. A oportunidade consiste em uma circunstância que, se bem explorada no ambiente organizacional, contribui para a redução da competitividade estratégica.

c. A capacidade de inovação no ambiente organizacional é considerada uma ameaça à estratégia competitiva de uma empresa, visto que desestabiliza as estratégias elaboradas.

d. Recursos tangíveis, tais como os financeiros, organizacionais, físicos e tecnológicos, são ativos que podem ser distinguidos e quantificados.

e. Os stakeholders das organizações compõem uma categoria central na análise do ambiente interno.

Resposta correta: Recursos tangíveis, tais como os financeiros, organizacionais, físicos e tecnológicos, são ativos que podem ser distinguidos e quantificados.

Comentário sobre a resposta correta: A tangibilidade é uma característica quantificável. Aquilo que é intangível não é quantificável como, por exemplo, os valores de uma empresa, o clima organizacional

AULA 3

Notas: 1

(CESGRANRIO-2010-ELETROBRAS) O modelo das cinco forças de Michael Porter é uma ferramenta bastante utilizada para análise da indústria de uma organização. As cinco forças de Porter São:

Escolher uma resposta.

a. Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Cultura de uso de mercado, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.

b. Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.

c. Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.

d. Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Cultura de uso de mercado e Rivalidade de concorrentes.

e. Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Penetração de mercado dos concorrentes, Cultura de uso de mercado e Rivalidade de concorrentes.

Resposta correta: Ameaça de novos entrantes, Poder de negociação de fornecedores, Poder de negociação de compradores, Ameaça de substitutos e Rivalidade de concorrentes.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Você compreendeu que o modelo das cinco forças de Porter sustenta que o potencial de um setor sofre influência direta da movimentação dos concorrentes – dentro do setor e de fora para dentro.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Observe a figura abaixo.

Em relação ao que traz a figura, podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. trata-se da matriz de Ansoff e o quadrante que está faltando é o da Estratégia de Diversificação.

b. trata-se da matriz de Ansoff e o quadrante que está faltando é o da Estratégia de Desenvolvimento Tecnológico.

c. trata-se da matriz de Porter e o quadrante que está faltando é o da Estratégia de Diversificação.

d. trata-se da matriz Produto/Mercado e o quadrante que está faltando é o da Estratégia de Desenvolvimento Tecnológico.

e. trata-se da matriz BCG e o quadrante que está faltando é o da Estratégia de Desenvolvimento Tecnológico.

Resposta correta: Trata-se da matriz de Ansoff e o quadrante que está faltando é o da Estratégia de Diversificação.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Você realmente reconheceu a matriz de Ansoff (também conhecida por Matriz Produto/Mercado). Quando uma empresa conquista um novo mercado com novos produtos, ela pratica a Estratégia de Diversificação.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Uma das cinco forças do Modelo de Porter é a grande rivalidade entre os concorrentes atuais do setor. O que a caracteriza é:

Escolher uma resposta.

a. o alto poder de barganha dos fornecedores.

b. o lento crescimento do setor.

c. a alta barreira de entrada.

d. a baixa barreira de entrada.

e. o alto poder de barganha dos compradores.

Resposta correta: o lento crescimento do setor.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Parece que você realmente estudou as cinco forças de Porter.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

Questões como: sistemas de distribuição atuais e emergentes; lucratividade de mercado e segmento; crescimento de mercado e segmento; e tamanho potencial e real do mercado são usadas como base para:

Escolher uma resposta.

a. analisar o mercado.

b. criar o plano logístico.

c. analisar o ambiente organizacional interno.

d. fazer a análise de desempenho humano.

e. mapear os ativos estratégicos da organização.

Resposta correta: Analisar o mercado.

Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo! Você realmente estudou sobre a análise de mercado.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Notas: 1

Segundo a matriz de Ansoff, a estratégia de Penetração de Mercado é caracterizada pelo seguinte aspecto:

Escolher uma resposta.

a. A empresa cria uma atuação totalmente nova.

b. A empresa oferece novos produtos a clientes atuais.

c. A empresa oferece os mesmos produtos para clientes novos.

d. A empresa concentra sua ação na oferta de produtos atuais a clientes atuais.

e. A empresa conquista novos mercados.

Resposta correta: A empresa concentra sua ação na oferta de produtos atuais a clientes atuais.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A estratégia de Penetração de Mercado, também conhecida por estratégia de Concentração, é aquela em que a empresa cresce dentro do escopo de mercado em que já atua.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6

Notas: 1

Geralmente, há gap (lacunas) no atendimento ao mercado pelos diversos setores. Pode ser uma oportunidade estratégica atender essas lacunas de forma que a concorrência ainda não o faz.

As lacunas surgem quando:

Escolher uma resposta.

a. os clientes têm facilidade de acesso ao produto ou serviço de empresas com alto desempenho.

b. a logística aplicada para determinado produto envolve o e-commerce.

c. a concorrência disponibiliza uma diversidade muito grande de soluções.

d. a demanda do mercado não apresenta qualquer repressão.

e. há indisponibilidade de versões de produto para aplicações específicas.

Resposta correta: Há indisponibilidade de versões de produto para aplicações específicas.

AULA 4

Notas: 1

A respeito dos ativos organizacionais, podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. ativos físicos, como os processos logísticos, devem ser envolvidos na implementação de estratégias.

b. eles podem ser tangíveis, como os equipamentos da empresa ou intangíveis, como os recursos financeiros.

c. franchising e leasing não são considerados ativos organizacionais porque não são de propriedade da empresa.

d. não se considera o grau do risco financeiro ao se analisar os ativos financeiros da empresa, pois isso engessaria qualquer possibilidade de projeções.

e. a arquitetura organizacional é baseada numa adequada coordenação dos ativos.

Resposta correta: a arquitetura organizacional é baseada numa adequada coordenação dos ativos.

Comentário sobre a resposta correta: Você realmente estudou sobre a importância dos ativos organizacionais para a análise do ambiente interno.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

O modelo da McKinsey & Company, conhecido por 7-S (sigla para as palavras inglesas: strategy, structure, style, systems, skills, sahred values), sugere a coordenação integrada de sete variáveis: estratégia, estrutura, estilo, sistemas, equipes, habilidades e valores compartilhados.

Em relação aos 7-S, podemos afirmar que:

I. o “S” de Valores Compartilhados envolve a visão e missão da empresa.

II. o “S” de Estilo envolve as potencialidades que dominam a organização.

III. o “S” de Estilo refere-se ao modo de atuação dos gerentes.

IV. o “S” de Estrutura está voltado às questões financeiras.

Estão corretas APENAS as afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. I, II e IV.

b. II e III.

c. I e II.

d. III e IV.

e. I e III.

Resposta correta: I e III.

Comentário sobre a resposta correta: Você realmente memorizou o modelo dos 7-S.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

O capital intelectual de uma empresa é um ativo organizacional estratégico.

PORQUE

Propicia conhecimento que pode transformar-se em patentes, gerando receitas adicionais.

É correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

b. as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

c. as duas afirmativas são falsas.

d. as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

e. a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

Resposta correta: as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Comentário sobre a resposta correta: Percebe-se que você estudou sobre os recursos estratégicos de uma empresa.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

A gestão estratégica deve lidar com mentalidades arraigadas que refletem apoio a crenças e estratégias empresariais obsoletas.

PORQUE

É comum encontrarmos resistências internas às mudanças necessárias para se manter a competitividade organizacional.

É correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. as duas afirmativas são falsas.

b. a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

c. as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

d. a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

e. as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Resposta correta: as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Comentário sobre a resposta correta: Você compreendeu que as próprias resistências dentro das organizações podem atrapalhar a competitividade organizacional e a gestão deve saber lidar com isso.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Notas: 1

A análise dos recursos financeiros utiliza índices que podem dar subsídios ao direcionamento estratégico. A coluna da esquerda lista alguns desses índices. A coluna da direita traz a utilidade de cada índice.

A - Índices de atividade I -Medem a eficácia na alocação dos recursos.

B-Índices de alavancagem II -Focam a geração do fluxo de caixa e a capacidade em honrar as obrigações financeiras.

C - Índices de lucratividade III -Sugerem melhorias potenciais no financiamento de operações.

D - Índices de liquidez IV -Medem a produtividade e a eficiência.

A correta associação entre as colunas é expressa pela alternativa:

Escolher uma resposta.

a. A-IV, B-III, C-I, D-II.

b. A-IV, BIII, C-II, DI.

c. A-III, B-IV, C-II, D-I.

d. A-III, B-II, C-IV, D-I.

e. A-I, B-III, C-IV, D-II.

Resposta correta: A-IV, B-III, C-I, D-II.

Comentário sobre a resposta correta: Você demonstra que conhece bem a utilidade dos índices financeiros como recursos estratégicos em uma empresa.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6

Notas: 1

As marcas são consideradas ativos estratégicos, porque:

I. ajudam as empresas a construir e manter a fidelidade do cliente.

II. uma marca forte pode ajudar a manter margens de lucro.

III. fazem parte dos ativos estruturais da empresa.

IV. uma marca forte levanta barreiras à entrada de novos participantes no mercado.

Estão corretas as afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. I e III.

b. I, II e IV.

c. I e II.

d. III e IV.

e. II e III.

Resposta correta: I, II e IV.

Comentário sobre a resposta correta: Você entendeu a importância das marcas como ativo estratégico da organização.

...

Baixar como  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »