TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA ETAPA 4

Pesquisas Acadêmicas: TGA ETAPA 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O objetivo do nosso trabalho é enfatizar as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração com base nas pesquisas realizadas sobre as teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência.

INTRODUÇÃO

Toda organização, seja ela industrial ou prestadora de serviços, precisa ser administrada para alcançar seus objetivos com a maior eficiência e economia de recursos, por estarem em constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, com a adoção de novas ideias a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações.

As tarefa de administrar se aplica a qualquer tipo ou tamanho de organização, que deixaram de ser vistas como conjuntos integrados de recursos para serem considerados detentores de competências sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas em qualquer oportunidade com a era da informação, que trouxe novos desafios e abordagens à Teoria Geral da Administração.

A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e com um retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social. Portanto pode se dizer que a Habilidade Humana, refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum, na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas, por isso em qualquer forma de associação humana, só existe um talento capaz de transformar propostas em fatos concretos, países e regiões subdesenvolvidas em sociedades afluentes, ideais de liberdade, em instituições permanentes: o talento de natureza empreendedora e gerencial próprio do administrador. A administração é uma habilidade que foi adquirida após séculos de evolução, pela imperiosa necessidade de organização que afeta aos homens de negócios.

DESENVOLVIMENTO

A Administração surgiu aproximadamente há 5.000 a.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar. No entanto a moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial que foi o crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientificam capaz de substituir o empirismo e a improvisação, e a necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

A importância das teorias administrativas foram reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequência da Revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala. Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, adotavam normas próprias de acordo com as necessidades. No século XVII, as tendências Mercantilista haviam iniciados sendo impulsionada pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor criando uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época .

Frederick W. Taylor, engenheiro americano, que apresentou os princípios da administração cientifica e o estudo da administração como ciência, transformando-a em teoria. Sua preocupação básica era o aumento da produtividade e da eficiência a nível operacional através da racionalização do trabalho operário através do estudo dos tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. A forma priorizada por Taylor para obter a colaboração dos operários foi o apelo aos planos de incentivos salariais e de prêmios de produção com base no tempo-padrão. Surgem aí, também as relações humanas, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela. As características e mudanças nessa época foram bem marcantes, principalmente de Taylor, estas evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgi às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.

Para Taylor, se os trabalhadores e a administração pudessem cooperar, haveria uma melhoria na sociedade e nas condições de trabalho. E que essa iniciativa só poderia advir de um cientista da administração, um novo tipo de líder industrial, seguindo esse pensamento ele introduziu os quatro princípios fundamentais da Administração Científica:

Com todas as práticas, experiências, estudos e teorias, Taylor descobriu que a "ciência" consistia em, primeiro escolher o homem apropriado para a tarefa, e segundo, obrigá-lo a descansar a intervalos que se havia descoberto serem os mais eficientes.

Paralelamente aos estudos de Taylor, HENRI FAYOL defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração, ele tinha sua teoria clássica, voltada para a estrutura organizacional.

Fayol com sua teoria funcionalista baseia-se em leis ou princípios, sendo que sua maior contribuição para a administração geral são as funções administrativas:

✓ Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

✓ Organizar: constituir o duplo organismo da empresa, material e social.

✓ Comandar: dirigir e orientar o pessoal

✓ Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.

✓ Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Fayol refletiu sobre sua própria experiência como gerente e identificou diversas técnicas ou métodos administrativos que havia aplicado e que, em sua opinião, haviam fortalecido o corpo organizacional. Preocupou-se em definir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com