TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Ensino

Casos: Estratégias De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

ESTRATÉGIAS DE ENSINO - APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO

NOME: ROSA MARIA

CPF:

E-MAIL:

Matrícula: GO/ Curso:

Sua Matrícula foi pela pelo Site? (X) Sim ( ) Não

Para Refletir

1. Reflita conosco, professor. Por que aprender na escola se torna tão monótono? Por que a escola insiste em tornar o ato de aprender tão enfadonho?

Porque muitos professores não buscam novas metodologias para despertar o interesse dos alunos. O investimento na aula deve ser maior do que em outros elementos da escola como um todo, pois de nada adianta investir em outros aspectos se o cerne de todo o processo não for repensado de forma coerente e com espaços para as discussões que conduzam a novas práticas pedagógicas que realmente atinjam os alunos.

O ato de aprender é enfadonho porque muitas vezes o professor delimita o aprendizado apenas á notas, números e esquece o quão é importante conversar, estimular, conhecer o aluno. Apesar das mudanças no cenário educacional, com as novas tecnologias, ainda insistimos num ensino tradicional tecnicista.

Você é o Autor

2. Após a leitura do texto O Processo de Ensino-Aprendizagem, responda:

a) Você adota em suas atividades uma postura horizontal ou vertical?

b) Você age sempre coerentemente com a sua concepção do processo de ensino-aprendizagem?

c) Você propicia aos seus alunos realizarem mudanças de comportamento nos três níveis: conhecimento, atitude e habilidade?

A postura do processo de ensino/aprendizagem que adoto é a horizontal, pois não sou a detentora do saber, estou sempre aprendendo com os alunos, ambos construímos conhecimentos, trocamos experiências e ensinamentos.

A coerência na concepção do processo de ensino-aprendizagem é muito importante, pois, não basta organizar as ações tendo como apoio exclusivamente a informação teórica sobre a prática pedagógica. É preciso recriar as formas convencionais de ensino e aprendizagem para torná-las adequadas às peculiaridades da formação do aluno.

Propicio sim, pois os alunos estão sempre aprendendo algo novo, interagindo nas aulas, participando ativamente de todo o processo de ensino/aprendizagem, questionando, debatendo, expondo opiniões etc.

Para Refletir

3. Como é a sua comunicação com os alunos?

A comunicação com meus alunos é muito boa, estabelecemos uma relação de troca saudável e harmoniosa. Transformamos a sala de aula num espaço participativo, instalando um clima de discussão e reflexão entre ambos.

Para Pesquisar

4. Relate um fato semelhante ao do professor do texto “A Comunicação em Sala de Aula”, sobre a falha na comunicação. Pode ser um fato ocorrido com você, com outros colegas ou que você tenha lido.

Observando o diálogo entre um gaúcho e um paulista em um salão e achei muito engraçado, o gaúcho disse que queria dar um jeito em sua melena. O paulista pegou o creme de barbear e a navalha e começou a passar creme na barba do gaúcho que levantou da cadeira e ficou bravo, dizendo que queria cortar a melena (cabelo) e não fazer a barba. Foi então que o paulista entendeu que melena no Sul é cabelo.

Praticando e Enriquecendo

5. Após a leitura do texto “A Interação Professor-Aluno e a Ambiência em Sala de Aula”, responda:

a) Como é o seu relacionamento com seus alunos?

b) Você procura conhecer bem cada aluno?

a) Em caso afirmativo, descreva os procedimentos que você adota para conhecê-los melhor.

Posso afirmar que meu relacionamento com os alunos é ótimo, pois existe um respeito mútuo entre nós, conheço as dificuldades de cada um e procuro ajuda-los na resolução das mesmas.

Sim, aplico atividades com o intuito de conhecê-los, como a elaboração de um “diário”, onde os mesmos anotam as dificuldades e como as solucionaram, também quando não conheço uma turma peço que façam é um Memorial, onde eles relatam os fatos mais importantes de sua vida e depois apresentam em sala de aula. Assim, passo a conhecê-los, descobrindo seus anseios.

O Que Você Pensa Disso?

6. O que você entende por aprendizagem significativa?

Uma aprendizagem significativa é plena de sentido, envolvendo sentimentos e significados pessoais, ocorridos por meio de experiências. É uma aprendizagem que provoca modificação no comportamento do indivíduo nos três níveis: conhecimento, atitude e habilidade. É penetrante, não se limitando apenas ao aumento de conhecimentos, mas provocando mudanças, no indivíduo, que se refletem em sua vida.

Sintetizando E Enriquecendo Nossas Informações

7. Comente os seis princípios da aprendizagem significativa.

1. A aprendizagem significativa verifica-se quando os objetivos do professor se relacionam com os objetivos dos alunos. A aprendizagem é mais bem reconhecida e aceita quando o aluno percebe que o conteúdo está em consonância com seus objetivos.

2. A aprendizagem torna-se mais significativa quando adquirida por meio da prática.

Um dos modos eficazes de promover a aprendizagem consiste em colocar o aluno em contato direto com as situações práticas.

3. A aprendizagem auto iniciada é mais duradoura e envolvente.

Uma aprendizagem é auto iniciada é quando o aluno toma a decisão de aprender e se compromete inteiramente nessa aprendizagem, envolvendo não só a sua inteligência, mas também os seus sentimentos.

4. A aprendizagem é facilitada quando se reduzem as ameaças externas para o indivíduo. A aprendizagem significativa só ocorre quando o aluno a vivencia em um clima de confiança e compreensão, livre de ameaças e tensões.

5. A autocrítica e a auto apreciação possibilitam a independência, a criatividade e a autoconfiança dos alunos, sobrepondo-se a qualquer outro tipo de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com