TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de crescimento da empresa

Tese: Estratégias de crescimento da empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

Estratégias de crescimento da empresa

Para crescer de forma eficaz expandindo negócios e aproveitando as possibilidades empresariais existentes através de recursos que a empresa já possui, é necessário análise e planejamento contínuo nas estratégias de crescimento da empresa.

Para crescer de forma eficaz expandindo negócios e aproveitando as possibilidades empresariais existentes através de recursos que a empresa já possui, é necessário análise e planejamento contínuo nas estratégias de crescimento da empresa.

Para isso é importante que a empresa avalie se está preparada para crescer.

É preciso para isso responder as seguintes questões: A empresa se conhece? Ou seja, conhece seu real valor de mercado, sua saúde financeira? Sua fatia de mercado e o mais importante seus ativos estratégicos? Sua capacidade de inovar?

Respondidas as questões é necessário verificar se as estratégias de crescimento da empresaserão mesmos realizadas da melhor forma possível.

Para isso é necessário escolher qual as melhores estratégias de crescimento da empresa para expansão:

Expandir por produtos - nessa escolha a empresa avaliará se o melhor passo, no momento e para obter crescimento e expandir nicho de mercado, é através do aumento de vendas provocando pela expansão por produto, isto é, com lançamento de novos produtos, aperfeiçoamento de produtos já existentes ou ainda mudanças na apresentação do produto.

Por clientes - se as estratégias de crescimento da empresa são ampliar seu nicho de mercado oferecendo produtos /serviços que agradem aos clientes de diferentes idades, de diferentes classes sociais ,assim a empresa não mudará seu foco de clientes, continuando o mesmo, só ampliará a base de clientes. Por exemplo, a empresa pode adequar produtos/serviços para clientes da classe C ou o inverso para a classe A e B, ou ainda oferecer serviços que sejam mais rápidos.

Alguns hotéis estão inovando oferecendo serviços a menos com a mesma qualidade de higiene, bom atendimento, quartos agradáveis mas que dispensam acessórios de de decoração para clientes que estão de passagem por uma noite e que querem preço baixo. Com isto, é importante pensar que inovar, nem sempre é expandir , às vezes é reduzir, por isso, cuidado com as estratégias para crescimento da empresa.

Antes de obter o crescimento desejado a empresa deve avaliar como estão seus pontos críticos como: Investimentos /processos, distribuição /logística, clientes, comunicação e outros, pois, para crescer, é necessário desdobramentos para inovar e expandir negócios e ao mesmo tempo conservar operações anteriores, mesmo sabendo que é um processo que exige mudanças e treinamento para mudanças, além disso, o treinamento deve abranger funcionários e clientes.

Inovação para pequenas e microempresas nas estratégias para crescimento

As empresas que buscam somente a sobrevivência, acabam entrando em estagnação, por isso, o processo de crescimento é tão fundamental para as empresas e como consequência se faz fundamental o processo de inovação.

Para inovar é preciso criação de uma cultura voltada para a mudança. Se comparadas as empresas de outros países, as empresas brasileiras estão atrás quando o quesito é P&D ,isso porque os investimentos se destinam em sua maior parte para máquinas e equipamentos.

Para a pequena empresa inovar é um processo cultural de se desgarrar de ideias prontas e aceitar o desafio de criar. As pequenas empresas por vezes encontram dificuldades como: saúde financeira, falta de incentivos públicos, infraestrutura e outros e ainda o desafio de conquistar uma fatia de mercado.

Diante disso, o cerne do problemas está em desenvolver uma educação interna estando voltada para o empreendedorismo quanto para a pesquisa constante. A empresa deve criar mecanismos e uma rotina voltada para a observação constante dos resultados, de forma que se aprenda com os erros e obtenha assim um planejamento a partir do que deve ser mudado.

A inovação tem como papel fundamental a importância em se tornar competitivo no mercado e significa que a empresa tem a capacidade de diversificar, diferenciar e agregar valor.

Sendo que ao agregar valor ,a empresa deve fazê-lo de acordo com as necessidades dos clientes e assim conquistar ou aumentar a participação no mercado.

A inovação deve ser UND, ou seja, útil, deve criar algo novo e diferente que torne a empresa original e ao mesmo diferente do que a empresa tinha antes, deve algo diferente e transformador para a empresa ,como novos processos, melhoria de processos que são responsáveis por aumentar a produtividade e mesmo reduzir custos.

A inovação deve ser viável ,ou seja, para inovar a empresa pode decidir por medidas simples capazes de alguma forma reestruturar o ambiente e gerar lucros.

E viável, a melhor forma de inovar é trabalhar com o que tem e descobrir o que pode e deve ser feito.

Um exemplo prático, são os cadastros de clientes que devem ser completos ,com todos os dados e assim se torna mais fácil localizar informações, dados, palavras-chaves simplificando o sistema de mala direta, email marketing e outros.

Para que as cartas de aniversários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com