TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura social

Tese: Estrutura social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE 7

 Max Weber, apresentaram estudos sobre a burocracia na condição de elemento essencial para exercer controle e ordem nas organizações formais. Na concepção weberiana, a sociedade moderna estava alicerçada na racionalidade instrumental, ou seja, “elementos de controle para dominar a realidade dentro e fora do homem”, cuja base de tal procedimento é o “cálculo, a previsibilidade e a generalização”. (Vasconcelos, 2004)  DEFENDE A BUROCRACIA COMO ALGO PRIMORDIAL PARA O FUNCIONAMENTO.

AUTORES DE TEORIAS MODERNAS DE ADM  Peter Drucker), o problema da burocracia está no seu alto grau de inflexibilidade, sistema de comando rigidamente hierarquizado e de acompanhar as mudanças no mundo dos negócios. Tais dificuldades tendem a levar muitas empresas ao fracasso justamente pela dificuldade das empresas em agilizar os processos administrativos, falta de atendimento personalizado e resistência às mudanças. (Santos, 2009) 

De acordo com Motta e Vasconcelos (2006, p. 134), “Merton mostra como a ‘personalidade burocrática’ (o fato de os indivíduos apegarem-se obsessivamente às regras nas burocracias seguindo-as estritamente, uma vez que estas aparentemente fornecem segurança e reduzem as incertezas) é um comportamento obsessivo que produz disfunções”.

Em síntese, nesta unidade de aprendizagem chamou-se a atenção para a importância das organizações formais na sociedade, pois somos dependentes destas instituições em todos os aspectos de nossas vidas: educação, saúde, segurança, alimentação etc. Além disso, o tema da burocracia foi abordado com o intuito de apresentar a necessidade de implementar normas, regras e hierarquia de poder a estrutura organizacional. Atualmente, a burocracia apresenta algumas características como flexibilidade nas relações de poder no trabalho e, para alguns autores, cogita-s a idéia da “desburocratização”.

UNIDADE 8

A estrutura social diz respeito aos padrões, comportamentos individuais e coletivos (grupos) e os diversos interesses

Conceitualmente, a sociedade apresenta características que são universais: é constituída de um grupo de pessoas que habitam o mesmo território; possuem cultura comum e apresentam identidade compartilhada e aceita entre seus integrantes; desigualdade social. (Dias, 2010)

Do ponto de vista conceitual, status é a posição que um indivíduo ocupa diante de um determinado grupo ou sociedade.

Para Marx, a estratificação social está alicerçada à questão econômica, ou seja, são as relações de produção e a desigualdade na distribuição dos recursos provocados pela exploração capitalista, que delegam às camadas burguesas a maior parcela dos recursos monetários. Neste sentido, Marx identificou duas camadas sociais: o proletariado e a burguesia. Estas camadas, denominadas de classes sociais, refletiam o modo de produção capitalista. (Dias, 2010)

UNIDADE 9

As normas são dividas em duas categorias: formais e informais. (Dias, 2010) 

Formais – Codificadas pelo Direito e sancionadas pelo poder público (leis, códigos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com