TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 Tga

Monografias: Etapa 1 Tga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

As teorias da Administração tiveram inicio na área do conhecimento que foi marcado pela publicação de resultados de estudos de Taylor, no início do século XX, a partir deste dai, uma evolução começou a crescer, assim acompanhando a própria evolução social, afinal, a organização é um elemento social que tem como objetivo, satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes na sociedade.

O propósito do relatório é o principal estudo dos antecedentes históricos e sociais, com base no período anterior do surgimento das teorias da administração a partir do estudos dos filósofos, da igreja, das organizações militares, dos economistas liberais, dos pioneiros e empreendedores, e também o estudo da revolução industrial como fator que determinou o surgimento das teorias da administração, assim como as características que foram marcadas dos precursores da administração Taylor e Fayol nas teorias por eles propostas.

DESENVOLVIMENTO:

(Etapa 1 )

A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhora resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar. A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial:

1-) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;

2-) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas (Habilidades adquiridas por meio da experiência e educação ), Humanas (Capacidade de cada um em lidar com pessoas ) e Conceituais ( Conhecimento da organização como um todo e ajustamento do comportamento de suas partes. )

No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.

Conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Surge aí, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela. Em 1911, Taylor publicou um livro considerado como a bíblia dos organizadores do trabalho: PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA.

Paralelo aos estudos de TAYLOR, HENRI FAYOL que era francês, defendia princípios semelhantes naEuropa, baseado em sua experiência na alta administração. O atraso na difusão generalizada das idéias de FAYOL fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios, conhecidos como os fundamentos da TEORIA CLASSICA.

Traçando um paralelo entre a ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA ,de TAYLOR e a ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA de FAYOL conclui-se que:

-Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização.

Provando o avanço revolucionário que a Ciência Administrativa alcançou e para acompanhar as rápidas mudanças atuais, todas essas teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral.

Entre os antecedentes históricos da administração podemos citar :

Influência dos Pioneiros e Empreendedores;

Influência dos Filósofos;

Influência da Organização Militar;

Influência dos Economistas Liberais;

Influência da Igreja Católica;

Influência da Revolução Industrial.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Os fatores impulsionaram toda a busca pelas bases científicas que melhorariam a prática empresarial e daria espaço para o surgimento da teoria administrativa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

PLT (teoria geral da administração) 755

CHIAVENATO, Idalberto. princípios de administração.Elsevier, 2006.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »