TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  27/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  1.283 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MARIA CAUDINETE OLIVEIRA RA:

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL II

GOIÂNIA - GOIÁS

2015

[pic 2]

Maria Caudinete Oliveira RA: 396949

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Ensino Fundamental II. 

GOINIA - GOIÁS

2015

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno .............................................................................. I

Introdução ................................................................................................................. II

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Ensino Fundamental II..............................................................................................................II

1 _ Observação e Interação na Escola ..................................................................... III

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola...VI

3 – Plano de Aula ...................................................................................................... V

4 – Regência.............................................................................................................. VI

 Considerações Finais ............................................................................................VII

Referências Bibliográficas ....................................................................................VIII

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário: Maria Caudinete Oliveira

RA: 396949

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2015

Início do estágio: 21/04/2015

Término do Estágio: 18/05/2015

INTRODUÇÃO

Este relatório foi produzido a partir da pratica do estágio supervisionado em educação do Ensino Fundamental II, na Escola Infantil CIA DO SABER, e tem como objetivo a adequação e o ganho de experiência do futuro professor.

Os seguintes dados representam informações do estabelecimento em que o estágio supervisionado do ensino fundamental, foi realizado com alunos do 4º ano.

A escola Cia do Saber situa-se na Rua FL- 46 Q.03 Nº.47, setor Parque das Flores. Essa instituição de Ensino proporciona um ensino de qualidade, que permite o desenvolvimento do caráter, de uma filosofia que prioriza a valorização e identificação do ser humano enquanto sujeito de si e da sociedade.

Apresento neste trabalho o relato das observações e das regências realizadas na sala de aula com criança do 4º ano do ensino fundamental do turno vespertino.

Foi observado o ambiente físico da instituição, com intuito de planejar e preparar as aulas que foram ministradas no período de regência na escola. Nesse estágio de observação, com base nos estudos teóricos adquirido no curso de pedagogia, pude observar na prática em sala os momentos de ensino aprendizagem. Fui bem recebida pela diretora Sra. Helenice Conceição de Oliveira Camargo, que também exerce o cargo de coordenadora pedagógica, que me encaminhou para a sala onde eu realizaria o estágio. Ao adentrar na sala, observei todo o ambiente do qual iria realizar o estágio supervisionado, viabilizando também o início de um planejamento.

A conservação da escola chama a atenção, pois mesmo com tantas crianças pode ser notada a pintura recente em todas as dependências. No seu interior contem sete salas amplas, arejadas e bem iluminadas com mobiliário necessário para sua utilização. Conta também com uma biblioteca e um brinquedoteca com vários livros de histórias infantis e de pesquisas, revistas, jornais, gibis e também uma piscina utilizada em aula de recreação. O refeitório é amplo, com mobiliários adequados para o atendimento.

A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9394/96) faz com que o Estágio supervisionado seja uma exigência. É necessária a formação do profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho.

DESENVOLVIMENTO

  1. OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO:

Identificação da escola: Escola Infantil CIA DO SABER

Nome do Professor: Karla

Série: 4º ano do Ensino Fundamental

Foi iniciado o estágio na escola Infantil Jardim CIA DO SABER no dia 25 de abril de 2015, com o agrupamento escolar do 4º ano, e assim detectado a seguinte rotina:

Ao chegar à escola os alunos são organizados em filas de acordo com as séries, rezam diariamente e cantam antes de irem para as suas respectivas salas. A sala é ampla e arejada, a turma é composta por quinze alunos com faixa etária de sete anos que se dividem em sete meninos e oito meninas. Todos são organizados enfileirados e em algumas ocasiões é feito um círculo.

Na mesma sala há um cantinho de leitura, onde os alunos podem escolher um livro e ler ou interpretar as histórias uns para os outros. A realização do recreio e das brincadeiras é feito no pátio, onde também tem uma piscina utilizada para os banhos conforme os agendamentos das turmas.

A regente tem uma comunicação aberta com os pais e os conflitos são sempre solucionados, quando há necessidade a coordenação pedagógica faz uma intervenção.  

Assim sendo, o professor é um incentivador, que estimula a cooperação entre os alunos e instiga sua curiosidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (189.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com