TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Mercado de Bens e Serviços

Seminário: Estrutura de Mercado de Bens e Serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Seminário  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 5

Estrutura de Mercado de Bens e Serviços

Introdução

As diferentes estruturas dependem de três características consideradas fundamentais na diferenciação destas. Características estas, são:

• Número de empresas produtoras no mercado;

• Diferença dos produtos fabricados pelas firmas;

• Se o acesso a novas empresas nesse mercado possui dificuldades ou não.

Concorrência perfeita

Também denominada Concorrência perfeita, exemplifica o mercado com grande número de empresas, onde nenhuma destas influencia a oferta do mercado nem o preço de equilíbrio.

Este tipo de mercado se caracteriza pelos seguintes ideais:

• Mercado atomizado: existência de um grande número de empresas, onde há um preço fixo entre estas e nenhuma se sobressai à outra;

• Produtos homogêneos: as empresas vendem o mesmo tipo de produto;

• Barreiras de mercado: não existe. Novas empresas podem ingressar a indústria sem restrições;

• Transparência de mercado: não há omissão de informações sobre os fatores relacionados ao mercado.

Neste mercado não existem lucros extraordinários em longo prazo, já que as informações ficam a conhecimento geral e a inexistência de barreiras permitiria a entrada de novas firmas atraídas e por consequência aumentaria a oferta de mercado. Os preços, então, diminuiriam e por conta disto, os lucros extras.

Isso afeta o interesse de novas empresas ingressarem este tipo de mercado, pois apenas os lucros normais ficam implícitos.

Na realidade dos fatos, o mercado da concorrência perfeita é apenas uma utopia, tendo apenas mercados que se aproximem deste tipo de modelo.

Monopólio

Ao contrário da concorrência perfeita, o mercado monopolista apresenta uma única empresa dominando a oferta. Ou seja, não há concorrentes para esta, nem produtos que substituam o que ela vende.

Os consumidores, por sua vez, ficam a mercê das condições estabelecidas pela empresa ou deixam de consumir seus produtos.

A exclusividade das empresas que seguem este modelo de mercado, proporciona a capacidade das mesmas em determinar o preço de equilíbrio. No entanto, como não há bens concorrentes ou substitutos, nem sempre a demanda acompanhara o ritmo da oferta com relação à elevação do preço.

Novas empresas encontram dificuldades para entrar neste mercado devido a barreiras que se fundamentam em:

• Monopólio puro ou natural: quando uma empresa já empregada no mercado consegue obter lucro cobrando preços relativamente menores por seus produtos, o que dificulta bastante o ingresso de novas empresas para concorrência;

• Patentes: refere-se à capacidade única de a empresa produzir o bem devido a sua tecnologia. Todavia, esse privilégio perdura por tempo limitado, já que, depois de um prazo essa tecnologia é disponibilizada ao público;

• Controle de matérias-primas básicas: quando a empresa tem controle sobre os principais elementos naturais necessários para a fabricação do seu produto.

Há também o monopólio institucional ou estatal onde apenas o Estado é que oferece determinado bem ou serviço a sociedade, sendo por razões econômicas ou de segurança da nação.

Outra diferença entre a concorrência perfeita e o monopólio deve-se ao fato de as barreiras sucedida as novas empresas neste modelo de mercado, proporcionar a persistência dos lucros extras no longo prazo.

Oligopólio

Corresponde a um modelo de mercado onde há um número reduzido de empresas, também pode haver grande número de empresas, no entanto, com poucas dominando o mercado.

Nestas condições, existem duas formas de controle de preços neste mercado:

• Cartel: acordo entre as empresas de um mesmo setor para estabelecer um preço comum, ao que chamamos de solução de monopólio;

• Liderança de preços: onde há uma empresa que se sobressai, fixando preço e as demais empresas acabam por seguir as regras dessa liderança.

Concorrência monopolística

Esta estrutura de mercado é uma mistura entre concorrência pura e o monopólio, pelas seguintes razões:

• Numero de empresas: é relativamente numeroso, com possibilidade de concorrência. No entanto, a oferta não é totalmente homogênea;

• Fixação de preços: devido a existência de substituição para os bens produzidos no mercado, a fixação de preços se torna pouco amplo.

Neste modelo, também não existem barreiras que impeçam o acesso de novas empresas no mercado. Sendo assim, lucros extras serão a curto prazo e lucros normais a longo prazo.

Estruturas do mercado de fatores de produção

O mercado de fatores de produção depende da procura de componentes que se fazem necessários nos setores de bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com