TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Processos Organizacionais

Monografias: Estrutura De Processos Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura do estudo de caso Carvão Queimadinho, se coloque como gestor da organização e responda as questões ao final do estudo de caso:

 

Carvão Queimadinho

A produção do carvão vegetal tem inicio com o corte da madeira em um processo que corta, lera e depois embraça. Estas árvores são carregadas até as carvoarias da empresa e passam pelo processo de carbonização. Posteriormente, o carvão passa por um processo de seleção e peneiramento, sendo que os não-aprovados são descartados. Posteriormente, o produto é embalado e distribuído.

 

Na sequência, veja o organograma da empresa:

Pergunta-se:

a) Dentre os critérios de departamentalização estudados em nossa disciplina, identifique 04 (quatro) que estão presentes no organograma da empresa do case (3,0 pontos).

1° Departamentalização por função, cada gerente fiscaliza uma função estreita e estão encontrados muito próximos ao topo do organograma, no casa da Empresa temo a Gerência de Produção, Gerência de RH, Gerência Financeira e Gerência Comercial.

2°Departamentalização Territorial, pois a Empresa tem a região Sul e a Norte pra efetuar entregas e através deste tipo de departamentalização nos permite focalizar as necessidades de sua área.

3°Departamentalização por Processo ou Equipamento, encontrado e usado por empresas de produção, indústrias. Vemos este empregado pela Empresa em Seção de Plantio, Seção de Carbonização.

4° por fim Departamentalização Mista, onde cada parte da Empresa tem a estrutura que mais se adapte a sua realidade organizacional, P&B, projetos A e B.

b) Elabore o fluxograma para o case acima. Procure não deixar de fora nenhuma atividade desenvolvida pela empresa e nem seus setores, pois o fluxograma procura expressar de forma gráfica os processos desenvolvidos nas organizações. (4,0 pontos)

Fluxograma Carvão Queimadinho

Fonte:

c) Qual o layout que a empresa apresenta? Justifique sua resposta (3,0 pontos).

Layout por Produto ou em Linha. O material é que se move. Os equipamentos são dispostos de acordo com a seqüência de operações.

É usado quando: Tiver grandes quantidades de peças; O produto for mais ou menos padronizado; A demanda for estável; Puder ser mantida a continuidade do fluxo de material.

Vemos claramente que empresa utiliza esta forma de layout, pois todo o processo de produção segue uma seqüência exata, ímpar, onde a madeira passa pelo corte, leração e embraça, depois passa pelo processo de carbonização, logo apos seleção e peneiramento para ser embalado e distribuído.

Referencias Bibliográficas

SOARES. Coelho Thiago. Estruturas e processos organizacionais. Disciplina na modalidade à distância. Unisul Virtual. 2013.

MACHLINE, Claude et al. Manual de administração da produção. 5. ed. Rio de Janeiro:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com