TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Pedagogia

Casos: Estágio Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  3.874 Palavras (16 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 16

1.INTRODUÇÃO

Este Relatório teve como objetivo analisar a importância da gestão no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino. Mostrar a sociedade, a importância de acolher pessoas com necessidades especiais e conscientizá-los de que as mesmas têm o direito de igualdade .

Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.

Esse estágio se justifica pelo fato de oferecer uma contribuição para melhor entendimento do que venha a ser a gestão no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino, não só para alunos e professores e familiares, mas para toda a comunidade.

Meu objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educados, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe.

Sabe-se que para que a inclusão aconteça, é necessária a implantação de equipe no trabalho de gestão escolar, estabelecendo uma parceria de trabalho entre professores, pais e alunos, o trabalho em equipe contribui para melhoria da gestão, pois as tarefas não ficam apenas sob a responsabilidade da direção da escola. A contribuição de todos, é caracterizada como Gestão Democrática.

A construção do presente relatório é importante para a nossa prática como futuros professores de uma escola inclusiva.

Refletiremos sobre o processo educativo na perspectiva da inclusão, como também identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas especiais.

2 ANÁLISE DO ESTÁGIO

2.1 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

O Projeto Político Pedagógico é elaborado de acordo com a LDB e Leis Municipais, visando a formação integral de todos os Educandos, desde a Educação Infantil com o educar-cuidar até a Educação de Jovens e Adultos.

Os educandos são estimulados a exercitar suas capacidades, fazer descobertas e iniciar-se no processo de letramento de forma lúdica, com atividades simples, dinâmicas e prazerosas, levando os mesmos ao interesse em realizar as atividades e jogos propostos.

Tanto as direções quanto educadores estão atentas em busca de novas idéias e materiais para aplicação no trabalho em sala de aula com intuito de criar um ambiente de descontração e interação entre todas as crianças.

2.2 METODOLOGIA UTILIZADA

A gestão democrática conduzida e coordenada pelo gestor é sustentada por um projeto pedagógico elaborado e executado por todos os envolvidos na comunidade escolar. Esse processo deve fundamentar nos princípios que garantam igualdade e participação, de forma a incentivar e assegurar a mobilização, a participação de todos e de cada um dos envolvidos, para possibilitar a expressão de suas idéias e sua discussão, consideradas no momento da decisão coletiva.

A escola procura realizar atividades lúdicas, livres e dirigidas como: jogos, brincadeiras, músicas, cantos, teatros, danças, recreação.

2.3 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA EM QUE O ESTÁGIO FOI REALIZADO

O estágio está sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major João Antonio Marquês, localizada na Rua Pedro yginio da Silveira, no bairro centro na cidade de Xangri-Lá – RS, CEP 95588-000, FONE 51/ 3689-49-82. Lei de criação número 1460/74 portaria, autorização e reorganização funcionamento número 97328, CEED / 430/86.

A escola funciona em dois turnos (manhã e tarde), a modalidade de ensino ofertada é o ensino fundamental e o regime de trabalho é hora aula.

A equipe pedagógico-administrativa é composta de: Equipe diretiva: como diretora, vice-diretora. Equipe pedagógico-administrativa: supervisora, orientadora, bibliotecário, secretária, psicóloga, auxiliar de disciplina. Onde a equipe diretiva da escola tem o dever de zelar pelo cumprimento das normas por partes de todos os funcionários e administrar os recursos financeiros, materiais e humanos da escola o serviço de supervisão acompanha e orienta todos os projetos e atividades da escola.

A escola foi fundada em 1950, onde funcionava numa casa de madeira que a prefeitura de Osório construiu. Naquela época, o bairro era formado só de campos e a escola ali funcionava.

Tem como missão educar usando sempre o exemplo acima da palavra, vendo-se como parte de um todo, desenvolvendo valores éticos e morais, através da cooperação e do diálogo. Essa missão concretizar-se-á na medida em que os envolvidos no processo educativo tiverem seus direitos respeitados e cumpridos.

O espaço físico da escola é de 1.752m quadrados, sendo que a área construída é de 1.034,46m quadrados, distribuídos em três pavilhões. O espaço térreo tem 779,93m quadrados e o superior 254,53m quadrados. A escola tem um pátio bem amplo para atividades livres como educação física, um grande ginásio onde é feito atividades em dias de chuva e suas festividades. Dentro da área construída há 29 salas de aula, e 14 salas alternativas.

A filosofia da escola é contribuir para a formação de um educando responsável, comprometido, crítico e consciente de seus direitos e deveres como cidadão, o regimento escolar possui uma proposta política pedagógica elaborada em conjunto com a comunidade escolar, equipes diretivas e profissionais da educação, tratam das propostas e metodologias a serem utilizadas para o beneficio de seus alunos e que estão em conformidades com os pareceres, regulamentações e leis da educação, promovendo a formação de valores e conseqüente autonomia, possibilitando a construção de uma sociedade justa e solidária. Na escola observada os profissionais que trabalham na escola são todos vinculados ao município por meio de concurso publico regimento suplementar ou contrato emergencial. Sempre que possível seus profissionais recebem cursos de formação continuada.

2.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com