TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse No Trabalho

Artigo: Estresse No Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

É comum ouvir as pessoas dizendo que estão estressadas, geralmente a grande maioria ficam desnorteadas com a variedade de alterações físicas, pensamentos e emoções que acontecem com elas. O stress pode prejudicar a vida profissional e pessoal de uma pessoa. Ele surge como consequência de esforços adaptativos da pessoa a sua situação existencial e as mudanças em seu ambiente familiar ou profissional. É considerado o mal do século, seus efeitos são tão negativos para as pessoas como para as organizações. Esse trabalho aborda o conceito sobre o estresse no trabalho e qual rotina a ser adotada para evitar a recepção desta doença.

Desenvolvimento

O estresse tem sido apontado como o vilão responsável pela explosão emocional, que em determinados momentos, gera conflitos ou, então, tornou-se o ponto inicial para a falta de motivação das pessoas. A realidade mostra que o estresse é um fator presente na vida de qualquer pessoa. As organizações e as equipes de trabalho estão propensas a ficarem estressadas.

O estresse no ambiente de trabalho atrapalha o desempenho dos colaboradores, acarreta baixa produtividade e até prejuízo em alguns casos para as organizações.

O que é estresse?

O termo “estresse” vem da física, significa o grau de deformidade que uma estrutura sofre quando é submetida a um esforço.( França e Rodrigues -2005). é a forma que o corpo emocional encontra para se expressar no corpo físico em resposta ao desgaste da vida diária.

Pode-mos dividi-lo em dois tipos básicos:

• Estresse crônico: é aquele que afeta a maioria das pessoas sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave.

• Estresse agudo: é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras como a depressão na morte de um parente.

Estresse no Ambiente de Trabalho

O estresse reduz o desempenho pessoal e profissional de um colaborador. A empresa com o quadro de colaboradores estressados tem baixa produtividade, no entanto, a falta de estresse também é nociva às organizações. Na área profissional essa falta de estresse faz com que o colaborador fique desanimado, desmotivado e lento para tomar decisões. O estresse acarreta diversos problemas:

• Baixa qualidade do trabalho: serviços e produtos são afetados por falta de atenção e displicência.

• Erros: como a capacidade mental e fisiológica do profissional fica vulnerável, as chances de erros serem cometidos crescem significativamente.

• Falta de concentração: atrapalhando decisões de vendas, reuniões, sendo assim não assimilam as necessidades dos clientes tanto internos quanto os externos.

• Conflitos interpessoais: ocorrem problemas de comunicação, fofocas, sonegação de dados e consequentemente perda de clientes.

• Desmotivação: o colaborador já não encontra mais fonte de energia para continuar em busca das metas e objetivos.

Esses são alguns prejuízos causados pelo estresse no trabalho.

Para evitar que esses tipos de problemas relacionados ao estresse ocorram no ambiente de trabalho, as empresas estão adotam programas onde ensinam os colaboradores a praticar exercícios (ginástica laboral), massagem para relaxar, lazer e recreação. Algumas empresas incentivam seus colaboradores a conciliar a vida pessoal e profissional, flexibilizando os horários de trabalho. Quando essa flexibilização é possível, as empresas incentivam seus colaboradores há trabalhar mais tempo em casa, junto de sua família e só comparecer na empresa quando for realmente necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com