TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado De Ensino Fundamental

Trabalho Universitário: Estágio Supervisionado De Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  4.336 Palavras (18 Páginas)  •  1.963 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA-FAEL

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE ROLIM DE MOURA/RO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

JAQUELINE CHAVES POGORECKI

LILIAN REGINA DE SOUZA ANDRADE

ROLIM DE MOURA/RO, JUNHO DE 2014

JAQUELINE CHAVES POGORECKI

LILIAN REGINA DE SOUZA ANDRADE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio Supervisionado do V período curso de Pedagogia da Fael em uma escola de educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sob orientação das professoras: Maristela Cristina Metz e Ana Cristina Gipiela Pimenta

ROLIM DE MOURA/RO, JUNHO DE 2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.....................................................................................04

2-DESENVOLVIMENTO..........................................................................05

2.1-CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO...........................................05

2.2-OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE INCLUSIVA.................................06

2.3-AÇÕES DE APOIO AO PROFESSOR..............................................07

2.4-DOCÊNCIA........................................................................................08

2.5-INTERVENÇÕES COM JOGOS E BRINCADEIRAS.......................12

3-CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................14

4-REFERÊNCIA......................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

Este relatório é sobre o estágio supervisionado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dina Sfat, que esta localizada na Rua das Violetas, número 6829, no Bairro Bom Jardim da cidade de Rolim de Moura. A escola oferece como contato o e-mail: dina.sfat@hotmail.com. Este estágio foi realizado com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental “B”, que constava com 13 alunos em sala. Anos Iniciais do Ensino Fundamental envolve crianças dos 6 aos 10 anos aproximadamente.

O objetivo desse relatório é obter um maior conhecimento, sobre a formação do professor, seus conhecimentos e suas aplicações em sala, além de participar de todos os processos de ensino-aprendizagem na direção do caminho para uma reflexão da realidade escolar, as relações entre professores e alunos que constroem para a formação do ser humano. Este estágio nos possibilita a compreensão da relação que existe entre teoria e prática, permitindo que possamos conhecer uma escola e uma sala de aula, no que diz respeito a sua organização, ao comportamento dos alunos e como são desenvolvidas as atividades docentes, vivenciando a práxis.

A compreensão deste estágio é a de estar á frente de uma sala de aula criando oportunidades para exercitar a prática profissional tendo por princípio o objetivo de proporcionar aos acadêmicos uma integração para confrontar a teoria e a prática.Esse relatório tem como finalidade fazer um relato de uma experiência e a descrição dos momentos vivenciados no primeiro ano do ensino fundamental, na escola Dina Sfat. Neste estágio se fez necessário que os acadêmicos passassem por etapas de observar, planejar, executar e avaliar situações pedagógicas e educativas. Onde se obteve oportunidades de demonstrar sua criatividade, inspiração, independência, saber lidar com crianças e ter autoridade, proporcionando-lhes, um conhecer da realidade de sua futura profissão.A carga horária compreendida pelo estágio supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental é de 1oo horas que foram divididas na apresentação, caracterização da instituição, observação participante, ações de ações de apoio ao professor, docência e intervenções com jogos e brincadeiras.

“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferente.” (Paulo Freire)

2. DESENVOLVIMENTO

2.1-Caracterização da Instituição

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino fundamental Dina Sfat, localiza-se em uma região periférica da cidade na Rua das Violetas Nº 6829, no Bairro Bom Jardim, na cidade de Rolim de Moura/RO CEP 76940-000, criada pela Lei nº 937/00 CNPJ: 02153380/0001-, e-mail: dina.saft@hotmail.com o horário de funcionamento da escola no período matutino é das 07h00min às 11h00min, e no vespertino 13h00min às 17h00min. Neste ano de 2014 a escola atende 240 estudantes distribuídos na sala da seguinte forma: PRÉ-I 23 alunos, PRÉ-II 28, 1º ano 20 alunos, 2º ano 22 alunos, 3º ano 25 alunos, 4º ano 28 alunos, 5º ano 23 alunos, 6º ano 31 alunos, 7º ano 20 alunos e 9º 20 alunos.

A instituição é composta de 07 salas de aulas com piso em cerâmica de cor clara tem capacidade de 20 a 25 alunos, todas em alvenaria distribuídas em 3 pavilhões; O pátio é coberto composto por dois quadros murais com pé, um mural de parede, 02 bebedouro revestido com cerâmica com quatro torneiras, dois bancos de cimento, duas mesas grande, seis bancos, duas mesinhas, quatro lixeiras plásticas coloridas, um estacionamento p/ bicicleta. Sala dos professores possui 1 computador, 3 mesas grandes 10 cadeiras, 2 armários 1 estante, 1 bebedouro, 1 quadro, ventilador danificado e um ar condicionado que não funciona. Sala de coordenação pedagógica contém 1 computador 1 escrivaninha, um ventilador de teto, três cadeiras e um armário de aço. A sala da direção é bem pequena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com