TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Banco Sem Fins Lucrativos

Trabalho Universitário: Estudo De Caso - Banco Sem Fins Lucrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  7.473 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de caso: Um banco sem fins lucrativos

1-Em sua opinião, o conceito de competitividade se aplica ao Banco do Povo? E de forma geral, às instituições sem finalidade lucrativa? Se sim ou não, por quê?

Entende-se que competitividade é a idéia de desempenho que envolve a comparação entre os objetivos e resultados, e a empresa que consegue transformar grande número de pessoas em clientes, obter lucro e sobreviver. O conceito se aplica tanto ao Banco do Povo quanto as instituições sem finalidade lucrativa, apesar do título sem fins lucrativos sugerir que o Banco do povo seja uma entidade que não gera lucro, esta, conta com certo capital para empréstimo, assim é cobrada uma taxa de juros em cima dos valores emprestados, para cobrir os custos operacionais e pagamento de funcionários, aumentar cada vez mais seu capital em busca de novos investimentos. E com taxas de juros menores o banco cria uma ambiente de competitividade com bancos de categoria privada que aplicam taxas mais altas de juro. Tem o objetivo de emprestar pequenos montantes, a juros baixos, a pessoas pobres para que elas possam ter a possibilidade de novos empreendimentos, gerar capital de giro, aprimorar ou investir em novas atividades de geração de renda, Com isso o Banco chegou a média 98% de empréstimos bem sucedidos e a taxa de inadimplência zero.

2- Se você acha que o conceito de competitividade se aplica, quais critérios, entre os apontados neste capitulo, podem ser utilizados na avaliação de desempenho do Banco do Povo?

Para avaliar o desempenho do Bando do povo deve-se verificar:

- Satisfação dos clientes: os indicadores da satisfação dos clientes, o Banco do Povo conseguiu alcançar fidelização e ganho de novos clientes, facilidade de acesso aos serviços de crédito sem muita burocracia, apenas consulta-se as instituições de proteção ao crédito, de clientes, atendimento de reclamações.

-Satisfação dos acionistas: Por meio de lucro, retorno sobre o investimento ou ganhos por ação, controle do orçamento, participação no mercado, crescimento nos negócios, conquista de novos mercados e lançamento de novos serviços

-Aprendizagem organizacional: treinamentos para os agentes de crédito, aprender com os erros, delegação de autoridade e poder de decisão para os funcionários.

-Desempenho eficaz como negócio: Quando se compara, os objetivos (desempenho esperado) e resultados (desempenho realizado) observamos que o Banco do Povo, conseguiu ser eficaz nos negócios.

-Qualidade dos serviços: Quando o serviço certo, que atende as necessidades específicas é oferecido ao cliente de baixa renda do banco do Povo.

3-Considere alguns índices de desempenho financeiro usados por bancos comerciais, como lucro liquido por funcionários e retorno sobre o patrimônio liquido. Em sua opinião, esses índices se aplicam ao Banco do Povo?

Os índices de desempenho financeiro, acima citados se aplicam ao Banco do Povo, pois o lucro líquido por funcionário é o lucro do exercício dividido pelo número de funcionários da empresa, mesmo que com taxas de juros inferiores, é gerado algum tipo de ganho. O retorno sobre o patrimônio líquido,é uma das principais medidas de rentabilidade dos Bancos e está diretamente relacionado com os interesses dos investidores, mede diretamente o retorno sobre o investimento dos acionistas,representa a taxa de retorno da empresa,atribuída a sua capacidade geradora de resultados,independentemente de sua estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com