TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio De Pedagogia

Artigo: Estágio De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O estagio supervisionado I em docência nos anos iniciais e no ensino fundamental I, foi realizado na escola Antônio Cícero Alves Costa, no período de 15 de agosto a 04 de setembro de 2013.

Acompanhou-me no estágio, a coordenadora Gizele Rodrigues. A nossa observação em sala de aula, nos levará a refletir como será o nosso dia a dia como futura professora. Enquanto estudamos as teorias, não temos a ideia do que é estar à frente de uma turma de alunos, pôr menor ou maior que seja, de como seremos responsáveis pela mediação do conhecimento das crianças e a satisfação por fazer desses alunos, futuros cidadãos de bem.

Portanto é no estágio prático, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer a sua profissão com êxito. O estágio também nos proporciona a oportunidade de vivenciar na prática, o aprendizado teórico que adquirimos ao longo do curso. É nessa hora que se coloca em prática o conhecimento adquirido e reflete-se sobre o que e como melhorar.

Portanto, nosso objetivo é constante processo de aperfeiçoamento.

Segundo Paulo Freire apud Weduschat (2007, p.51).

Queremos dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende.

[...] O fato, porém, de que ensinar ensina o ensinam-te a ensinar certo conteúdo não deve significar, de que modo, o ensinam-te se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo.

[...] A responsabilidade da ética, política e profissional do ensinam-te lhe coloca o dever de se preparar, capacitar e se formar antes mesmo de iniciar a sua vida docente.

Relatório de observação /Co-Regência.

Este relatório tem como finalidade complementar parte da disciplina do estágio supervisionado I para a conclusão do curso de licenciatura em pedagogia, descrevendo sobre atitudes e procedimentos usados pelos educadores na relação de ensino/aprendizagem, exposição das aulas entre outros pontos.

No período de observação, foi possível avaliar as estratégias e práticas do professor em sala e as atitudes dos alunos diante das ações desenvolvidas.

Observei que nem todas as professoras têm o domínio de turma ou consegue conduzir a turma com organização e firmeza, favorecendo assim atividades que possam concretizar o aprendizado.

As professoras regentes das etapas I e II utilizam de conteúdos vivenciados no cotidiano das crianças, os planos de aula delas, são bem diretos, sem aula com êxito e às vezes utilizam se sua criatividade para chamar a atenção dos alunos.

Nota-se também, bastante comprometimento e esforço em relação às grandes resistências encontradas por parte dos alunos, onde também existem problemas e atritos entre eles.

Durante o período de observação, tive a oportunidade de colocar em prática, teorias em relação à disciplina de Práticas Pedagógicas na qual conheci como diz Gadotti (2000), que os agentes educacionais e a escola de uma maneira geral, vêm refletidos principalmente nas ações de seus alunos e na materialização destas no contexto as professoras com os alunos, ajudando organizar a fila, manter a ordem, passar e corrigir atividades. A experiência foi gratificante e de grande valia para minhas vivencias futuras.

A conduta de um profissional na área da educação deve ser concreta e absolutamente voltada para o ensino/aprendizagem, centrada com muita definição em meio aos seus alunos para que venha ter um desenvolvimento mais amplo.

Relatório de observação /Co-Regência

Em meio às observações das séries primárias do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), pude analisar o desenvolvimento bem aprimorado e outros menos desenvolvidos diante das explicações ministradas pelos professores regentes. Contudo, alguns professores têm um ótimo desempenho em sua profissão, enquanto outros se limitam a ensinar apenas o básico da matéria sem se preocupar com o conhecimento mais amplo que os alunos podem adquirir.

Alguns professores se comportam de acordo com um profissional pedagogo podendo assim, ter influência mais formal diante dos alunos, podendo fazer que os mesmos tenham um aprendizado mais evolutivo, outros já têm menos compatibilidade de ter uma boa estrutura que difere da boa conduta de um professor pedagogo.

Realizei atividades de observação em salas do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), onde pude também, participar juntamente com algumas professoras regentes, principalmente nos 1° e 2º ano, começando com a formação de fila no pátio e oração diária, feita pela professora sempre antes de começar a aula.

Atividades em salas são bastante tranquilas e produtivas, observei diferença notável quanto ao trabalho dos professores de uma sala para outra. Nestas séries, os professores tem a chance de produzirem mais com os alunos, montando grupos de socialização, trabalhos em grupo, além das atividades individuais. É claro que o material disponibilizado pelo município é bem escasso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com