TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.061 Palavras (13 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANA PAULA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

JUNDIAÍ–SÃO PAULO

2014

[pic 2]

ANA PAULA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental II

JUNDIAÍ–SÃO PAULO

2014

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental II

1 – Observação e Interação na Escola......................................................................07

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................10

3 – Plano de Aula.......................................................................................................12

4 – Regência..............................................................................................................17

Considerações Finais..............................................................................................24

Referências Bibliográficas......................................................................................25


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: ANA PAULA ONORATO ATANAZIO

RA: 4336824757

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2014

Início do estágio: 08/ 09 /2014

Término do Estágio: 12 /09 /2014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: COLÉGIO ANTONI GAUDÍ

Endereço: RUA DOM GABRIEL PAULINO BUENO COUTO

Telefone: 4525- 0763

Responsável: ADRIANA CAVALHEIRO

I – INTRODUÇÃO


A introdução do Ensino Fundamental de 9 ano no contexto educacional brasileiro é recente. Desde 2006 o Ensino fundamental que era de 8 anos passa a ser de 9 ano e o prazo para adequação das escolas foi o ano de 2010. Desde então o ensino fundamental passou a ser dividido da seguinte forma: os anos iniciais do 1° ao 5° ano, sendo que a criança seria matriculada aos 6 anos de idade e os anos finais que compreende do 6° ao 9°ano.

O Ensino Fundamental tem uma base curricular comum, que deve ser complementada por cada sistema de ensino, respeitando as características regionais e sociais obedecendo as seguintes diretrizes:

I - a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;

II - consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;

III - orientação para o trabalho;

IV - promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais. (LDB - Redação dada pela lei N° 9.394, de 1996, p. 10)

Fica especificado na Lei de Diretrizes e Bases que a criança tem direito a vaga na escola pública de Ensino Fundamental e o poder público tem o dever de garantir essa vaga, e os pais por sua vez tem o dever de matricular seus filhos menores.

A lei n° 10.172, de 09 de janeiro de 2011 do Plano Nacional de Educação (PNE) defende que o Ensino fundamental de 9 anos proporciona maior oportunidade de aprendizagem e como conseqüência assegura, ao final do ciclo do Ensino Fundamental, maior nível de escolaridade.

Pode-se afirmar que o ensino fundamental no Brasil já está universalizado, porém mais do que isso devemos garantir também as nossas crianças um ensino de qualidade e a garantia de permanência para que concluam o ensino Fundamental. Ao ampliar o Ensino fundamental, mesmo que em apenas um ano, aumentou também a responsabilidade de pais e educadores para que ocorra redução nos índices de evasão e repetência escolar.

Apesar de todos os avanços dados pela legislação e do reconhecimento da infância como período de muita importância para o desenvolvimento pleno do indivíduo, ainda precisamos questionar se estamos oferecendo educação de qualidade para que nossas crianças possam exercer a cidadania de forma consciente. As crianças necessitam de uma infância de direitos. Direito a uma vida digna e uma família acolhedora, moradia e alimentação. Também é seu direito ter uma educação de qualidade e de viver sua infância com plenitude. Para tanto é necessário que as instituições sejam capazes de atender as crianças em todas as suas especificidades e garantir a elas respeito às diferentes linguagens. É importante que a instituição esteja preparada para contribuir com o desenvolvimento intelectual, físico, social e psíquico da criança, pois o compromisso escolar é o desenvolver a criança de forma com que ela possa se posicionar historicamente e socialmente; que seja capaz de criar e descobrir novos saberes.

Para tanto precisamos defender uma instituição que respeite os direitos das crianças e colabore para a formação do professor; que seu espaço seja adequado e rico em estímulos, e que contribua para novos estímulos e saberes; e principalmente que tenha espaços voltados à brincadeira.

Este trabalho tem por finalidade relatar os fatos vivenciados durante o Estágio no Ensino Fundamental em uma turma de 5º ano, em um colégio de classe média∕ alta, localizado no município de Jundiaí SP, na oportunidade então de expor a vivência e experiência adquirida nesse período, e dos conhecimentos obtidos sobre a educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com