TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado

Dissertações: Estrutura De Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURA DE MERCADO

O comportamento de ofertantes e demandantes no mercado não é uniforme. Emdecorrência da própria dinâmica da economia capitalista, o poder dos diferentes agentes econômicosé também diferenciado. Veremos a seguir as características básicas dos principais tipos de mercado.

Concorrência perfeita:

- grande número de consumidores e ofertantes, tornando o mercado pulverizado de tal forma quenenhum comprador ou vendedor tenha condições de influenciar os preços ou o comportamento dosdemais agentes;- perfeito conhecimento do mercado, a começar pelo preço, por parte dos que o integram;- perfeita mobilidade de recursos;- ausência de entraves ao ingresso de novas empresas;- homogeneidade de produtos.Exemplos: feira livre, comércio varejista em geral.

Concorrência monopolística:

- grande número de empresas;- fracas barreiras quanto ao ingresso e saída do mercado;- pouca diferenciação dos produtos. Cada concorrente estabelece um produto único e ligeiramentediferenciado pela marca, embalagem, publicidade. A diferença é subjetiva.Exemplos: calças jeans, pizzarias, franquias, etc.

Oligopólio:

- pequeno número de empresas controla a quase totalidade do mercado;- forte bloqueio à entrada de concorrentes;- concorrência pela diferenciação de produtos;- tendência à concentração de capitais através de fusões;- tendência à formação de cartéis e à rigidez de preços.Exemplos: indústria automobilística, de vidros, cimento, aço, pneumáticos, química, petroquímica etc.

Monopólio:

- existência de uma única empresa produtora de bens e serviços para os quais, no curto prazo, nãoexistem substitutos próximos;- barreiras legais, tecnológicas e econômicas ao ingresso de concorrentes no mercado; 15

- dimensões do mercado estabelecidas pela empresa via determinação prévia do volume de produçãoe dos preços desejáveis;- o lucro total da empresa é máximo para cada nível de produção e preço por ela estabelecido.Exemplo: correios.

Monopsônio:

- uma única empresa compradora de determinado produto;- preço determinado pelo comprador.Exemplo: setor público na compra de produtos específicos.

Oligopsônio:

- poucas empresas compradoras;- preço do produto determinado pelos demandantes;- grande dificuldade de entrada no mercado para novos compradores.Exemplo: indústria automobilística, fábricas de cigarros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com