TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Do Mercado

Trabalho Universitário: Estrutura Do Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A competitividade presente no mercado é cada vez maior, e o setor varejista brasileiro é um bom exemplo disto, principalmente com o fortalecimento dos participantes já existentes e a entrada de fortes empresas estrangeiras. Diante disso foi proposto com base no texto “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração” estudar a macro e micro economia, identificando estruturas de mercado, analisando o oligopólio presente neste setor, ligando aos métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial como as medidas descritivas, para tomadas de decisões, e finalmente a ética, política e sociedade, observando a tendência do capitalismo e suas implicações sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

A abertura do comercio internacional, caracterizada pelo fenômeno da globalização, ocasionou profundas mudanças no cenário empresarial, influenciando significativamente a estrutura e as regras da competição no setor mercadista.

SILVEIRA e LEPSCH definem supermercado como:

Um varejo generalista que revende ao consumidor final ampla variedade de produtos dispostos de forma departamental, no sistema de auto-serviço.

O setor tem se desenvolvido intensamente, pois no final dos anos 90, de acordo com LEPSCH (1999), 86,1% do volume total de venda de bens de consumo diário nacional, eram comercializados no varejo pelos supermercados. O Setor representa uma forte área de convergência do consumo, principalmente por se tratar de segmento que comercializa em primeira instancia gêneros de necessidade básica.

Na atual economia aberta e globalizada, é fundamental que as organizações busquem meios a serem competitivas. Para isso é importante que a organização identifique o seu negocio e tenha objetivos claros que lhe permitam administrar seus recursos eficientemente e direcioná-los para o fim estabelecido.

Diante disso HENDERSON (1998, p. 05) diz:

“A estratégia é a busca deliberada de um plano de ação para desenvolver a vantagem competitiva de uma empresa”

Para alcançar dados para tais tomadas de decisão, é necessário colocar em prática métodos quantitativos, ou seja, a estatística, que é antiga e tem como objetivo coletar, contar e organizar dados, sempre procurando pesquisar todos os indivíduos. Na estatística estão os métodos estatísticos que servem para fazer o tratamento dos dados coletados nas mais diversas situações. Assim o setor supermercadista tem avançado, por meio de fusões e novas aquisições, e procurando-se em analisar dados e assim obter conclusões válidas para o processo de tomada de decisão. A crescente busca do consumidor por confiabilidade, conveniência e facilidade nas formas de pagamento, são fatores decisivos para que o setor supermercadista apresentasse um crescimento real de 7,39% no Rio Grande do Sul em 2013, dados do Ranking AGAS (Associação Gaucha de Supermercados). Existe portanto no setor a busca por diferenciação, com o objetivo de aumentar o seu poder de mercado mediante fidelização de seus consumidores.

Deste modo a economia auxilia em como alocar seus recursos em diferentes alternativas de como satisfazer suas necessidades ilimitadas. Na economia está a Microeconomia e a Macroeconomia, a macro trata assuntos que acontece com a dinâmica da micro economia, ou seja, é mais abrangente. E a microeconomia busca explicar a tomada de decisão de unidades individuais. No desenvolvimento das atividades profissionais o administrador tem como objetivo primordial o sucesso da empresa. OLIVEIRA (2006, p. 181) diz:

[...] Buscar interpretar como as empresas e os consumidores interagem na definição de preços e quantidades dos bens, serviços e fatores de produção.

A microeconomia fornece as bases para a operação eficiente da empresa na busca de lucros e contribuindo de forma importante para a definição de estratégias e ações que permitirão à empresa obter sucesso enfrentando a economia de mercado.

Em alguns setores da economia verifica-se uma alta concentração de capital, ou seja, são caracterizados por grandes corporações que atendem os desejos e necessidades de um grande número de consumidores e tem a capacidade de controlar o preço dos bens e serviços ofertados. E isso tem-se observado na mudança do setor supermercadista no Brasil, mas especificamente no Rio Grande do Sul, com grandes aquisições e fusões de empresas Transnacionais. Dados indicam o estado como a quarta economia brasileira em tamanha do PIB (Produto Interno Bruto), caracterizando o oligopólio, definido por TROSTER e MÓCHON MOCILLO (1994, p. 164) quando:

[...] existe um número reduzido de vendedores ofertantes, diante de uma grande quantidade de compradores, de forma que os vendedores podem exercer algum tipo de controle sobre o preço.

O setor supermercadista tornou-se então, de grosso modo, um oligopólio. Usando de seu tamanho e aquisições em grandes quantidades, passaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com