TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Escola

Monografias: Estrutura E Organização Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  12.926 Visualizações

Página 1 de 7

Estrutura e organização da escola

A Educação Infantil é importante para o desenvolvimento da criança desde os primeiros meses e embora haja uma discussão sobre atendimento assistencialista ou pedagógico, é necessário um equilíbrio, pois: O atendimento assistencialista está relacionado aos cuidados destinados à criança, que por ainda ser pequena precisa de um adulto que a acolha e a ajude a sentir-se confortável e segura.O atendimento pedagógico se refere às aprendizagens, à aquisição de habilidades e à construção de conhecimentos. Ambos são importantes, uma vez que a criança vai à escola para ampliar conhecimentos, mas ainda é dependente dos adultos

.

A competência polivalente na formação dos professores de Educação Infantil é importante, pois:Se há um professor para música, outro para artes, outro de recreação fica difícil para a criança estabelecer uma boa comunicação com todos e gera certo conflito sobre quem ela deve recorrer em momentos de necessidade.A criança pequena precisa criar vínculos afetivos para que confie nas pessoas e a mudança constante de professores dificulta essa formação de vínculos.A criança sempre elege alguém com quem se identifique e confie e este deve ser o professor fixo.

A emoção da descoberta é sempre mais gratificante, porque envolve a participação intensa da criança na busca de informações. Isso gera uma aprendizagem significativa, muito diferente de um ambiente escolar, em que a criança tenha que: Manter-se passiva e submissa às ordens do professor. Ouvir instruções e informações acerca dos fatos e dos elementos do mundo, conhecendo-os somente através do papel.

A formação profissional dos professores de Educação Infantil não se dá apenas em cursos, mas também:

I- No cotidiano, na pesquisa realizada pelo professor para solucionar os problemas específicos de sua clientela.

II- No compromisso com a aprendizagem de seus alunos, enquanto parceiro e não um oponente da família.

III- No cotidiano de reflexão sobre as necessidades e o contexto de seus alunos e famílias e que também imprime a intencionalidade do trabalho.

IV- Em toda experiência educacional, seja teórica ou prática, pois ambas se complementam.

A função do profissional de Educação Infantil é mediar o conhecimento, já que hoje se fala em construção de significações através da mediação de parceiros mais experientes. Mediar conhecimento é:

I- Proporcionar situações de aprendizagem em um ambiente acolhedor e estimulante.

III- Proporcionar situações de aprendizagem, em que a criança faz suas descobertas e o professor a incentiva a ser curiosa e a procurar respostas aos seus questionamentos.

A reflexão promovida pela disciplina de EOEEI é importante na medida em que, popularmente, há uma série de conceitos equivocados sobre o trabalho em escolas de Educação Infantil. Entre eles:

I- A criança entre o nascimento e os seis anos de vida vai à escola somente para brincar.

II- A escola de Educação Infantil tem como principal função o preparo da criança para o Ensino Fundamental que é o nível escolar mais importante.

IV- Para a formação do professor de Educação Infantil basta ter paciência, brincar e contar histórias que entretenham a criança.

O RCNEI apresenta as seguintes concepções de criança, educação, cuidados e aprendizagem:

I- A criança é um sujeito social, histórico e singular, que constrói seu conhecimento a partir das interações com o meio e com outras pessoas.

III- Ao brincar, a criança recria e estabiliza seus conhecimentos em diversos aspectos.

Os componentes curriculares apresentados no RCNEI contam com objetivos definidos em termos de capacidades e não de comportamentos e conteúdos definidos em termos:

I- Conceituais.

II- Atitudinais.

IV- Procedimentais.

“A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: desenvolver a autoimagem positiva, descobrir e conhecer seu próprio corpo, estabelecer vínculos afetivos, ampliar relações sociais, observar e explorar o ambiente, brincar (expressando emoções, sentimentos, pensamentos desejos e necessidades), utilizar diferentes linguagens, conhecer algumas manifestações culturais”. (RCNEI, vol. I, pág. 63).

De maneira resumida, na frase anterior estão relacionados os:

II- Objetivos gerais para a Educação Infantil.

No Brasil, o surgimento das instituições pré-escolares se deu de forma muito semelhante à da Europa. Em 1988, a Constituição Federal reconhece o atendimento à criança até seis anos de idade e, em 1996, a LDB estabelece o vínculo entre o atendimento às crianças de zero a seis anos e a educação, considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica”. (RCNEI, vol. I, p. 11)

Essas medidas foram consequência de movimentos da sociedade civil e órgãos governamentais em função dos seguintes fatores:

II- A inserção cada vez maior da mulher no mercado de trabalho.

III- As mudanças na organização e na estrutura das famílias.

Ao longo da história, a infância tem se tornado o foco de importantes pesquisas e descobertas, e hoje sabe-se que: As experiências de uma criança influenciam a formação do indivíduo

O RCNEI apresenta as seguintes concepções de criança e educação:

A criança é um sujeito social, histórico e constrói seu conhecimento a partir de interações com o meio e com as pessoas

O que significa problematizar uma situação de aprendizagem? Questionar as situações cotidianas para incentivar a criança a buscar respostas.

Um importante precursor da educação, que criou os jardins da infância, foi: Froebel

A arte das crianças sofre influência da cultura. Elas exploram e constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte. Nesse sentido, as Artes Visuais devem ser concebidas como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, dá-se por meio da articulação dos seguintes aspectos:

Fazer artístico (exploração, expressão e comunicação de produção artística)

Apreciação (percepção profunda referente ao reconhecimento, à análise e à identificação de obras de arte e de seus produtores).

Reflexão (pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico).

A linguagem oral está presente no cotidiano e na prática das instituições de Educação Infantil à medica que : todos participam (crianças e adultos ,falam ,comunicam-se ,expressando sentimentos e ideias )

A seleção e a organização dos conteúdos matemáticos representam um passo importante no planejamento da aprendizagem e devem considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças para ampliá-los. Para tanto, deve-se levar em conta que:

Aprender matemática é um processo contínuo de abstração, em que as crianças atribuem significados e estabelecem relações com base nas observações, experiências.

A construção de competências matemáticas pela criança ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de inúmeras outras de naturezas diferentes e igualmente importantes.

Ao se deparar com números em diferentes contextos, a criança é desafiada a aprender, a desenvolver o seu próprio pensamento e a produzir conhecimentos a respeito.

As concepções de identidade e autonomia orientadas pelo RCNEI se apresentam da seguinte forma:

A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, ao desenvolvimento e ao uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.

Identidade se refere ao que é singular a cada pessoa, o que a torna diferente das demais, seu conjunto de modos de agir e pensar, além das características físicas.

Autonomia é a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro.

Em relação ao desenvolvimento motor da criança, conforme ela cresce, é possível notar um grande progresso. Essa evolução se percebe de várias formas:

As crianças de um a três anos, ao aprenderem a andar, vão, gradativamente, tornando-se independentes para explorar o ambiente e outros objetos.

O segundo volume do RCNEI pressupõe uma Educação Infantil que enfatize a formação pessoal e social e que se norteie pelo desenvolvimento dos seguintes eixos:

Identidade e conquista da autonomia, ambos intimamente relacionados com o processo de socialização.

É notável que muitos professores esqueçam que a socialização depende da conquista de confiança individual e da interação entre crianças e adultos e demonstram esse esquecimento em várias situações nas quais: Exigem imobilidade e silêncio constantes das crianças.

Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento. Presente no cotidiano de modo intenso, no rádio e na TV por meio de brincadeiras e manifestações espontâneas ou pela intervenção do professor ou familiares, além de outras situações de convívio social, a linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como:

Produção centrada na experimentação e na imitação, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.

Apreciação que é a percepção tanto de sons e silêncios, quanto das estruturas e das organizações musicais, buscando desenvolver a capacidade de observação, análise e reconhecimento.

Reflexão sobre questões referentes à organização, à criação, aos produtos e aos produtores musicais.

Entre os conteúdos relacionados à natureza e à sociedade, o RCNEI apresenta:

Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.

Os lugares e suas paisagens.

Objetos e processos de transformação.

Os seres vivos e os fenômenos da natureza.

Para se desenvolverem, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelecem, bem como dependem das próprias condições de aprendizagem, dentre elas:

A imitação que é o resultado da capacidade de observar e aprender com os outros e do desejo de se identificar com eles, ser aceito e diferenciar-se.

Brincar envolve a construção e a reconstrução de papéis e situações, através da representação, podendo elaborar e incorporar, sozinhas ou em grupo, emoções, sentimentos morais e de justiça.

A oposição que significa, em certo sentido, diferenciar-se do outro, afirmar o seu ponto de vista, os seus desejos.

As atividades que incentivem a linguagem escrita devem envolver, principalmente : Desafios relacionados ao desenvolvimento cognitivo, ao pensamento.

As modalidades para organização do tempo orientadas pelo RCNEI são importantes para que o professor:

Equilibre a rotina com outros tipos de atividades

O trabalho com matemática na Educação Infantil envolve:

Conceitos concretos e abstratos conjuntamente.

O trabalho com música e movimento deve: proporcionar expressão, pois ambos são formas de linguagem.

.

...

Baixar como  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »