TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado

Casos: Estrutura De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREÍ

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ESTRUTURAS DE MERCADO

Marcos de Oliveira Ciríaco 6205034

Jacareí

2008

CIRÍACO, Marcos de Oliveira. Estrutura de Mercado. 2008. 11f. Trabalho de dependência da matéria de Economia do Curso de Administração de Empresas das Faculdades Integradas de Jacareí.

RESUMO

Este trabalho apresenta as estruturas de mercado são os tipos de mercado, propriamente dito, em que as empresas estão inseridas. O mercado pode ter grande número de ofertantes, concorrência pura, ou somente uma empresa que detém a tecnologia de um produto (monopólio), caso exista um peque número de empresas que dominam a oferta de mercado esse grupo é chamado de oligopólio. Os fatores de produção dizem respeito aos insumos, e se a oferta de produção é abundante ocorre a concorrência perfeita, mas se há somente um comprador ocorre o monopsônio. Por outro lado, existem poucos compradores negociando com muitos vendedores ocorre o oligopsônio, e se há somente um vendedor e um comprador se dá o nome de monopólio bilateral.

Palavra-chave: ESTRUTURAS DE MERCADO.

SUMÁRIO

RESUMO 2

1 INTRODUÇÃO 4

2 ESTRUTURAS DE MERCADO 5

2.1 Concorrência pura 5

2.2 Monopólio 5

2.3 Oligopólio 6

2.4 Concorrência monopolística 6

2.5 Fatores de produção 7

2.6 Concentração econômica e a ação governamental brasileira 7

3.0 CONCLUSÃO 9

4.0 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

As estruturas de mercado são os tipos de mercado, propriamente dito, em que as empresas estão inseridas. O mercado pode ter grande número de ofertantes, concorrência pura, ou somente uma empresa que detém a tecnologia de um produto (monopólio), caso exista um peque número de empresas que dominam a oferta de mercado esse grupo é chamado de oligopólio.

Os fatores de produção dizem respeito aos insumos, e se a oferta de produção é abundante ocorre a concorrência perfeita, mas se há somente um comprador ocorre o monopsônio. Por outro lado, existem poucos compradores negociando com muitos vendedores ocorre o oligopsônio, e se há somente um vendedor e um comprador se dá o nome de monopólio bilateral.

2 ESTRUTURAS DE MERCADO

2.1 Concorrência pura

Este é um tipo de mercado em que há grande número de empresas e uma empresa isolada não interfere nas ofertas do mercado nem o preço de equilíbrio.

O mercado é tido como atomizado, ou seja, cada empresa é como se fosse um átomo e para ser reconhecidas precisam estar em grande número. Não há diferenciação entre os produtos ofertados por estas empresas, são portanto, homogêneos e o mercado não oferece nenhum tipo de barreira para que elas ingressem no mesmo. A transparência também é fator chave neste tipo de mercado, pois todos os membros do mercado são conhecedores dos preços, dos lucros, dentre outros.

Em relação à receita, se analisado a longo prazo não é extraordinário, ou seja, não excede o lucro normal que mantém a empresa neste mercado. Mas, sendo o mercado transparente será atrativo para novas empresas quando a informação de que houve lucros extraordinários e já que não há barreiras de acesso.

Em relação à oferta, quando ela aumenta (estão entrando novas empresas no mercado) os preços tendem a cair e com eles o lucro, e chegando-se ao lucro normal não há mais o ingresso de novas empresas. Na verdade, não existe de fato uma concorrência perfeita, mas situações que se aproximam muito desta, e nenhuma empresa separadamente, consegue alterar preços ou praticar preços superiores aos do mercado.

2.2 Monopólio

Neste tipo de mercado existe apenas uma empresa que domina a oferta, restando do outro lado todos os consumidores, assim ela fica sem concorrentes e sem produtos substitutos. Ela é a única a determinar o preço de equilíbrio, assim, se ela aumenta a oferta faz com que o preço reduza, mas se faz o contrário o preço aumenta e, ainda que reduza o número de consumo a sua receita total aumenta proporcionalmente. Neste caso a empresa não deve aumentar os preços desordenadamente, pois se isso acontecer seus consumidores não conseguirão arcar com as despesas e deixaram de consumir o produto.

Em situações naturais o próprio mercado exige alto grau de capital de empresas de grande porte, como indústrias, mas há casos em que somente uma empresa detém a patente tecnológica para produzir determinado bem, há ainda um controle de matérias-primas básicas, como exemplo a bauxita produzida pelas empresas produtoras de alumínio. Há também um caso em que o monopólio é estatal, isso se dá porque há setores chamados estratégicos ou de segurança nacional (energia, telecomunicações, etc.).

2.3 Oligopólio

Neste caso típico de mercado há um número pequeno de empresas que detêm a oferta de mercado, ou ainda, pode existir grande número de empresas mas somente algumas (poucas) dominam o mercado.

No Brasil o setor produtivo é um exemplo de oligopólio, como montadoras de veículos, indústria de bebidas, dentre outros. É através da formação de cartéis que as empresas conseguem fixar quantidade ofertada e preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com