TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado

Artigos Científicos: Estrutura De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 14

ADMINISTRAÇÃO

ANDERSON DUARTE DA SILVA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

ANDERSON DUARTE DA SILVA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado à disciplina de Atividade interdisciplinar do 2º Semestre do Curso de Administração da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

.

JOÃO PESSOA- PB

2014

INTRODUÇÃO

Antigamente, formas de saciar suas necessidades eram escassas se isolando a busca por armazéns, pois não havia toda a técnica, logística e organização que existe hoje nos supermercados, estes que foram inseridos na América por volta de 70 anos atrás, chegando ao Brasil nos anos 50 revolucionando a forma de como os clientes agiam para sanar suas necessidades dentro de um setor de compras. Tudo começava a se tornar diferente e quanto mais próximo dos clientes estavam, maior a aceitação havia. E diante do exposto surge o questionamento: como as estruturas de mercado interagem com a economia? E como essas estruturas de mercado e o capitalismo influenciam no setor supermercadista? Este trabalho tem como finalidade a análise e percepção de como atua as estruturas de mercado e qual mais se adequa ao estudo de caso da estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul; tem como objetivo trazer informações que possam dar suporte intelectual para o reconhecimento das estruturas de mercado e assim ter um olhar mais critico em relação à fatores que deram suporte e ênfase a formação de redes supermercadistas. Como objetivos específicos têm: conhecer a história do supermercado no Brasil, analisar o estudo de caso e compreender quantitativamente métodos para utilização nessa gestão supermercadista.

1. HISTÓRIA DO SUPERMECADO NO BRASIL

. Os supermercados que surgiram há mais de 70 anos nos estados unidos tiveram uma prática diferente e inovadora que fizeram com que superassem as expectativas de clientes tendo uma organização maior e uma eficiência na satisfação dos clientes, devido ao baixo custo e melhor liberdade, criatividade e organização em relação aos armazéns da época. Então houve a disseminação da cultura supermercadista por diversos lugares até chegar ao território brasileiro.

Os supermercados no Brasil apareceram na década de 1950. Segundo CARVALHO (apud FERREIRA 2012 p. 2), o primeiro estabelecimento surgiu no ano de 1953 na cidade de São José dos Campos - SP, com o intuito de melhor atender o funcionamento de uma indústria da cidade.

Tivemos como um dos pioneiros na história brasileira o supermercado Sirva-se, que, segundo o proprietário do Pão de Açúcar, Abílio Diniz, foi um dos supermercados mais completos da época. Com isso pode-se notar a influência estrangeira (americana) nos supermercados brasileiros. CARVALHO (apud FERREIRA 2012 p. 3) cita:” Enquanto os primeiros supermercados norte-americanos foram instalados nos bairros periféricos, com estruturas de baixo custo, os supermercados brasileiros tinham instalações especificamente desenhadas, ampla área de vendas e foram instalados em áreas centrais das cidades, que tinham altas concentrações demográficas e alto poder aquisitivo”. Então há um processo de planejamento presente, onde inicialmente a operacionalização era muito utilizada, os colaboradores dos supermercados que entregavam e faziam toda parte de pesar e controle de mercadorias por técnicas totalmente manuais para atender seus clientes, com o decorrer do tempo foram buscando a eficiência procurando se adequar as demandas existentes e crescentes deste setor.

Segundo CARVALHO (apud FERREIRA 2012 p. 3) O Brasil passava por uma intensa e conhecida ordem tributária, ocorrida com a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), que surgiu para executar e facilitar o desenvolvimento econômico no país por meio de infraestruturas e políticas que controlassem a indústria e as iniciativas privadas. Com o intuito de recuperar-se da crise econômica que estava abalando o país, foi necessária a criação de uma política que pudesse aumentar os próprios tributos, para ocorrer um equilíbrio administração fiscal e para alcançar este incentivo que em 1963, foi criado a Reforma do Ministério da Fazenda, com o objetivo de remexer a organização da economia, que se encarregou de verificar fatos e informações que concerne a revisões sobre o Sistema Tributário.) Segundo FILHO (apud FERREIRA 2012 p. 4), “ Durante a década de 1970, a rede supermercadista passou por um processo evolutivo, resultando na abertura de 7.823 lojas Isso porque os supermercados ficaram próximos do Governo por meio de políticas de crédito que visavam uma estabilidade no setor e também porque surgiram redes com inovações em diversos produtos como móveis, para o lar, stands bancários, serviços de estacionamentos, climatização e até mesmo música no próprio ambiente, Eram os hipermercados, uma evolução dos supermercados que estava chegando. Segundo FERREIRA 2012 p. 4) que: “Apesar dos consumidores fazerem suas compras ao receber os salários para o dinheiro não passar por uma depreciação inflacionária os supermercados inovaram em fatores como a inauguração de lojas por diferentes regiões do país, a adoção da Coeteris Paribus (tudo o mais permanece) que procurou atender todos os gostos e preferências dos consumidores, principalmente os de baixa renda e também concorrendo com lojas de grande porte e melhor adaptação que atendessem a situação do consumidor e enfrentassem esse processo de grande desvalorização econômica. Com a criação do Plano Real havia a meta de estabilização da economia brasileira por meio de ações incisivas como: o Programa de Ação Imediata (PAI), fazendo um reparo em situações que trouxeram prejuízos; a Unidade Real do Valor (URV), que surgiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com