TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estude De Caso Coma Bem

Pesquisas Acadêmicas: Estude De Caso Coma Bem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.745 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Qual o problema principal do caso? E, qual a hipótese que você levantaria para indicar a(s) causa(s)?

A falta de planejamento para a expansão e diversificação dos seus negócios foi o principal problema. Com o crescimento acelerado, sem planejamento, apenas pensando no lucro em si, a empresa perdeu a essência que fez com que ela desses ótimos resultados no passado.

Esta essência também era resultado da cumplicidade entre o patrão e seus funcionários, cumplicidade esta quebrada pelo patrão devido ao crescimento da empresa, gerando, provavelmente, outros cargos e distanciando o dono dos seus funcionários.

2 - Imagine que você pudesse responder a essa questão com evidências suficientes. Como você justificaria a um colega a importância das suas descobertas?

O Sr. Ricardo esqueceu completamente dos seus funcionários. Ao invés de focar no melhor que a empresa tinha, o estreito relacionamento com os funcionários, focou apenas no crescimento desordenado da empresa deixando, inclusive, de investir nos seus funcionários.

A preocupação com a expansão e o crescimento da empresa fez com que a empresa deixasse de lado as pessoas que mais iriam contribuir para que isso acontecesse, seus funcionários. A falta de informações e de treinamento deixara-os desmotivados. O treinamento é um investimento necessário que traz benefícios para ambas as partes. Gera aumento da produtividade, redução de acidentes de trabalho, redução de custos, melhoria no clima organizacional, aumento da motivação, qualidade e perfeição nos processos.

É de suma importante o investimento e a valorização dos funcionários. Sabe-se que são as pessoas que fazem a empresa brilhar, são as pessoas que fazem o planejamento ser bem sucedido. São as pessoas, as equipes, os líderes. De acordo com Dutra (2002) o conceito de gestão de pessoas: “(...) a gestão de pessoas deve ser integrada, e o conjunto de políticas e práticas que a formam deve, a um só tempo, atender aos interesses e expectativas da empresa e das pessoas. Somente dessa maneira será possível dar sustentação a uma relação produtiva entre ambas. A conciliação de expectativas está relacionada ao compartilhamento de responsabilidades entre a empresa e a pessoa. À empresa cabe o papel de estimular e dar o suporte necessário para que as pessoas possam entregar o que têm de melhor, ao mesmo tempo em que recebem o que a organização tem de melhor a oferecer-lhes”.

3- Você citaria algum documento, apresentaria algum tipo de dados para fundamentar o seu argumento e Diagnóstico?

Para fundamentar a real condição do buffet serão necessários documentos administrativos e documentos internos que comprovem a verdadeira situação da empresa. E, o mais importante serão os relatórios de atividades e relatos de funcionários através de reuniões e feedbacks que mostrassem o clima organizacional da empresa.

4 - Que proposta de intervenção você poderia sugerir, para tratar a causa do problema identificado?

Contratar uma equipe de consultoria interna, elaborar um planejamento estratégico e colocar em prática os planos de ação. Dar acessibilidade as informações sobre as mudanças ocorridas devido o crescimento e expansão da empresa, é de fundamental importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com