TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia E Gerenciamento De Logística

Monografias: Estratégia E Gerenciamento De Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS NO COMBATE À CORRUPÇÃO

Resumo: A responsabilidade das empresas não é apenas gerar lucros para seus acionistas ou proprietários não devendo a empresa assumir responsabilidades diretas, devendo esta apenas cumprir com a responsabilidade social imposta na legislação, tal responsabilidade não pertence unicamente ao governo, sendo que tais metas dentro de uma empresa teriam que ser medidas com desempenhos positivos ou negativos sendo muito difícil medir esse desempenho. Não há razão para se exigir ou sugerir que empresários e gerentes tenham alguma habilidade de cunho social, este deve ser feito pelas autoridades públicas que também encontram grandes dificuldades para estabelecer tais metas. Quando a sociedade é beneficiada por tal procedimento encabeçado pelas empresas elas também se beneficiam deste, pois a sociedade com a qual se envolve ou onde esta localizada de certa forma é um de seus clientes, vai ainda além dizendo que as empresas têm obrigações em se envolver com problemas que não a atingem diretamente.

Palavras-chave:Responsabilidade social,empresas,corrupção

Summary: Corporate responsibility is not only generate profits for their shareholders or owners should not assume direct responsibility for the company, which must only comply with the social responsibility imposed by law, this responsibility belongs not only to the Government, and such goals within a company would have to be measured with positive or negative performance is very difficult to measure such performance. There is no reason to require or suggest that entrepreneurs and managers have some skill in the social, this should be done by public authorities which are also very difficult to set such targets. When society is benefited by such a procedure led by the companies they also benefit from this because the society with which it is involved or where it is located in a way one of his clients, goes even further saying that companies have obligations to get involved with problems that do not directly affect.

Keywords: social responsibility, corporate, corruption

Introdução

A empresa não deve estar limitada a obtenção de lucros, mas também as responsabilidades sociais, que seriam atacadas por métodos organizacionais para o bem-estar-social da comunidade, sendo que esses métodos não poderiam é claro colocar em risco a continuidade da empresa. Empresas que adotam a responsabilidade social procuram sempre o apoio e envolvimento da comunidade, pois desejam ser vistas "politicamente corretas”, sendo que o procedimento geraria uma imagem positiva da empresa na comunidade, onde está instalada.

Gerentes destas empresas além da preocupação do sucesso administrativo e financeiro da empresa estariam envolvidos junto a instituições sociais na obtenção de dados sobre os problemas sociais daquela comunidade como na solução dos mesmos. Nos últimos cinco anos a relação das empresas com o governo mudou completamente. Antes, o Estado era o maior empregador, o maior investidor e o maior cliente do setor privado. Agora ele encolheu e as regras são muito mais claras. "Todos os países que passaram por privatização e reforma do Estado tiveram redução do nível de corrupção."

2 Responsabilidade Social Empresarial

É muito comum ver empresários e empresas divulgando nos meios de comunicação a participação ou o apoio a projetos sociais, através de doações. No entanto, a questão da responsabilidade social abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais.

De acordo com Grajew (1999, p.15) trata-se “da relação ética, da relação socialmente responsável da empresa em todas as suas ações, em todas as suas políticas, em todas as suas práticas, em todas as suas relações”, sejam elas com o seu público interno ou externo.

A doação, muito confundida com a prática socialmente responsável, nada mais é do que uma prática filantrópica.

De acordo com Silva (2001), “filantropia significa amizade do homem para com outro homem, já para o senso comum, filantropia designa ajuda e possui um caráter assistencialista”. A ação filantrópica trata-se de uma ação social externa à empresa, tendo como beneficiário a comunidade. Além disso, ela acaba se tornando um paliativo para a grave conjuntura social, pois não busca a continuidade das ações e se concentra em ações esporádicas, como por exemplo, a campanha do agasalho no inverno e arrecadação de brinquedos na época do Natal.

No âmbito empresarial, uma ação é considerada de caráter filantrópico quando a empresa faz doações financeiras a instituições, fundações, associações comunitárias etc.

É uma ajuda e ela ocorre eventualmente. Já quando se fala em responsabilidade social, a empresa age de forma estratégica, ou seja, são traçadas metas para atender às necessidades sociais, de forma que o lucro da empresa seja garantido, assim como a satisfação do cliente e o bem-estar social. Há um envolvimento, comprometimento e eles são duradouros.

O fenômeno da globalização e os avanços tecnológicos apresentam grandes desafios aos empresários. Desafios estes que dizem respeito à conquista de níveis cada vez maiores de competitividade e produtividade, além da preocupação crescente com a legitimidade social de sua atuação. (FORMENTINI e OLIVEIRA 2003).

O atual ambiente empresarial aponta para dois pontos extremos: o aumento da produtividade, em função das tecnologias e da difusão de novos conhecimentos, que leva as empresas a investirem mais em novos processos de gestão, buscando a competitividade. Ao mesmo tempo temos um aumento nas disparidades e desigualdades da nossa sociedade que obrigam a repensar os sistemas econômicos, sociais e ambientais.

O que adianta ser a primeira empresa no ranking do seu negócio, deter as melhores máquinas e tecnologia e não poder contar com uma sociedade que compartilhe das mesmas perspectivas? Tanto o seu sucesso quanto o seu fracasso estão intrinsecamente ligados ao desempenho das pessoas, tornando a empresa co-responsável e uma agente de transformação social.

A Responsabilidade Social surge como uma atividade que não está dissociada do negócio da empresa. É uma nova forma de gestão empresarial. Gestão esta, que, segundo Grajew (1999), envolve uma atitude estratégica focada na ética, na qualidade das relações com os stakeholders e na geração de valor.

Como consequência tem se a “valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade de todos os públicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com