TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas De Mercado

Trabalho Escolar: Estruturas De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

2 ESTRUTURAS DE MERCADO

As estruturas de mercado são modelos de como os mercados estão estruturados e organizados, existem vários tipos de empresa e cada uma tem uma característica, a diferença está no objetivo da empresa em aumentar o lucro, conquistar clientes, entre outros.

A partir da oferta e da demanda, são determinados o preço e a quantidade de um bem ou serviço, entretanto depende também da estrutura de mercado da empresa. Classificamos o mercado em quatro estruturas básicas, são elas: concorrência perfeita; concorrência monopolística; monopólio e oligopólio.

2.1 CONCORRÊNCIA PERFEITA

A estrutura de Concorrência Perfeita é um modelo teórico criado para descrever o que seria o ideal. É a partir das diferenciações dele que podemos classificar as outras estruturas de mercado. Esta estrutura descreve mercados que nenhum participante tem o tamanho suficiente para poder ter o poder de mercado para definir preços de um produto homogênio, elas não concorrem pelo preço já que sua margem de lucro é pequena, então os preços seriam baixos, e todos os consumidores poderiam ter acesso a estes produtos.

Existem poucos mercados assim, mas esse tipo de concorrência pode servir como referência para classificar os mercados de concorrência imperfeita no mundo real.

2.2 CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA

Na concorrência monopolística, existem vários compradores, mas apenas um vendedor do produto, porém existe substituto próximo para concorrer.

Neste tipo de mercado existem barreiras à entrada de novas empresas.

Trata-se de uma estrutura intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio.

2.3 MONOPÓLIO

Neste tipo de mercado há apenas um único vendedor ou produtor para oferecer um bem, não havendo substitutos. Assim como na concorrência perfeita, os exemplos de monopólio são raros.

Trata-se de uma estrutura em que o vendedor tem total poder de mercado, ou seja, capacidade de definir os preços, mas isso não significa que poderá cobrar qualquer preço, pois senão poderá reduzir a demanda e seu lucro será menor.

2.4 OLIGOPÓLIO

É uma estrutura de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um numero pequeno de empresas, assim elas têm que considerar os comportamentos e reações das outras para poder tomar qualquer tipo de decisão de mercado.

No oligopólio, os produtos podem ser homogênios ou apresentar algumas diferenças, sendo que, geralmente, eles concorrem pela qualidade dos produtos e não tanto pelo preço. Esta é a estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul, pois existem apenas três empresas que competem entre si, são elas: Carrefour, Zaffari e Grupo Wal Mart, o fatumento delas correspondem a 90% do total no setor supermercadista da capital do RS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com