TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da segurança

Por:   •  21/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Introdução ao Estudo da Segurança Pública

Curso: Segurança Pública

Professor: Márcia Cristiane Nunes Scardueli

Nome do aluno: José Everton Mendes de Lima

Data: 10/02/2012

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O início do século XX é o cenário em que impera nas organizações de segurança pública, principalmente nas polícias, o modelo que depois passaria para a história denominado de polícia política (...) a fase denominada de polícia política foi substituída por volta de 1910 pelo que ficou conhecida como fase profissional. Com base nesta afirmação descreva quais as mudanças promovidas pelo período denominado de reforma e em que estas têm influenciado em nossos dias nas ações de segurança pública? (2,0 pontos)

A primeira resultou numa estruturação organizacional dos órgãos de policia, orientada pelos princípios da burocracia. Esses procedimentos alem de organizar a execução do serviço de segurança publica feita pelos policias, ainda diminuiu a influencia política, antes muito marcante e com efeitos tão nocivos para os profissionais de segurança.

A outra grande frente da reforma foi concentrada sobre a capacitação técnico profissional dos agentes de segurança, de maneira inédita ate então, uma detalhada descrição da estrutura organizacional de um departamento de policia e uma pormenorizada explicação de como o policial deve agir para fazer segurança publica.

Esta fase que hoje ainda exerce influencia no pensar e agir da segurança publica dos países ocidentais, ocorreu no erro de estabelecer que o profissionalismo policial implicava atuar exclusivamente nos locais de pratica de crime e violência. Todas as demais necessidades que porventura pudessem ter os envolvidos na ocorrência poderiam ser de qualquer outro órgão publico menos da policia, que já tinham feitos seu trabalho combatendo o criminoso e que por isso, deveria se retirar do local mesmo deixando cidadãos desassistidos para trás.

 

2. O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)

    Bem, posso dizer que ordem pública é a situação em que nos brasileiros vivemos (estado de legalidade normal), em que as autoridades exercem seus princípios e atribuições e os cidadãos respeitam e acatam. Se não existisse a ordem pública, seria impossível o estado funcionar. Para que possamos desenvolver atividades com o máximo de produtividade é necessário a ordem pública. O policiamento que é feito pela Polícia Militar não é por acaso, (policiamento ostensivo) sua finalidade é manutenir e inibir a ação de vândalos criminosos. Fazendo assim, a manutenção da ordem pública.

3. Destaque as escolas de polícia e comente uma delas descrevendo uma situação que possa exemplificá-la. (2,0 pontos)

    Escola Anglo-Saxônica e Escola Oriental.

    O foco da escola Anglo-Saxônica é a identificação da autoria do crime para punir o criminoso. Essa escola (Anglo-Saxônica) tenta se especializar em investigação criminal e assim combater o crime organizado (quero dizer, criminoso),falando um pouco mais, busca punir com rigor que tenha cometido uma inflação a legislação vigente.

4. Descreva a atuação do Ministério Público e da Magistratura no Ciclo de Persecução Criminal. (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (309.3 Kb)   docx (407.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com