TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado

Trabalho Escolar: Estrutura De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURA DE MERCADO

As estruturas de mercado são os modelos de como os mercados são organizados. Cada estrutura de mercado baseia-se em hipóteses e características observadas da interação da oferta e da demanda.

As principais estruturas de mercado são divididas em: Monopólio, Oligopólio, Monopsônio, Oligopsônio e Concorrência Perfeita.

O monopólio é a exploração sem concorrentes de um negocio ou indústria, em virtude de um privilegio, ou seja, é vender um produto ou serviço sem concorrentes, por altos preços.

O oligopólio é uma situação de mercado em que a oferta é controlada porum pequeno número de vendedores, na qual a competição entre eles tem por base, não as variações de preço, mas sim a propaganda e as diferenças de qualidade entre eles.

O monopsônio é a forma de mercado com apenas um comprador diferentemente do oligopólio, onde temos apenas um vendedor e vários compradores. O monopsônio tem poder de mercado devido ao fato de poder influenciar os preços de determinados bens, variando apenas a quantidade comprada.

O oligopsônio tem poder de mercado devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta.

A concorrência perfeita é o tipo de mercado no qual à um grande número de compradores e vendedores. Não existe uma diferenciação entre produtos ofertados por empresas concorrentes.

Cite exemplos de:

Monopólio: Petrobrás – Única empresa de fornecimento de petróleo no Brasil

CPFL – Empresa fornecedora de Energia Elétrica

Oligopólio: Empresas prestadoras de serviços de telefonia móvel, indústrias de gases como (IBG, White Martins, etc.).

Monopsônio: Uma cooperativa de Leite, pois ela compra toda a produção de leite de uma determinada região, para garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite.

Oligopsônio: Setor de Aço.

Concorrência Perfeita: Um exemplo prático é o sal, nenhum produtor de sal consegue obter lucros acima de uma determinada média, pois a produção é extremamente eficiente evitando desperdício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com