TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas De Mercado

Trabalho Universitário: Estruturas De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

A economia capitalista, em quanto à produção econômica relacionada ao mercado, sobre tipos de produtos que serão produzidos e que preços serão vendidos, pois esses produtos são deliberados normalmente pelo livre jogo nas estruturas de mercado, isto é, pelo livre funcionamento da oferta e da procura. A oferta, pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços e a procura, pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Assim o mercado se caracteriza como, local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias, reguladas pela lei da oferta e da procura.

Mercado é um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda concretizam os negócios.

Define-se, como estrutura de mercado, o conjunto de todas as características que podem afetar o comportamento e o desempenho das empresas (por exemplo: o número de empresas no mercado e o tipo de produto que vendem – homogéneo ou diferenciado).

A competitividade do mercado, entendida como o grau até ao qual as empresas podem influenciar os preços de mercado ou os termos nos quais os seus produtos são vendidos, depende da sua estrutura. Quanto menor for o poder de uma empresa individualmente considerada para influenciar o mercado no qual ela vende o seu produto, mais competitivo é esse mercado.

As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da procura, baseando-se em características observadas nos mercados existentes.

2. ESTRUTURAS DE MERCADO

As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais:

• Número de firmas produtoras no mercado;

• Diferenciação do produto;

• Existência de barreiras à entrada de novas empresas.

No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas três características são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista (ou imperfeita) e oligopólio.

No mercado de fatores de produção, as formas de mercado, segundo essas três características são: concorrência perfeita, monopsônio, oligopsônio e como caso especial, tem-se o monopólio bilateral.

2.1. CONCORRÊNCIA PERFEITA

Como todas as formulações microeconômicas, a estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma formulação irreal (ou seja, uma concepção ideal), porque os mercados altamente concorrenciais não existem, na realidade são apenas aproximações desse modelo. Não obstante, é útil como aproximação para descrever o funcionamento econômico de muitas realidades complexas.

O seu conhecimento é importante não só como estrutura ideal, que é empregada em muitos estudos que procuram descrever o funcionamento econômico de uma realidade complexa, como, também, pelas inúmeras consequências derivadas de suas hipóteses que condicionam o comportamento dos agentes econômicos em diferentes mercados.

2.1.1. HIPÓTESES DO MODELO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA:

Todo modelo é construído a partir de um conjunto de hipóteses cuja estrutura, determinada por esse conjunto, permanece válida na medida que o conjunto de suposições o seja. As hipóteses básicas de um mercado em regime de concorrência perfeita são:

I - existe um grande número de compradores e vendedores. Um grande número de compradores e vendedores se refere não a um valor acima de uma determinada quantidade, mas sim a que o preço é dado para as firmas e para os consumidores;

II - os produtos são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si; dessa forma não pode haver preços diferentes no mercado;

III - existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto; esta hipótese também é conhecida como transparência do mercado;

IV - a entrada e saída de firmas no mercado são livres. Não há barreiras na entrada ou na saída. Esta hipótese também é conhecida como livre mobilidade. Isso permite que as firmas menos eficientes saiam do mercado e que as firmas mais eficientes entrem no mesmo.

A característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade, que pode ser associado a uma espécie de rentabilidade média de mercado). Assim, no longo prazo, quando a receita total iguala o custo total, o lucro extraordinário é zero, embora existam lucros normais, pois nos custos totais estão incluídos os custos implícitos (que não envolvem desembolso), o que inclui os lucros normais. A hipótese de que a empresa, individualmente, seja incapaz de alterar o preço do produto tem uma consequência importante, porque implica a curva de demanda do produto ser perfeitamente elástica, ou seja, horizontal.

A concorrência perfeita é um mercado transparente, pois se existir lucros extraordinários, atrairá novas firmas para o mercado, acarretando o aumento da oferta de mercado, os preços de mercado tenderão a cair, e consequentemente os lucros extras, até chegar a uma situação onde só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado.

2.2. MONOPÓLIO

Uma empresa é um monopólio se é a única vendedora de seu produto e se seu produto não tem substitutos próximos. A causa fundamental dos monopólios está nas barreiras à entrada: um monopólio se mantém como o único vendedor de seu mercado porque as outras empresas não podem entrar no mercado e competir com ela. As barreiras à entrada, por sua vez têm três origens principais:

• Um recurso chave é exclusivo de uma única empresa;

• O governo concede a uma única empresa o direito exclusivo de produzir um determinado bem ou serviço;

• Os custos de produção tornam um único produtor mais eficiente do que um grande número de produtores.

2.2.1. HIPÓTESES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com